27 de abril de 2019

A cada 14 dias é registrado um novo caso de câncer de pênis no Maranhão

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, esse tipo de tumor é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Especialistas em câncer peniano confirmam que o problema, ainda que raro — corresponde a 2% do total de tumores que atingem o brasileiro, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) —.preocupa por ser facilmente prevenível e ter grande impacto na vida do paciente, podendo levar à amputação e mesmo à morte.

— Nós estamos no século XXI, é um absurdo ainda termos isso. Infelizmente, os números continuam ainda muito altos. A cada 14 dias, em média, há um novo caso de câncer de pênis aqui no Maranhão — afirma o doutor Eduardo Ferreira, 55, da Coordenadoria de Câncer de Pênis e Testículo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O último dado de mortalidade que o instituto registra é de 2015, quando 402 homens morreram devido a esse tipo de tumor.

ÁGUA, SABÃO E CAMISINHA
O doutor Eduardo Ferreira diz que é fácil prevenir o câncer de pênis: basta manter o membro higienizado.

— Não precisa nem passar muito sabão. Um banho uma vez por dia já resolve. E, já que nossos homens infelizmente não usam preservativo, toda vez que se masturbar ou fizer sexo, precisa limpar. Toma um banho ou, se não puder, passa uma água no pênis e, quando for se banhar, passa um sabonetezinho. Se fizer isso, não vai ter câncer.

Quem apresenta feridas ou úlceras persistentes na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis precisa procurar um médico. A presença de um desses sinais, associados a uma secreção branca, pode ser um indicativo de câncer no pênis.

A detecção precoce é fundamental para evitar que o problema evolua. O tratamento depende da extensão do tumor, mas pode envolver cirurgia e, mais raramente, radioterapia e quimioterapia.

A amputação, parcial ou total, é o tratamento mais eficaz e frequentemente realizado para controle local da doença. O impacto que ela pode trazer para a vida sexual e social do paciente, no entanto, leva muitos a correrem risco.

— Tem situações em que o paciente prefere morrer a perder o pênis. Você fala que ele precisa tirar a infecção e ele não quer mutilar, não trata, ou trata de maneira irregular. E acaba morrendo — diz Ferreira.

Ele também afirma que a fimose — quando a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica e impede a exposição da cabeça do pênis, dificultando a limpeza adequada — também é um problema, porque pode deixar o ferimento invisível, por baixo da pele que protege a glande, além de mais difícil de tratar.

Homens que usam boxers são mais férteis e têm mais filhos, diz estudo

Uma pesquisa realizada por médicos da Escola de Saúde Pública Chan, da Universidade de Harvard,  e publicado no periódico Human Reproduction concluiu que os homens que vestem boxers produzem mais espermas e de melhor qualidade do que os que usam outros tipos de cuecas.

Os especialistas garantem que os testículos funcionam melhor em temperaturas mais baixas e que a maioria das roupas íntimas masculinas sobreaquecem a região, os prejudicando a fertilidade.

Os pesquisadores analisaram 656 homens, com idades entre 18 e 56 anos, que apresentavam um índice de massa corporal 26 – o que equivale a um excesso de peso ligeiro. Destes, apenas 53% dos participantes vestia boxers com regularidade e apresentavam concentrações 25% de esperma do que os homens que usavam cuecas normais.

Os usuários de boxer  apresentavam ainda uma contagem total de esperma 17% maior e de melhor qualidade (33%), com melhor formato e aparência mais saudável. 
A líder do estudo, a professora Lidia Mingeuz-Alarcon, pontuou a conclusão do estudo: “Estes resultados revelam que uma mudança relativamente simples pode ser determinante para os homens que pretendem ser pais”.

AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER DIRETAMENTE DA REDAÇÃO


HOMICÍDIO
Um homem de 32 anos, residente no bairro Mutirão, em Serra Talhada, foi vítima de um atentado a bala por volta das 23h50 dessa sexta-feira (26), e não resistiu. Ele faleceu às 04h15 deste sábado (27) na emergência do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). 

REIVINDICAÇÃO INDÍGENA
Indígenas de todo país, reunidos em Brasília para a 15ª edição do Acampamento Terra Livre, protestaram na Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (26). Alguns chegaram a tirar a roupa e nadaram no espelho d'água do Palácio da Justiça. 

CONTA DE LUZ
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz terá cobrança extra em maio. De acordo com a agência, a bandeira tarifária passará da cor verde em abril, na qual não há cobrança extra, para a cor amarela no mês que vem. Com isso, será cobrado R$ 1 a mais na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

MEC X PRESIDENTE
Depois de visitar o Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro revelou ter apresentado ao chefe da pasta um conjunto de ideias. Segundo Bolsonaro, o ministro Abraham Weintraub ficou encarregado de avaliar quais das suas ideias "são boas ou não". 

CONCURSO PÚBLICO
O concurso público do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é certamente uma das seleções mais aguardadas entre os concurseiros de todo o país. O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) encaminhou recomendação, à presidência do INSS e ao Ministério da Economia, para abertura de um novo edital para autarquia, que é vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social. 

POLÊMICAS
O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em duas polêmicas nesta quinta-feira (25). Além de ter influenciado na derrubada de uma campanha do Banco do Brasil marcada pela diversidade e focada no público jovem, Bolsonaro ainda declarou, em um café da manhã com jornalistas, que "o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay". 

ESTUPRO
De acordo com a polícia de Floresta/PE, após receber a denúncia por parte da mãe da vítima as investigações policiais apuraram que o acusado praticou o crime de estupro de vulnerável contra a sua própria filha, uma menor de apenas 12 (doze) anos de idade, e que tal abuso se dava desde quando a criança tinha apenas 5 (cinco) anos.