O FLORIDO DOS PAJEÚS NA REGIÃO DE RAINHA ISABEL, ZONA RURAL DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 23 de novembro de 2019

O FLORIDO DOS PAJEÚS NA REGIÃO DE RAINHA ISABEL, ZONA RURAL DE BOM CONSELHO

Na Fazenda Floresta na região de Rainha Isabel, zona rural de Bom Conselho, dentro de uma reserva de mata atlântica, encontramos vários Pajeús floridos. 
Um verdadeiro cenário de beleza natural. Essa árvore é conhecida também pelos nomes Pajeú, Pau-jaú, Pajaú, Pau-formiga, Formigueiro. 
Esse tipo de vegetação arbórea é comum encontrar no cerrado brasileiro. O Pajaú é uma espécie brasileira encontrada também no pantanal mato-grossense, cerrado mata ciliar e caatinga arbórea do vale do São Francisco de Minas Gerais até Pernambuco e Ceará. 
A madeira é empregada apenas localmente para construções rústicas e para lenha e carvão. As flores são apícolas. Planta medicinal. Árvore dióica, de até 15 m de altura, dotada de copa globosa rala e baixa. 

Tronco tortuoso e ramificado, revestido por casca fina, lisa e descamante em placas delgadas, de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, coriáceas. Floresce exuberantemente durante os meses de julho e agosto. 

Os frutos amadurecem logo em seguida a partir de agosto. Planta pioneira e de crescimento rápido, deve ser presença indispensável em reflorestamento heterogêneos destinados à recuperação da vegetação de áreas degradadas, principalmente as situadas em terrenos úmidos e pantanosos. 

Há outras árvores que estão em extinção, mas que você encontra na região do sítio Pacas dentro da reserva de mata atlântica da família Gonçalves. 

Conhecendo essas espécies, estamos mostrando todo o potencial do turismo ecológico e pedagógico na terra de Papacaça.

Quer saber mais?
Acesse nosso portal de turismo

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE