25 de junho de 2019

BARONESAS FECHAM PRAINHA DA CIDADE DE PAULO AFONSO/BA


Mesmo com a infestação das plantas aquáticas, popularmente conhecida como baronesas, a Prefeitura de Paulo Afonso segue com o trabalho de retirada do material, que se concentra à margem do Rio São Francisco.

O problema surgiu no ano passado e, desde o início, a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado e disponibilizado homens e máquinas. “Essa ação é um pedido do gestor e a Secretaria segue empenhada na limpeza das plantas que chegam à margem do Balneário”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Francisco Alves.

Ele reforça que outros órgãos devem estar empenhados nessa luta. “Foram realizadas audiências públicas e a gente espera que cada agente cumpra com o papel que fora firmado. A Prefeitura vem cumprindo com o papel dela”, acrescenta o secretário.

Segundo o secretário, uma nova barreira de contenção vai ser implantada e o estudo está sendo finalizado. “Estamos avaliando as possibilidades, estudando um local melhor e como ela vai ser colocada”, acrescenta.


Assinatura de TAC 
Uma reunião realizada no mês passado, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), teve como foco as baronesas, plantas aquáticas que tomaram conta do Rio São Francisco, prejudicando as cidades ribeirinhas e, conseqüentemente, o município de Paulo Afonso.

Representantes de diversas entidades estiveram presentes para tratar de um dos maiores problemas que assolam a região. Após as discussões, foi elaborada uma minuta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que definiu a responsabilidade de cada órgão no que diz respeito à retirada das plantas.

Segundo o Procurador da República, Leandro Bastos Nunes, o que se busca por meio do documento é um acordo extrajudicial. “O que o MPE e o MPF estão buscando é resolver de forma extrajudicial, uma medida consensual, mediante um acordo, um TAC, com todos os atores envolvidos no problema para que as causas imediatas das baronesas sejam resolvidas, mas sem prejuízo da apuração dos problemas a médio e longo prazo”, ressalta.


Ele reforça que caso não haja o acordo, poderá haver o ajuizamento de ação. “Se algum dos entes se recusarem a resolver o problema extra judicialmente poderá ser acionado pelo Ministério Público. Vamos aguardar que os órgãos se pronunciem e caso não exista a aceitação da proposta, o MP poderá tomar algumas medidas e uma delas é o ajuizamento de ação”, explicou. O procurador reforçou que no TAC há ainda uma ação emergencial, com prazo fixado para que o Ibama realize um estudo técnico sobre o destino dos resíduos das baronesas.


De acordo com Leandro, a responsabilidade de cada ente é de acordo com a causa ligada ao problema. “A Chesf, em tese, tem a responsabilidade por ter tido interferência na vazão do rio, a União tem que entrar com aporte financeiro, pelo fato do Rio São Francisco ser um bem da união e diversos outros fatores”, pontuou.

por Ozildo Alves

AS INFORMAÇÕES DIRETAMENTE DA REDAÇÃO

ACIDENTE 01
Um jovem de apenas 18 anos faleceu em um acidente de motocicleta no final da tarde de ontem na BR-316 entre as cidades de Floresta e Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações, a vítima se chamava Daniel Silva e era natural de Floresta. A fatalidade aconteceu nas proximidades da comunidade conhecida como “Ingazeira”.

ACIDENTE 02
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas na manhã de segunda-feira (24), em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 

IMPRUDÊNCIA
Segundo a Polícia Civil, um carro em alta velocidade colidiu com um outro veículo que estava estacionado. Com o impacto, o carro que estava parado andou cerca de 50 metros, quebrando um poste e um portão. O outro veículo, com quatro passageiros, colidiu com uma árvore.

CONTRA MORO
Um grupo de 30 juízes federais de várias partes do país pediu nesta segunda-feira (24) à Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) a suspensão cautelar do ministro Sérgio Moro "das atividades associativas, inclusive da participação na Lista Ajufe", um grupo de discussão dos magistrados por e-mail. 

NOVOS AGROTÓXICOS
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) o registro de 42 novos agrotóxicos. Com isso, eles passam a ter a comercialização permitida no Brasil. Desde o início do ano, já são 239 novas autorizações, o equivalente a 1,3 registros por dia.

ALTAMENTE TÓXICOS
Dos 42 produtos registrados nesta segunda-feira, 14 são extremamente tóxicos à saúde humana, 4 altamente tóxicos, 16 medianamente tóxicos e 8 pouco tóxicos. Em relação aos riscos ao meio ambiente, um deles é altamente perigoso ao meio ambiente, 22 são muito perigosos ao meio ambiente, 17 são perigosos ao meio ambiente e 2 são pouco perigoso ao meio ambiente.

MENOS UM SUICÍDIO
A união de populares salvou a vida de uma mãe e seus dois filhos no final da noite deste domingo (23), em Paulo Afonso, BA. Transtornada, uma mulher de 43 anos tentou praticar o suicídio com os dois filhos, mas acabou sendo impedida por uma senhora. Ela estava prestes a jogar os filhos e pular da Ponte Metálica D. Pedro II, na divisa dos estados da Bahia e Alagoas

SAÚDE: MULHER INTELIGENTE E SAUDÁVEL SE CUIDA, SE PROTEGE

INFORMAÇÕES VALIOSAS PARA AS MULHERES

1. Uma vagina saudável tem ph ácido.

Tem um cheiro e é um cheiro ácido.
A vagina está com cheiro. 
A vagina sem cheiro não existe!

2. Todas as vulvas são diferentes.

A vulva é a parte externa do órgão, onde ficam os grandes e pequenos lábios.
A vulva de praticamente nenhuma mulher, por não dizer de nenhuma, tem lábios minúsculos perfeitamente simétricos.

3. Além de lábios vaginais desenvolvidos toda a mulher adulta tem pêlos.

Pêlos nas pernas, pêlos nas axilas, pêlos púbicos, pêlos ou escurecimento nos mamilos.

4. Os pêlos não são nojentos nem anti-Higiénicos.

Têm várias funções como proteção física e proteção térmica.
Se alguma coisa é anti-higiênico é a depilação.
Na Depilação (seja com cera ou gilete) você agride a pele, causando micro lesões.

A depilação também pode mudar a sua flora vaginal, que é composta por diversas bactérias que trabalham com o fim de manter a região saudável, com a depilação também corre o risco de alergias na pele e de pêlos enterrados, que podem infectar.

5. É normal que você tenha um seio maior do que o outro.

6. Todas as mulheres têm secreção vaginal. Todas.

É normal.

Ter manchas de secreção na calcinha / é normal, não tem nada de nojento ou anti-higiênico
A secreção saudável tem o cheiro ácido típico da vagina e é transparente \ esbranquiçado.
De acordo com a transparência e liquidez do seu muco vaginal pode até ter a noção se está fértil ou não.

7. As mulheres têm celulite.

99 % das mulheres têm celulite.
A celulite não é uma doença.

8. As mulheres têm poros.

Aquela pele do Photoshop. Não existe.
Os poros também não são um problema de saúde e sim uma questão estética.
Tapar os poros com maquiagem pode causar problemas.

9. As mulheres envelhecem.

O envelhecimento também não é uma doença, as marcas de expressão facial também não são doenças e acontecem porque as mulheres se expressam, marcas da vida deixada pelos sentimentos: linhas de chorar, de sorrir, de sentir...

10. Você pode pensar que o clitóris é pequeno, mas na verdade se estende pela parte interna, tendo em média 9 centímetros.

11. A vulva, bem como o pênis, aumenta de tamanho quando se excita, pelo aumento de fluxo sanguíneo.

12. As mulheres, bem como os homens, podem expulsar uma grande quantidade de líquido durante o sexo.
Não é fazer xixi amiga e não tem nada de errado!

13. Flatos (ou "Peidos") vaginais são normais. Podem ocorrer durante o sexo ou em intenso exercício físico, e é causado pela entrada de ar na vagina

14. Sentir dor durante o sexo não é normal.

As mulheres não são bonecas infláveis não ficam confortáveis em todas as posições e não são obrigadas a sentir dor porque para o outro está sendo agradável.

Se determinada posição é desconfortável para você, não o faça!
Se a penetração ou certos tipos de penetração são desconfortáveis para você: não o faça!

Sexo não é só penetração, é muito diferente do que a maioria dos homens pensam.
Se você sentir dor ou desconforto, informe o seu parceiro e peça para parar.
Se a pessoa não parar ou reclamar, saia de cena.

15. Mijar Depois de ter relações sexuais!

Isso ajuda a prevenir infecções urinárias.

16. A vagina tem músculos, que você pode fortalecer fazendo exercícios como kegel e pompoarismo, que também ajudam a prevenir infecções urinárias e nos ajudam a conhecer e ter maior controle sobre essa parte do corpo.

17. Ter a primeira relação sexual é uma coisa, ter o hímen quebrado é outra. Você não " perde a virgindade " usando ob

18. Não se lave por dentro, não use duche vaginal.

Nosso corpo é muito inteligente e uma das funções das secreções vaginais já é limpar e retirar células mortas, lavar externamente é o suficiente e desse jeito você não vai incomodar a sua flora vaginal.

Você também não precisa de um sabonete muito caro específico para genitais femininos, não tem nada melhor do que um sabonete de glicerina sem cheiro (quanto menos coisas tiver no sabonete tipo corantes e tal, melhor! ).

Não use lenços umedecidos  ou papel higiênico com cheiros ou aromas.

E USE SEMPRE CALCINHA  100 % algodão.

Conheça o seu corpo. Ame seu corpo!!!!