17 de janeiro de 2019

SERÁ QUE O PLANO DIRETOR DE BOM CONSELHO ESTÁ ATUALIZADO, QUESTIONA ALUNO DE GEOGRAFIA


O município de Bom Conselho precisa dentre tantas coisas para o seu desenvolvimento. Mas algo que é importante e que está sendo muito negligenciado e deixado de lado ou até mesmo esquecido são as ações voltadas as questões ambientais.

Já ouvi falar de loteamentos em lugares que um dia foi lagoa. Já vi loteamentos em áreas de risco: ora parece que ninguém tem olhar técnico para perceber a Geomorfologia da região. Será que o plano diretor do município  está atualizado? Alguém pensa nos possíveis eventos extremo do clima a longo prazo? 


Será que não estamos deixando os solos da nossa terra expostos a erosão por causa da constante degradação ambiental? Alguém já parou para pensar nos problemas que a ação antrópica mal planejada pode acarretar? Quais interesses estão em jogo?

Como Geógrafo essas é são as  minhas reflexões que o projeto para o agora e para o futuro.

por José Fábio dos Santos
*Aluno de Geografia

VEREADORA MÁRCIA DO ANGICO PARTICIPA DE REUNIÃO NA CAPITAL PERNAMBUCANA

A vereadora Márcia do Angico esteve nessa quarta-feira, 16/01, na capital pernambucana, com representações quilombolas e reunidos com o secretário estadual Dilson Peixoto, onde vários assuntos em defesa das comunidades rurais foram discutidos e defendidos. 

EMPRESÁRIO CIRO QUINTELA E EQUIPE DO JARDINS DA BORBOREMA VISITAM CRECHE SANTA TEREZINHA

O empresário Ciro Quintela e equipe do loteamento Jardins da Borborema, foram conhecer de perto o trabalho social valoroso que as irmãs realizam e ao mesmo tempo confirmar o compromisso de ajuda que a campanha solidária dará a creche de Santa Terezinha do Menino Jesus.

A creche será uma das instituições beneficiadas com a sua doação, participe do Ano Novo Solidário do loteamento Jardins da Borborema da cidade de Bom Conselho.

Você conhece a Creche Santa Terezinha? Fica localizada no bairro da Parmalat em Bom Conselho, faz um belíssimo trabalho atendendo 120 crianças por dia. 

Na creche Santa Terezinha todos os dias as crianças participam de diversas atividades educativas, recreação, música e esporte para a comunidade carente. 



BOM CONSELHO E SUA CALAMIDADE FINANCEIRA É REFLEXO DO QUE MESMO?


Lendo calmamente o decreto baixado pelo prefeito de Bom Conselho, alegando "calamidade financeira", alguns itens me chamara atenção, tipo:
1. Considerando o agravamento do resultado negativo da crise econômica incidente sobre a receita dos municípios brasileiros, potencializando pelo bloqueio do repasse referente ao FPM do último dia 10/01, isso quer dizer que nenhum gestor brasileiro  dos poucos mais de 5 mil municípios previa isso? 

2. Mais na frente, em outro CONSIDERANDO, diz o decreto que "a necessidade de equilíbrio orçamentário financeiro do município de Bom Conselho. Ora, se já se conhecia o "agravamento negativo da crise econômica" o que não foi feito para chegar a baixar tal decreto?

3. No artigo 10 do decreto, diz que fica estabelecido  o estado de calamidade por 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mas, por que no artigo 2º determina que seja por 60 dias a suspensão dos pagamentos para prefeito, vice? Não deveria valer para todo mundo o que diz o artigo 10 do decreto?

Dois pesos duas, duas medidas...

Bom, sem muitas "delongas", trabalhar por 120 dias e não ver a cor do real é desumano. O salário do trabalhador é sagrado, está garantido na Constituição Federal.

Como sempre me diz um velho sábio da terra de Papacaça, por aqui tudo pode, infelizmente. Lamentavelmente, o comércio da cidade de Bom Conselho já começou a sentir os efeitos desse decreto.

Esse é o meu ponto de vista. Essa é opinião de um formador de opinião livre de pensamento e ponto.