O CAMPO DE AVIAÇÃO por Alexandre Tenório - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 31 de julho de 2019

O CAMPO DE AVIAÇÃO por Alexandre Tenório

20160125_123638
Campo da Viação/BC - Imagem: Blog do Poeta

                                        
COLUNA ENSAIO GERAL

Na década de 50 o meu primo Ruckei Vieira Belo - filho do meu tio Dep. Gervásio Pires resolve fazer um curso de pilotagem de avião. Concluído o curso, ele resolve vim a Bom Conselho, pilotando uma aeronave.
Porém para que isto pudesse ser realizado era necessário um campo de pouso, meu tio Gervásio Pires era dono da fazenda LAGOA DA PEDRA, que fica nos limites da nossa cidade.

Separou uma área e lá fez o primeiro e único campo de aviação do nosso município, embora fosse de terra batida, ficou uma beleza. É chegado o dia de Ruckei pousar em nossa cidade. Aquele dia foi histórico, pois, era a primeira vez que a maioria dos habitantes da cidade ia ver um avião de perto. Quando o avião começou a sobrevoar a cidade, uma multidão correu para o campo de aviação para o ver pousar.

O campo passou a servir aos proprietários da FÁBRICA DE LATICÍNIO SANTA MARIA (QUE TINHA UM AVIÃO) E TAMBÉM AO GOVERNADOR PAULO GUERRA (QUE TINHA DUAS FAZENDAS EM NOSSA CIDADE) e sempre vinha de avião para visitar as suas propriedades.

Meu tio Gervásio Pires então doou ao governo do estado este campo de aviação. No mandato de prefeito Dr. Daniel Brasileiro o deputado Hélio Urquiza conseguiu com o governo do estado o asfaltamento da pista e cercou o campo com um grande muro de alvenaria, o prefeito Daniel Brasileiro durante seu mandato conservou da melhor maneira possível o campo e designou um funcionário que passou a trabalhar no campo, com isto o campo estava sempre limpo e pronto para ser utilizado. Infelizmente os sucessores do prefeito Daniel Brasileiro não fizeram o mesmo, ficado ao longo do tempo um campo de aviação abandonado.

Embora seja pouco utilizado, ele é um bem muito importante para a nossa cidade, pois possui uma pista de mais de 800 metros, que pode pousar diversos tipos de aviões de pequeno porte.

Não passa pela a cabeça de ninguém que depois de mais de 50 anos de existência e gasto uma fortuna para asfaltar e murar, nossa cidade venha a perder este importante logradouro público, simplesmente porque as autoridades municipais ou estaduais não tomaram providências a respeito deste processo absurdo que foi arrolado em relação à posse do campo.

Para terminar meu artigo devo relatar um fato importante. Há um tempo, atrás, a nossa amiga Andreia Crespo, teve de ser levada as presas para o Recife, devido a um problema de saúde grave, e foi o campo de aviação de Bom Conselho quem salvou a sua vida.

Pensem nisto os senhores responsáveis pela a manutenção do campo de aviação em nossa cidade, pois, algum dia, ele poderá salvar a vida de um familiar seu.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE