NÃO IMPORTA O QUE OS OUTROS PENSAM, O QUE ME INTERESSA É FAZER O QUE GOSTO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 22 de abril de 2019

NÃO IMPORTA O QUE OS OUTROS PENSAM, O QUE ME INTERESSA É FAZER O QUE GOSTO

Muitas vezes as pessoas esquecem de viver, esquecem de fazer coisas simples. Quanto mais simples, mais significados. Geralmente, as pessoas urbanas não tem o prazer de ter um contato direto com a natureza. Preferem ficar nas portas, praças e avenidas falando da vida alheia, do que procurar viver momentos únicos e singulares.

Energia geotérmica, ou energia geotermal (geo: terra; térmica: calor), é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe numa parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.

Enquanto subia os 468 metros de altitude do Serrote do Vento, fui olhando o quanto há vida no meio da vegetação da caatinga. Rochas sedimentares cobertas por linques, calangos e catengas se alimentando de insetos e folhas e um vista panorâmica sensacional.

Fiz questão de chegar bem perto das rochas que ao longe tem geoformas de humanos. Foi um desafio chegar até lá, mas, muito prazeroso.

A vegetação de caatinga tem suas particularidades. Me sinto bem andando por um lugar assim, vendo de perto a beleza da fauna e da flora.

Em frente a Pedra do Garoto e no meio da caatinga, não custou nada da uma parada e fazer uma autorreflexão, afinal a natureza nos propõe isso. Se afastar de pessoas negativas e invejosas é o melhor caminho que escolhi.

Em pleno século XXI há ainda moradas assim, rodeadas por simplicidade. Casa de barro no meio da caatinga, contato direto com a natureza, longe de qualquer tipo de tecnologia, deve ser uma experiência fora do comum.

A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.

A beldroega é uma planta suculenta, rasteira, com pequenas folhas carnudas, ovais de um verde brilhante. Os caules, roxo-amarronzados se ramificam e a planta cresce, rastejando pelo chão. Tem pequenas flores amarelas. Enfim, uma planta selvagem, erva daninha até, encontrada em países de clima temperado - quente. Veio da Ásia onde já era usada por suas propriedades curativas e alimentares há milênios.

Algumas rochas são constituídas por um único mineral, mas são consideradas rocha e não mineral porque ocorrem em grandes volumes, formando, por exemplo, um morro inteiro ou camadas que podem se estender por dezenas de quilômetros. 

Essas rochas são chamadas de monominerálicas. São exemplos o calcário (formado de calcita) e o quartzito (formado de quartzo). Essa rocha, denominada de Pedra Lascada, está no percusso da trilha até o cume do serrote do vento. O que provocou essa rachadura? O intemperismo.

Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE