PEIXES APARECEM MORTOS DENTRO DA BARRAGEM DO BÁLSAMO EM BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 28 de maio de 2019

PEIXES APARECEM MORTOS DENTRO DA BARRAGEM DO BÁLSAMO EM BOM CONSELHO

Chegou na redação do Blog do Poeta, fotos de gaiolas que servem como criatórios de peixe dentro da barragem do Bálsamo que fica na divisa dos municípios de Bom Conselho/PE e Palmeira dos Índios/AL. Todos os peixes que estão nessas gaiolas apareceram mortos.

São várias as famílias que sobrevivem da criação de peixe existentes dentro da Barragem do Bálsamo. Pescadores e criadores de peixe da comunidade do povoado de Queimadas e de outros municípios estão preocupados com o aparecimento de tilápias e tambaquis mortos dentro das gaiolas.

Há nesse momento, uma grande preocupação dos criadores de peixe. Da para ver nas fotos acima, que foram enviadas com exclusividade para esse blog, o tamanho do prejuízo. Com a palavra as autoridades.
Resta saber o real motivo dessa mortandade dos peixes dentro da barragem do Bálsamo, uma das principais barragens que abastece a cidade de Bom Conselho e o distrito de Rainha isabel, além das cidades, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas.

A barragem do Bálsamo abastece os municípios de Bom Conselho/PE, Minador do Negrão/AL e Estrela de Alagoas

A redação do Blog do Poeta entrou em contato com a coordenação da Compesa e procurou saber o risco de contaminação da água que chega nas torneiras das residência de Bom Conselho, a resposta foi que a água da barragem do Bálsamo chega bruta até a Estação de Tratamento - ETA, passa por tratamento para posteriormente abastecer toda a cidade e o distrito de Rainha Isabel. Mesmo assim, a gerência em Recife ficará informada do ocorrido. 

Essa imagem é do ano de 2017, quando a barragem do Bálsamo teve seu nível muito abaixo do esperado devido a alta estiagem daquele ano. A reportagem do Blog do Poeta esteve acompanhando a visitação de autoridades de PE/AL, preocupadas com a situação da barragem naquele período.


Tempos depois de divulgar a mortandade dos peixes que estavam dentro dos viveiros, chegou a informação que uma equipe de químicos da COMPESA, estarão visitando a barragem do Bálsamo nessa quarta-feira, 29/05, para fazerem um levantamento da situação e coleta da água.

Somente em laboratório é que se saberá o que pode ter acontecido com os peixes e o que tem realmente na água do Bálsamo.

Para quem não sabe, a barragem foi uma construção do governo federal há mais de 20 anos e chega a acumular no momento, em torno de 20 milhões de metros cúbicos de água.


O povoado de Queimadas tem apenas três ruas e pertence ao município de Bom Conselho. Em sua sede tem aproximadamente 400 habitantes e juntando com o entorno chega aos mil moradores. A população vive da agricultura e pesca. 

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE