CHUVAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2019 (por Alexandre Tenório) - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

CHUVAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2019 (por Alexandre Tenório)


                            

COLUNA ENSAIO GERAL

 Amigo leitor, tivemos um mês de agosto muito bom de chuva, praticamente dentro da média histórica para este mês. A precipitação pluviométrica foi de 100 mm, enquanto no ano passado choveu apenas 23 mm - o total acumulado do ano de 2019 é de 586 mm. Infelizmente o total acumulado do ano é muito abaixo da média histórica para os 8 primeiros meses do ano, o certo era que tivéssemos uma precipitação de no mínimo 800 mm.

         Vou explicar aqui como funciona realmente a questão das chuvas em nosso município.

Como nosso município é composto de 3 microrregiões, ou seja; agreste, sertão e mata - as precipitações pluviométricas não são iguais. A mata chove em media 40% a mais que o sertão, o agreste chove 20% a mais que o sertão. 

Vamos dar um exemplo: este ano choveu até agora aqui na cidade 586 mm (a cidade faz parte do agreste), esta mesma precipitação no sertão foi de 468 mm e na zona da mata foi de 703 mm. 

Isto que estou mostrando aos senhores leitores é uma média histórica do que acontece no nosso município, não são números exatos, pode haver uma variação de ano a ano, porém se vocês pegarem o que aconteceu nestes anos, ele vai dar uma média próxima disto que eu estou falando. 

Até mesmo dentro de uma microrregião pode haver variação, dou como exemplo o sertão – a região da Serra de São Pedro chove muito menos que na região do Logradouro dos leões.

Um ano normal de chuva em nossa cidade ele é composto da seguinte forma – de janeiro a abril 300 mm de trovoada, de maio a setembro 700 mm de chuva de inverno – pode em novembro ou dezembro acontecer alguma trovoada, não é nada anormal - então um ano normal de chuvas, tem de haver uma precipitação pluviométrica entre 1000 e 1100 mm. Vamos ver como se comporta o mês de setembro. 

Um abraço, Alexandre Tenório

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE