O VALE E A CACHOEIRA DO AMARGOSO - ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BOM CONSELHO/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 24 de abril de 2020

O VALE E A CACHOEIRA DO AMARGOSO - ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BOM CONSELHO/PE

Vale do Amargoso, zona rural de Bom Conselho/Pernambuco
Durante nossa trilha rumo a cachoeira do Amargoso, encontramos essa caranguejeira passeando por um varedo. Quer saber se matamos? Lógico que não! Ela estava no seu habitat. 
Os acidentes com aranhas caranguejeiras não são considerados graves. 
Apesar de possuir veneno, este não apresenta complicações ao homem. Porém, a picada é bastante dolorosa. Geralmente, os acidentes estão relacionados com os pelos urticantes das caranguejeiras.

Pelo vale do Amargoso você pode encontrar outros animais vertebrados. A mata fechada por juremas e outras espécies arbustivas da caatinga, é o lugar ideal para reprodução da fauna.

Esse vale fica na região sul do município de Bom Conselho, há poucos metros da divisa com o estado de Alagoas. Nessa região é fácil encontrar vários tipos de fruteiras, tipo, jaqueiras, mangueiras, pitombeiras, bananeiras...

A serra do Amargoso é uma das três existentes paralelamente até chegar ao Vale do Salgadinho, que fica no lado oposto. Alguns tipos de serpentes já foram encontradas, inclusive, atacando o gado que pasta nos arredores.

A cachoeira do Amargoso é formada por um paredão rochoso granítico cortado pela correnteza o ano todo. O volume maior d'água acontece justamente no período de chuvas. Essa cachoeira é umas cinco existentes no município.

Para chegar a cachoeira do Amargoso é preciso aventurar-se por roçados e mata fechada. Descer os 900 metros de altitude é outro momento de pura adrenalina. Seguir por um varedo em zig zag, torna-se menos doloroso, tanto para subir ou descer.

Seguindo pelo riacho do Amargoso, você encontra outras formações rochosas que se transformam em quedas livres d'água. Quando chove na região do distrito de Lagoa de São José, onde tem vários riachos, logo transforma a cachoeira num riacho devido o crescimento da correnteza.

Nenhum comentário: