A SERRA DO BULANDIM VISTA TODOS OS DIAS PELOS BONCONSELHENSES - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 31 de maio de 2019

A SERRA DO BULANDIM VISTA TODOS OS DIAS PELOS BONCONSELHENSES

Dias atrás estive no cume da serra do Bulandim, foram várias imagens por um ângulo diferenciado. Por esse lado, quem está na praça Frei Caetano de Messina pode ter essa beleza natural no alcance dos seus olhos. Essa está como a mais alta do município de Bom Conselho.

A serra do Bulandim é uma formação rochosa encoberta por vegetação rasteira e tem 695 metros de altitude (na parte mais alta), mais de 4 mil metros de diâmetro. No seu entorno há nascentes que formam o rio Bulandim. O acesso mais fácil e rápido, já que você pode ir de moto ou carro, é pelo sítio Sabiá ou pelas Freixeiras.

Da praça Frei Caetano de Messina que é pouco arborizada, pode se ver ao fundo o loteamento denominado de Arabary, nome com derivação de árabe. Esse loteamento particular fica na frente da serra do Bulandim. É por trás dessa serra que existe a caverna ou buraco do Bulandim ou Holandeses como os moradores mais velhos denominam. Na serra, você encontra vegetação de altitude e a existência de poucos pássaros silvestres. O mais comum de você encontrar são aves de rapina, tipo, gaviões e urubus.

Vejam que a serra do Bulandim é formada por duas camadas rochosas, como se uma estivesse sobrepondo a outra. Percebam também que entre uma e outra há uma cavidade e no período de chuva escorre muita água que se junta num pequeno riacho. Bom lembrar que a maior parte dessa serra fica dentro de uma particular, da família do saudoso Manoel Luna, que chegou a ser deputado na terra de Papacaça.

Com o crescimento da urbanização da cidade, mais moradores se aproximam da serra do Bulandim, mesmo sem conhecer seu potencial turístico. Tenho o privilégio de estar na redação do meu blog trabalhando e tendo essa vista privilegiada.

Quem entra pela fazenda de Manoel Luna, vai parar nessa cancela. Daí em diante são mais de 500 metros para chegar ao cume da serra do Bulandim.
PENSANDO BEM...
Fazendo uma pesquisa sobre a palavra BULANDIM, inicialmente não um significado exato, porém, há uma derivação da palavra em duas maneiras, uma, BULA = RECEITA, outra, NDIM= Dim Como há uma lenda que na região da caverna tinha muito OURO e ouro pode se transformar em dinheiro, então ficaria assim no imaginável: BULANDIM - Receita do Dinheiro ou até mesmo a Serra do Dinheiro.

Na próxima reportagem, estaremos com um material exclusivo feito por esse blogueiro na Caverna dos Holandeses. 
Aguardem! 


PATROCÍNIO 

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE