11 de julho de 2019

CIDADES BAIANAS SOFREM COM AS FORTES CHUVAS CAÍDAS NAS ÚLTIMAS HORAS

Cidade de Coronel João Sá completamente inundada
As chuvas que estão caindo no estado da Bahia vem deixando muita gente desabrigada e várias cidades debaixo d'água. É uma frente fria que se deslocou para o interior do Nordeste. 

A cidade de Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066 e o município de  Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Essas duas cidades são separadas por 33 quilômetros de distância e estão sofrendo com os temporais.

OUÇA AGORA TODAS AS CONVERSAS COM PIÚTA NO RÁDIO








Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, o escritor bonconselhense, Alexandre Piúta, participa faz um bate papo com os ouvintes da Rádio Papacaça FM, abordando assuntos locais, regionais e do Brasil inteiro. 

DESEMPREGO: BOM CONSELHO SE ESVAZIA DEVIDO AO ÊXODO RURAL

Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.

Tenho percorrido a periferia de Bom Conselho e constatamos que o Êxodo Rural é uma realidade. A cidade está se esvaziando, fruto da falta de desenvolvimento e progresso, ou seja, não há geração de emprego e renda. 

Com isso, muitas famílias que sonham com dias melhores, estão indo embora. A cidade virou BONANÇA para uns POUCOS, enquanto que o jovem que termina o nível médio, por exemplo, não tem oportunidade e o jeito é ir para outras regiões. 

Muitos pais de família estão entrando nesse Êxodo por questão de sobrevivência, pela falta de mão de obra, pela falta de novas oportunidade. Quem está fora e ouve as rádios locais, acham que o município está as mil maravilhas, quando na verdade foi impregnada uma PROPAGANDA ENGANOSA e MENTIROSA. Pena que não há oposição política para contestar isso. 

Lembro-me que quando cheguei em Bom Conselho, era uma dificuldade conseguir uma casa para alugar, devido a chegada da indústria de lácteos Perdigão, hoje, passados 11 anos, vemos uma "casa batendo na outra" com a placa de VENDE-SE ou ALUGA-SE. O motivo disso acontecer? Basta pesquisar quantas empresas se instalaram no município nos últimos 10 anos...

Vem ano político por aí e muitos discurso obsoletos, genéricos, amarelados, sem nenhum tipo de sustância. O município tem muito potencial, turístico, econômico, cultural, porém, a política assistencialista predomina e vamos vivendo com 7 mil eleitores analfabetos (segundo o TSE), tornando-se fácil massa de manobra.

Pensar assim, ver as coisas assim e enxergar saídas é para quem pensa grande. 
Pense nisso!