4 de agosto de 2019

PASSEIO CICLISTICO DE BOM CONSELHO PASSARÁ PELA CAVERNA DOS HOLANDESES

Já estão abertas as inscrições para a maior trilha ciclística do agreste meridional de Pernambuco que vai acontecer no próximo mês de setembro. Ciclistas de várias partes de Nordeste já estão se escrevendo.

Para esse ano, na rota do passeio ciclístico está uma das paradas para tirar fotos e conhecer o local que é a Caverna dos Holandeses. 
O trilheiro e organizador do evento, Ilton, já está providenciando toda a infraestrutura para os trilheiros. Para mais informações chame pelo whatsApp (87) 9 8172-0320.

AS RIQUEZAS NATURAIS DO NOSSO NORDESTE DESCOBERTAS PELO BLOG DO POETA

Temos viajado pelo estado de Pernambuco, é no agreste meridional que já descobrimos lugares interessantes que são verdadeiros pontos turísticos. Na imagem acima, registra minha visita ao Caldeirão do Urubu, onde há um grande lajeiro, em cima, várias rochas com suas geoformas, como por exemplo, a rocha que tem duas geoformas. De um lado, imagina-se que seja uma tartaruga, por outro lado, uma concha.
Nas minhas pesquisas sobre a nascente e foz do rio Ipanema, há um ano atrás, localizamos no leito do rio vários tipos de rochas e uma situação geográfica privilegiada.

Para quem vai conhecer a cidade histórica de Piranhas, no sertão de Alagoas e deseja subir os degraus para chegar ao marco dos 500 anos de descobrimento do Brasil, pode parar nesse ponto para da uma respirada e recuperar o fôlego, já que são pouco mais de 200 degraus para subir. A cidade foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, a única tombada no semiárido nordestino. 

São pouco mais de 20 mil habitantes distribuídos entre casinhas coloridas, mirantes e um rio 100% nacional, o São Francisco. Piranhas acabou entrando para a história brasileira por ter sido o local onde as cabeças de Lampião e de seu bando ficaram expostas após a decapitação durante uma emboscada na Grota do Angico.
Aliás, foi daqui que a volante comandada pelo Tenente João Bezerra saiu para caçar o homem mais procurado pela polícia nordestina na década de 30.

Altemar Dutra, o cantor das multidões, foi o turista mais assíduo da cidade de Piranhas/AL, até hoje vive na memória do povo. E o cantor dá nome a uma rua, pizzaria, lanchonete. Ele e o povo de Piranhas tinham muito em comum: as serestas e a pesca.

No lajeiro do riacho da Luiza, zona rural de Venturosa, no agreste meridional de Pernambuco, você compreende a riqueza da flora e da fauna da caatinga. Os formatos e tamanhos das rochas impressionam. Entre cactos e toda a vegetação de caatinga encontramos rochas graníticas espalhadas em cima de lajeiros.

QUER SABER MAIS
ACESSE O NOSSO PORTAL DE TURISMO

EXCURSÕES TURÍSTICAS COM GRUPO DE 08 PESSOAS ACIMA PRECISARÁ DE GUIA DE TURISMO

A partir de outubro, as excursões turísticas com mais de oito pessoas deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas por um guia de turismo pernambucano. 

É o que versa a lei nº 16.605, assinada em 9 de julho deste ano. Ela é oriunda de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e atende à demanda dos guias, visto que muitos profissionais habilitados perdiam trabalhos pela falta de uma regulamentação.

“Muitos contratam serviços de guias que sequer são treinados”, explica a presidente do Sindicato de Guias de Turismo de Pernambuco (Singtur-PE), Elizabeth Leite. 

Desde que foi sancionada a lei federal sobre a profissão - nº 8.623/93, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco -, o sindicato buscou regularizar a situação no estado. “Quem mora aqui vai saber conduzir melhor o turista do que um profissional de fora. E se a gente deixa de trabalhar, o estado não arrecada”, explica Elizabeth.

Originalmente, esse projeto de lei foi proposto pelo ex-deputado estadual Ricardo Costa (PP), em 2018. “Os guias vinham sendo muito prejudicados. Concorriam com pessoas que não tinham especialização ou competência para dar o melhor atendimento ao visitante”, relembra Costa. 

“Eu fiz um trabalho de pesquisa e constatei que os jovens deixaram de se interessar pelo curso de turismo justamente pelo mercado sem regulamentação”, acrescenta.

No entanto, o projeto acabou esbarrando em questões constitucionais do texto. Como não se reelegeu, Costa não pôde continuar à frente do assunto, que foi recuperado pela deputada estadual Teresa Leitão (PT). 

“Pernambuco tem muitos pontos turísticos, há um fluxo interessante de público por aqui. E o sindicato sempre busca deixar os profissionais capacitados, através de curso. Essa lei é até uma maneira de valorizar o segmento”, discorre a deputada.

O prazo de 90 dias para o texto entrar em vigor encerra em 7 de outubro. Até lá, as agências de turismo devem procurar se adequar. “Essa lei tem por trás uma história de luta de 23 anos. Quando foi aprovada, até fiquei surpresa. Somos muito gratos a Ricardo Costa e Teresa Leitão, que olharam para nossa categoria”, pontua Elizabeth Leite, do Singtur-PE.

Ela só faz uma ressalva. “É bom lembrar que guia turístico e guia de turismo não são a mesma coisa. Guia turístico é o panfleto, o folder com as explicações dos pontos de visitação. Guia de turismo é o profissional”, brinca.

Diário de Pernambuco

MORRE NAS PACAS O MOTORISTA DE CAMINHONETE MAIS ANTIGO DA RAINHA ISABEL

Por volta das 21 horas desse sábado, 03/08, faleceu no sítio Pacas próximo distrito de Rainha Isabel, zona rural de Bom Conselho, o senhor José Florentino de Araújo, 83 anos, mais conhecido por Zezé de Tina, irmão do ex-vereador Sóstenes Florentino. O corpo está sendo velado em sua residência, nas Pacas e o sepultamento será por volta das 16 horas no cemitério Santo Antônio de Rainha Isabel.
Seu Zezé de Tina era um dos motoristas de caminhonete mais antigo de Rainha Isabel. Ele sempre transportava o povo da Rainha e região até a sede do município.

INFORMOU