10 de julho de 2019

TEXTO BASE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADO POR 379 DEPUTADOS FEDERAIS

O primeiro turno da reforma da previdência foi encerrado no início da noite dessa quarta-feira, 10/07, no plenário da Câmara Federal. 

Cerca de 379 deputados federais aprovaram a proposta de Emenda a Constituição que trata da Reforma da Previdência. Pelo menos 131 deputados foram  contra o texto base da reforma.

O Brasil gasta 80% do que arrecada, já o México por exemplo, gasta apenas 40% do que se arrecada... Países da Europa só gastam 45%.

Tem muita coisa errada nesse País. Eis um dos motivos de termos 14 milhões de desempregados.
Pergunta-se:
Para que serve num único país, 513 deputados federais e 81 senadores?

SAIBA MAIS
O texto-base da PEC 6 de 2019 estabelece, entre outros pontos, a imposição de uma idade mínima para os trabalhadores se aposentarem: 65 anos para homens; e 62 anos para mulheres. 

O tempo mínimo de contribuição previdenciária passará a ser de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens. 

O texto propõe ainda regras de transição para quem já está no mercado de trabalho. A PEC foi aprovada por deputados, em primeiro turno, e ainda precisa ser votada novamente na Câmara.

Comissão do Senado aprova proibição de fumo em estádios

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira, 10, a proibição do fumo em eventos esportivos, incluindo estádios de futebol e ginásios. Relatada pelo senador Romário (Podemos-RJ), a proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), determinando que a proibição ao fumo é condição para acesso e permanência do torcedor em estádios, ginásios e arenas desportivas. Essa exigência começará a valer 180 dias após a transformação do projeto em lei.

Se aprovada na Câmara, a proposta permitirá pela primeira vez a restrição do fumo em locais abertos. Inicialmente, a proposta previa a proibição nos eventos esportivos. Mas, durante a votação, a medida foi estendida para repartições públicas, salas de aula, bibliotecas, recintos de trabalho coletivo.

Essa ampliação, porém, não tem efeitos práticos, uma vez que já existe lei federal proibindo fumo em ambientes fechados. Ao defender o projeto, Girão observou os gastos expressivos do SUS para o tratamento de pessoas com doenças relacionadas ao tabaco e os perigos provocados pelo fumo passivo. Paula Johns, diretora da ACT-BR, elogiou a aprovação.

“Se transformada em lei, será um avanço, pois estamos falando de ambientes onde há uma grande concentração de pessoas.”

No ponto de vista de Romário, o mal causado pelo fumo é tão evidente que não há quem queira, hoje, perpetuar esse vício.

“Quem fuma quer parar e não recomenda que amigos e familiares adotem o mau-hábito. Quem não fuma não pensa em começar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de fumo matou em 2017 mais de sete milhões de pessoas. 

Caso ainda mais grave configura-se com os não fumantes, que se tornam, contra a sua vontade, fumantes passivos”, observou o relator.
por Agência7

SERRA TALHADA: O BERÇO NATAL DE VIRGOLINO FERREIRA - LAMPIÃO

Na praça do Barão do Pajeú, no centro de Serra Talhada, em frente a igreja matriz de Nossa Senhora da Penha, tem um busto do padre Jesus Garcia Riano, que chegou em 1936 quando na época Serra Talhada era chamada de Vila Bela. O padre ficou sendo pároco da cidade até o ano de 1991, quando veio a falecer.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha da cidade de Serra Talhada, sertão do Pajeú, é uma obra monumental, uma das mais belas de todo o estado de Pernambuco. A praça do Barão do Pajeú é uma referência a Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú, filho do coronel Manoel Pereira da Silva e Francisca Nunes da Silva e tio-avô de Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira). Nasceu em 1823 em Vila Bela, hoje Serra Talhada, a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Pernambucano.


A Serra que deu origem ao nome da cidade, possui trilhas, para aqueles que gostam de se aventurar, e ao chegar ao topo, no cruzeiro, se deslumbram com a vista de toda a cidade e de parte do Vale do Pajeú. Em época de chuva, podem-se aproveitar pequenas cachoeiras que se formam nos rochedos. Existem grupos na cidade que aproveitam as formações rochosas para praticar rapel.

Quando viajamos, vamos pesquisando as histórias e lendas dos lugares. Na terra do Xaxado, berço natal de Virgolino Ferreira - Lampião, ouvimos muitos relatos históricos. Conta-se que a cidade de Serra Talhada, teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gados que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.

MORRE O JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu, na madrugada desta quarta-feira (10), aos 77 anos. O jornalista deixou o legado para a comunicação brasileira.

Amorim estava em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante — informação confirmada pela mulher dele.

Na noite da terça-feira (9), o jornalista havia saído para jantar com amigos.

Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003. Antes, passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país.

Nascido em 22 de fevereiro de 1942, Paulo Henrique estreou no jornal A Noite, em 1961. Depois foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja.

Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional em Nova York.

Em 1996, deixou a TV Globo e foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Depois, foi para a TV Cultura.

Em 2003, foi contratado pela Record TV, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. 

Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro.

do R7

CASAL DE IDOSOS SOFRE ACIDENTE NA SERRA DAS PIAS/AL


No início da noite dessa terça-feira, 10/07, aconteceu mais um acidente na subida da serra das Espias, zona rural de Palmeira dos Índios/AL. Os feridos foram socorridos e levados a UPA da cidade.

Segundo informações, um casal de idosos do estado de São Paulo seguiam com destino a Bom Conselho/PE, quando o motorista perdeu o controle do veículo Onix numa curva e saiu da pista vindo a colidir com um poste. Por sorte, sobraram apenas os danos materiais.

DADOS DO VEÍCULO ENVOLVIDO NO SINISTRO

A água que falta nas casas das pessoas sobra nos mananciais POR PIÚTA

A água que falta nas casas das pessoas sobra nos mananciais 
Alexandre Piúta - Escritor

A Falta de água em Bom Conselho é uma novela de péssimo enredo. O desassossego da população está nos jornais, nas rádios, nos blogs e nas redes sociais. As pessoas cobram o fornecimento do líquido essencial para o ser humano. Contudo, o que se observa é a falta de compromisso, de responsabilidade e desrespeito ao consumidor pela concessionária, a Compesa.
Água é uma concessão municipal, assim define a Lei Geral de Outorga. Portanto, não é possível que os agentes do município observem ao que acontece sem que se adotem medidas. Pois é papel do município fiscalizar e cobrar da concessionária serviço de qualidade, respeito à população e o cumprimento do contrato de concessão. 
Será que a população pode ficar por tempo indeterminado sem água potável? A resposta é não. Então, a Administração Municipal tem o dever de agir e cobrar medidas para resolver à Compesa. O que não é errado é a ausência de ação e de resposta aos reclamos da população.
O problema também é da Câmara de Vereadores, a quem cabe de defender os interesses da população. Mas, infelizmente, o que vemos são apenas dois ou três vereadores se posicionando sobre a situação. 
É ainda da esfera do Ministério Público, pois, água é um bem de interesse da coletividade e, se os gestores públicos não atuam para resolver a situação, não há como deixar de pedir socorro a quem tem a competência para a agir na defesa dos interesses difusos e coletivos. 
Do mesmo modo, é também papel da sociedade local cobrar medidas para resolver a situação. Para isso é preciso organização, seja na associação de bairro ou órgãos de classe, enfim... Ação coletiva para cobrar soluções. 
O que todos espera são medidas que coloquem um fim no permanente desrespeito às pessoas da cidade e dos distritos, ou seja, aos que pagam religiosamente suas contas, mas não recebem o serviço que deveria ser prestado. Essa é a questão que precisa ser enfrentada.