A LOCALIZAÇÃO, O TIPO DE SOLO E AS ROCHAS QUE FICAM NO ENTORNO DA FURNA DE MARIA DANTAS - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A LOCALIZAÇÃO, O TIPO DE SOLO E AS ROCHAS QUE FICAM NO ENTORNO DA FURNA DE MARIA DANTAS

Esse é o lado externo da Furna de Maria Dantas. Na parte mais alta marca-se 670 metros de altitude. Por dentro da cavidade dessa rocha há um corredor de 50 metros de comprimento, formado poe rochas sedimentares.

As rochas sedimentares não deixam de ser atrativos pelas suas geoformas e tamanhos. Acima, a rocha parece um panetone.

A pergunta quem não quer calar... Por que o gado não come esse capim na boca da furna de Maria Dantas? Come ao arredor mas nesse local não. Teria cobra e outros bichos?

De cima da furna de Maria Dantas tive essa vista panorâmica da região do sítio Encantado. São várias as nascentes que contribuem para que o verde permaneça o tempo todo.

Com extensão aproximada de 900 mil quilômetros quadrados, o semiárido brasileiro é caracterizado por distribuição irregular de chuvas e ocorrência frequente de secas. Eis o motivo desse tipo de vegetação mesmo estando numa região de transição.

Com meu amiguinho Islande pudemos curtir o clima no lado exterior da Furna de Maria Dantas, localizada no sítio Encantado, as margens da estrada que da acesso ao distrito de Rainha Isabel.


Encontrei um pé gêmeo de ouricuri. Syagrus coronata é uma palmeira nativa do bioma Caatinga e de toda a costa leste do Brasil. Pode chegar a ter 12 metros de altura. 

Por essa região é comum encontrar coqueiro-cabeçudo,  popularmente conhecido também pelos alcunhas de dicuri, adicuri, ouricuri, licuri, alicuri, aricuí, aricuri, butiá, butiazeiro, coco-cabeçudo, iricuri, licurizeiro, nicuri, uricuri, urucuriba, nicuri-de-caboclo e urucuri. É na verdade uma linguagem indígena.

Em linha reta está do outro lado dessa serra o distrito de Lagoa de São José que é cortado pela PE-218. Percebam que a vegetação é puramente para a engorda do gado. Nas rochas não há pinturas ou gravuras rupestres, apenas camada de liquens (microorganismos purificadores do ar).

No pé dessa árvore nativa da mata atlântica está a cavidade que serve de portas dos fundos da furna de Maria Dantas, que por muito tempo usou esse local para morar e praticar suas desovas.

Tais fatores climáticos são limitantes para a produção pecuária, mas o bioma caatinga possui diversidade de espécies vegetais, nativas ou adaptadas, que podem contribuir, de forma significativa para a alimentação dos rebanhos, seja como pastagem ou manejadas na forma de feno, silagem ou adicionadas nas rações.

No entorno dessa formação rochosa no sítio Encantado pudemos observar o seguinte: Os principais mecanismos que proporcionam a diferenciação das cores são também aqueles fundamentais na gênese dos solos: a acumulação de matéria orgânica, a translocação de materiais, a drenagem e a alteração das rochas.

De longe ou de perto, vimos que o lado sul do município de Bom Conselho é cheio de particularidades. Vegetação arbustiva e camada de solo colaboram com a beleza natural da paisagem do local.

Também observei que as cores escuras (preto, marrom, cinza escuro) geralmente são conferidas pelo acúmulo de material orgânico. As cores claras apresentadas por solos bem drenados podem ser escurecidas pela presença de matéria orgânica. Solos provenientes de depósitos turfosos são negros, mas os depósitos de turfas semi-decompostas são pardo-escuros.

Essa reportagem teve o patrocínio de


Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE