UMA TRILHA ECOLOGICAMENTE CORRETA. FOMOS CONHECER O POÇO DA NEGA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 17 de março de 2019

UMA TRILHA ECOLOGICAMENTE CORRETA. FOMOS CONHECER O POÇO DA NEGA

Praticamente vinte pessoas, loucos e apaixonados pela natureza, se encontraram e fizeram um trilha de 18 km com destino ao Poço da Nega, na zona rural de Palmeira dos Índios/AL, nesse domingo, 17/03. Na verdade, foi uma grande aventura ecologicamente correta, Descobrimos belezas naturais por todos os lados durante o percusso.

Em um dos pontos de parada, encontramos uma pequena cavidade numa rocha que serve de descanso para humanos e animais.

Os homens pré-históricos viviam em lugares assim, sempre debaixo das rochas encontravam abrigos, transformando-os em cavernas de pequeno a grande porte. A pedra da Caverna está dentro de uma reserva ecológica próximo ao bairro de Palmeira de Fora.

Do alto do Amaro, pude fazer essa imagem da serra do Cristo do Goiti, na parte mais alta da cidade de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas.

O Cristo do Goiti é um dos pontos turísticos da cidade de Palmeira. Por lá, durante a Semana Santa é apresentada a peça teatral Paixão de Cristo. Lá, também, tem uma obra paralisada.

 A região serrana de Palmeira que fica na linha de fronteira com o estado de Pernambuco, tem seu potencial turístico que não tem muita exploração devida a falta de políticas públicas para o setor.

Muitas árvores frondosas e uma vegetação de caatinga misturada com parte de serrado, deixa o meio ambiente ainda mais bonito. Fazer uma trilha por essa parte serrana de Palmeira é uma terapia para todos os trilheiros.

Sentir o ar puro. Ouvir os cantos dos pássaros. Ter uma vista panorâmica privilegiada a olho nu, ter a sensação de liberdade em contato direto com a natureza, não é para qualquer um, somente os loucos e apaixonados pelo meio ambiente pode sentir tudo isso.

Da serra do Amaro pudemos ver a beleza do Serrote do Vento, já no município de Estrela de Alagoas. Minhas câmera puderam me ajudar nesse registro à distância.

 Enquanto passávamos pela comunidade da serra do Amaro, pudemos registrar a beleza das plantas que estão floridas, embelezando ainda mais o lugar e suas moradias simples.

A partir que fomos caminhando, eram descobertos as belezas da fauna e da flora no entorno do AMARO, comunidade rural de Palmeira dos Índios/AL.

Durante a caminhada, no meio da vegetação encontramos essa caranguejeira. Para uns, apenas um filho, para outros, pouco importa, apenas o cuidado com a mordida desse bicho peçonhento era o mais importante.

Algumas árvores ainda estão florindo, outras sobrevivem as altas temperaturas e se adaptam as mudanças climáticas facilmente.

O lençol freático  (do grego + atos, significando "reservatório de água", "cisterna") nessa região é muito rico, lençol superficial ou lençol de água é o nome dado à superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração do solo. Abaixo do lençol freático, a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis do solo.

O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.

Pudemos ver in loco a quantidade de nascentes que existem nessa região serrana de Palmeira. Na bica do Alcides, como é conhecida percebemos quanto o solo guarda água no pé da serra no bairro de Palmeira de Fora. Uma riqueza natural indescritível. 

Pleno dia de domingo, deixar suas casas e curtir a natureza é para quem deseja uma melhor qualidade de vida e acima de tudo ter amor pela natureza, vivenciar o clima da fauna e da flora. Foi assim que essa turma decidiu fazer nesse início de semana. Parabéns a todos pela disposição e coragem.


AGUARDE A PRÓXIMA POSTAGEM!

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE