CAVIDADES DA CAVERNA DOS HOLANDESES PODERÃO DESAPARECER DEVIDO A EROSÃO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CAVIDADES DA CAVERNA DOS HOLANDESES PODERÃO DESAPARECER DEVIDO A EROSÃO

Das três cavidades da Caverna dos Holandeses, essa tem o acesso encoberto pela vegetação nativa de mata atlântica. Para conhecê-la e adentrar ao espaço é bom ir com uma pessoa que já conhece a região. Recentemente foi realizada uma limpeza e retirado muito lixo, como por exemplo, garrafas plásticas, etc., resultado de pessoas sebosas e sem educação.

Mais uma vez voltamos a região onde fica a Caverna dos Holandeses, distante 06 km do centro da cidade de Bom Conselho. A vista que você quando está na "boca da caverna" é essa. No horizonte está a serra da Caixa D'água, do outro lado, o sítio Caborge, onde se localiza a fazenda do saudoso Manoel Luna.

Com o amigo Ilton Santos, idealizador da PedalBom, evento que reúne todos os anos mais de uma centena de trilheiros apaixonados por bike e natureza, estivemos fazendo uma limpeza nas cavidades que compreendem a Caverna dos Holandeses - ponto turístico da cidade de Bom Conselho.

Nessa cavidade da caverna tem uma profundidade de 04 metros. A largura de entrada chega a 1,5 metros e quando vai para a parte interior chega a 2,8 metros de largura. Um outro acesso menor, que está fechado devido a erosão, mede 01 metro de largura e 30 centímetros de altura.

O solo é bastante úmido dentro dessa cavidade da Caverna dos Holandeses. Com amigos, fizemos uma limpeza e uma pequena escadaria de terra para facilitar o acesso. Por gentileza, quem for conhecer, não deixe lixo acumulado nesse local. Aprenda a preservar o que é nosso!

A exploração da Caverna dos Holandeses se deu no ano de 1909 por Carlos Vilela e amigos, a exatos 110 anos passados, quando foram fazer escavações a procura de ouro, devido a existência de uma lenda.

Para chegar a esse local, use tênis ou botas ou coturnos antiderrapante. Leve uma lanterna, vá acompanhado de um guia de turismo (contato com esse blogueiro). Alguns animais já chegaram a cair nesse local e morrerem devido a profundidade e o difícil acesso para a saída.

Se você tem claustrofobia (medo de lugares fechados), é melhor ficar de fora da caverna, curtindo a bela vista panorâmica que a caverna proporciona quando você fica de frente a entrada principal. Na porta de entrada da caverna dos Holandeses, marca-se a altitude 900 metros.

Conta-se a história que Carlos Vilela (provavelmente membro da família Vilela - fundadora de Bom Conselho), continuou esperançoso e depois de cinco anos de escavações, em 1914, morreu de tuberculose e frustrado por não ter encontrado o tesouro descrito no Roteiro, ou seja, a escavação demorou meia década e ele nada encontrou.

A parte interna da Caverna dos Holandeses é formada por um solo arenoso. Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.

Ainda existem umas poucas marcas de ferramentas que foram utilizadas quando houve a escavação. Pra muita gente a caverna foi construída pelos holandeses, mas, pelo que vi e pesquisei, a gruta serviu apenas de esconderijo para os holandeses. 

Na verdade, quem fez a escavação foram os escravos que eram escravizados pelos holandeses, até por que no ano 1645, houve um confronto entre holandeses e negros do quilombo de Papacaça.

Vejam que essa cavidade está praticamente soterrada. Devido a umidade, o solo arenoso vai cedendo facilmente. Por essa parte da caverna, ligaria a outra cavidade e que atravessaria a serra dos Flamengos, onde está o complexo de toda a caverna.

Por esse ângulo vemos que por atrás da Serra da Caixa D' Água se forma um vale, aonde se localiza uma das nascentes do rio Bulandim que é perene. Falta apenas uma limpeza para que o espelho d'água seja visualizado por todos.

Nessa região sul de Bom Conselho, há muito o que desvendarmos. A caverna dos Holandeses é o ápice de toda a história cultural do município. Agora, se não cuidarmos, daqui a mais uns anos ela não existirá mais, devido a erosão que formou nos arredores das cavidades, ou seja, toda vez que chover (muito ou pouco), a terra com a vegetação já está cedendo e tapando os buracos da caverna...

Juntamente com o amigo Ilton, grande idealizador de trilhas ciclísticas de Bom Conselho, estaremos nos juntando a outras pessoas para que possamos revitalizar esse ponto turístico da terra de Papacaça, que é a Caverna dos Holandeses.

E assim, a noite foi chegando, fiz questão de fazer o registro desse pé de cajueiro que está renovando suas folhagem e em breve botar frutos... Foi uma tarde muito prazerosa nessa região serrana de Bom Conselho. 

A temperatura no finalzinho da tarde cai drasticamente no cume das serras que compreendem a região do Bulandim, rapidinho saiu dos 26 graus para os 18 graus centígrados.

SAIBA MAIS

EROSÃO: A GEOLOGIA EXPLICA
Desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das intempéries ou de outros agentes geológicos.

VOU CONTAR MAIS NO MEU PORTAL DE TURISMO
ACESSE

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE