A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEIXA COMUNIDADES ISOLADAS NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 10 de março de 2019

A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEIXA COMUNIDADES ISOLADAS NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO

A Lagoa do Dô é um sítio localizado na região serrana do município de Bom Conselho. A lagoa é uma minação perene que sacia pelo menos a sede do pouco rebanho existente nas redondezas. É bem provável que nesse sítio tenha umas 30 famílias subsistentes que depende da agricultura para viver. Infelizmente, o poder público local não da devida assistência que os moradores precisam. Mas, no período eleitoral a comunidade é lembrada diante dos "santos" que aparecem fazendo promessas.

A cordilheira que engloba boa parte da região serrana que faz divisa com o estado de Alagoas. Esse local faz parte do planalto da Borborema.

Há uma mistura de vegetação no entorno da serra do Jacu, na zona rural de Bom Conselho.

Veja nessa imagem o quanto as serras estão alinhadas formando-se numa bonita cordilheira. Em média, a altura das serras ultrapassam os 300 metros de altitude.

O tipo de vegetação nessa região serve mais para pasto para o gado. O clima semitropical não favorece muito a cadeia produtiva do setor. 

O desmatamento desenfreado é um grande problema. Em algumas áreas, a justificativa do desmatamento é a criação de roças para pequenos produtores rurais.

A religiosidade é ponto preponderante no interior do município de Bom Conselho. Em cima da serra do Jacu há uma igrejinha onde devotos do padre Cicero Romão Batista vão pagar suas promessas. Quando isso ocorre mostra-se que a devoção popular não tem idade, cor ou religião.

Somente quem vai a esse local que entenderá o quanto a natureza precisa da gente e quanto o ser humano tem devastado o meio ambiente, eis o motivo de termos tanto desequilíbrio no clima. Para essa cordilheira, pouca chuva ocorre durante os 365 dias do ano.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE