TURISMO: CONHEÇA AS BELEZAS NATURAIS DA TRILHA DA SERRA VELHA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 29 de maio de 2019

TURISMO: CONHEÇA AS BELEZAS NATURAIS DA TRILHA DA SERRA VELHA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

O último final de semana foi fazer trilha. No sábado, fiz a trilha da serra do Bulandim em Bom Conselho/PE (8km), já no domingo fizemos a trilha da serra Velha em Palmeira dos Índios/AL, num percusso de 19 km. Essa localização na serra Velha fui premiado com essa imagem do Serrote do Vento que fica na zona rural de Estrela de Alagoas.

Entre veredas e árvores frondosas, clima de altitude e uma galera animada e louca por natureza, foi assim que nos empolgou ainda mais de estar com a equipe Trilha na Terra do Índio -TTI, da cidade de Palmeira dos Índios.

A arborização de boa parte da região serrana de Palmeira dos Índios tem uma grande mistura de tipos de plantas e árvores. Mas, o que vemos também durante as trilhas é muito desmatamento.

De cima da serra Velha fizemos essa imagem do povoado Riacho Fundo de Cima que fica no pé da serra das Pias, distante pouco mais de 10 km do centro da cidade de Palmeira dos Índios/AL.

Com um céu azul e com poucas nuvens fomos percorrendo uma região que poucos tem a curiosidade de conhecer de perto como é ter um verdadeiro encontro com a natureza. A serra Velha é uma das mais altas do município de Palmeira.

O cume da serra Velha chega a marcar aproximados 600 metros de altitude. Por esse ângulo fiz essa imagem da planície que segue sentido ao município de Estrela de Alagoas.

A mudança repentina do clima na região serrana é algo comum que ocorre a todo instante. Enquanto subia a serra Velha que fica paralela as serras do Boqueirão e das Espia percebi que há uma grande instabilidade do tempo.

As terras ocupadas pelo município de Palmeira dos Índios constituíam primitivamente um aldeamento dos índios Xucurus, que aí se estabeleceram no meado do século XVII. Tinham esses indígenas o seu habitat cercado de esbeltas palmeiras, bem próximo ao pé da serra onde hoje se ergue a cidade de Palmeira dos Índios.

Serra é o conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, que se assemelha, portanto, a uma serra (ferramenta). O termo é, frequentemente, aplicados a escarpas assimétricas que possuem uma vertente mais inclinada e outra menos inclinada.

Na serra Velha a vegetação é uma mistura de caatinga com mata atlântica já que existe uma transição de clima devido a proximidade com o estado de Pernambuco.

Do cume da serra Velha fiz essa imagem da serra das Pias por onde passa a AL-115 e logo mais a frente a exuberância do afloramento rochoso denominado de serrote do Vento, localizado no município de Estrela de Alagoas.

As formas de relevo e suas características, planalto, planície, depressões e montanhas, foto, tipos de relevo. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.

O afloramento rochoso serrote do Vento pode ser visualizado por vários ângulos e no seu entorno percebe-se que há uma grande área de desmatamento.

Morro, colina, serra, tudo isso é provocado por um acidente geográfico caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave. Entende-se por serra os terrenos acidentados com fortes desníveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada.

Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.

Dentro do município de Palmeira você encontra uma variedade em vegetação e toda uma região serrana que há milhões de anos foi vítima de acidentes geológicos.

A comunidade de Riacho Santo fica no pé da serra das Espia, região de fruticultura. Mais de 50 famílias residem na localidade. Logo próximo estão os sítios e povoados, Alto Vermelho Novo, Luciana, Lagoa do Canto, Jurema, Lagoa da Areia dos Marianos e outros.

Como acidentes geográficos merecem destaques as serras do Muro (460 metros de altura), Candará (622 metros), da Palmeira (610 metros) e a Serra das Pias (620 metros), são algumas das mais conhecidas. 

Na zona rural de Palmeira existe ainda alguns focos de mata, onde pode encontrar madeiras de várias espécies, tais com ipê, jurema, mulungu, espinheiros. 


No município palmeirense que é um dos principais polos de desenvolvimento de sua região, a expansão urbana e as atividades criatórias foram responsáveis pela alteração da cobertura vegetal primitiva.

Foi por essa trilha que nos aventuramos em pleno domingo com a turma da TTI. Uma experiência incrível!

Essa imagem que fiz do Cristo de Goiti de costas, foi justamente quando passávamos na ladeira da rua da Bica no bairro de Palmeira de Fora. Veja que a vegetação é rasteira caracterizando o bioma caatinga.

Ao fundo está a igreja centenária de Divina Pastora do bairro de Palmeira de Fora.
Trilheiros que são loucos e apaixonados pela natureza. A equipe Trilha na Terra do Índio - TTI de Palmeira dos Índios/AL, tem o comando da professora Zanza, uma das fundadoras da melhor equipe de trilheiros da terra do Amor.


Aguardem a próxima postagem!




PATROCÍNIO




Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE