19 de dezembro de 2018

TEREZINHA/PE: O ENTARDECER QUE NOS INSPIRA E NOS FAZ BEM

Girando pela zona rural de Terezinha, mais precisamente pelo sítio Panasco, registrei esse início do entardecer, um verdadeiro espetáculo da natureza. 

O dia indo embora, os raios do sol sendo complacente para conosco. Isso muito me fascina, me faz refletir e ao mesmo tempo contemplar a obra do Criado do Universo.

É importante lembrar que não existe mistério por trás dessa nascente, apenas entender que o lençol freático da região é muito rico água. As rochas são apenas filtros para deixar a água limpa e com serventia para o consumo humano.

A nascente perene localizada na zona rural do município de Terezinha, deixa evidente que a natureza é sábia, que sabe contribuir no seu devido tempo. A fonte d'água na propriedade do senhor Zé Monteiro é uma benção, onde pelo menos 60 famílias são beneficiadas diretamente.

NATUREZA: UMA NASCENTE QUE NUNCA SECA ESTÁ NA ZONA RURAL DE TEREZINHA/PE

No sítio Panasco há essa nascente na propriedade rural do senhor Zé Monteiro
Existem rochas que podem armazenar água, como gase e até petróleo. No geral são rochas POROSAS, a água fica entre esses poros. Essa água pode sair sim da rocha, se houver fissuras, ou relevo inclinado, ou num vale... De diversas outras maneiras. O nome da ciência que estuda essas características mais a fundo é a Hidrogeologia.

Você já ouviu falar no sítio Panasco? Não? Pois bem, fica na zona rural do município de Terezinha, agreste meridional de Pernambuco. Há 3 mil metros da sede do município você encontra uma nascente d'água que é perene. A água sai de dentro de uma pequena rocha e logo o acúmulo d'água se transforma num grande lago.

De perto pude perceber o quanto a natureza nos ensina e nos educa. Cuidar dos mananciais é o melhor caminho.
Há 03 km do centro da cidade de Terezinha tem o sítio Panasco e numa propriedade rural tem uma nascente que verte água de uma pedra. As águas do subsolo estão sendo utilizadas pelo homem desde os primórdios das civilizações, muito embora haja evidências apenas em torno de 12.000 anos a.C. 
O Velho Testamento é rico em passagens interessantes, como a de Moisés, que batendo com seu cajado na pedra, fez jorrar água, referindo-se a uma fonte. Cita também o poço de José, no Cairo, com 90 metros de profundidade. 
Há cerca de 5.000 anos a.C os chineses já perfuravam poços com mais de 100 metros de profundidade, utilizando-se de equipamentos confeccionados com bambu.

A fonte d'água fica na propriedade do senhor Zé Monteiro, agricultor que colabora com os mais de 60 moradores do sítio Panasco doando água gratuitamente. Á água é doce e serve para o consumo humano. O projeto Poeta Viagens e Aventura descobriu essa nascente no município de Terezinha.

A convite do senhor Donizete (chapéu de coro), fomos conhecer a fonte de água doce do senhor Zé Monteiro. A rocha cravada no solo, sem nenhum reflorestamento por perto, brota água ininterruptamente, tornando a fonte perene. Segundo os especialistas, todo olho da água é entre rochas. Cerca de 61% da população brasileira é abastecida para fins domésticos por águas subterrâneas, sendo 6% por poços rasos, 12% por fontes e 43% por poços profundos. Em torno de 15,6% dos domicílios utilizam exclusivamente água subterrânea.


A propriedade do senhor Zé Monteiro tem pelo menos mais 03 nascentes perenes. Entra inverno, sai verão e as fontes naturais nunca secam. Em 15 hectares de terra, da para perceber que o lençol freático é muito rico, eis um dos motivos de verter tanta água numa única propriedade rural. As águas subterrâneas representam a fração do Ciclo Hidrológico que “(…) ocorre naturalmente ou artificialmente no subsolo″. O volume total dessas águas, que podem ser doces, salobras ou salgadas, é de cerca de 23,4 milhões de km³. Desse volume se destaca uma parcela de 12,8 milhões de km³ de água doce, o que corresponde a 96% do volume de água doce economicamente disponível no planeta.


A tonalidade da água é azul, mas, seu gosto é de pura água doce...
A água das chuvas que penetram no solo, vão para os lençóis freáticos (baixa profundidade) ou para os aquíferos (alta profundidade). Quando aumenta a pressão, a água sai entre as rochas, e forma o que chamamos de nascentes. Ela sai por uma fissura criada em uma rocha por causa da pressão. Ela também pode sair da terra com a pressão formada no solo, como o geiser. 

SITIO SANTO ANTÔNIO OU SÍTIO VEADOS? CONHEÇA SUA HISTÓRIA, SEUS COSTUMES

Igrejinha bi-centenária do sítio Santo Antônio, Terezinha, Pernambuco
O sitio Santo Antônio pertence ao município de Terezinha, está a 4 km do centro da cidade. Na comunidade mora cerca de 48 famílias que vive da agricultura.
A igrejinha bi-centenária que recebe o nome do padroeiro marca o início da povoação. Antes, a comunidade era conhecida por sítio Veados, devido a existência de animais silvestres na região, mas, com o passar dos anos, já no cadastramento por agentes de saúde, o sítio passou a ficar conhecido como Santo Antônio. 
A igrejinha de Santo Antônio no seu início era uma pequena casa de taipa e com o passar do tempo foi construída apenas uma casinha de oração. As terras onde está a construção mais antiga do município pertence a família Quirino.  
No mês de junho de cada ano acontece a tradicional festa do santo casamenteiro, Santo Antônio.

Hoje, o morador mais antigo é o senhor Pedro Alves da Costa, mais conhecido por Pedro de Lite, com 93 anos de idade.

QUER COMER UM PIRÃO DE PEIXE? VÁ AO RESTAURANTE SABORES DA TERRA NA ZONA RURAL DE TEREZINHA/PE

No sítio Santo Antônio, zona rural de Terezinha, tem o mais novo restaurante caseiro do município, Sabores da Terra. Reúna seus amigos, faça sua confraternização no restaurante Sabores da Terra. Quer saber mais? Ligue para (87) 9 8153-5255 (WhatsApp).

Sob o comando do amigo Donizete e família, o restaurante Sabores da Terra serve pirão de peixe, pirão de galinha, tripa assada, carne de sol com queijo coalho, frango gratinado, porco, calabresa, pão de alho e bebidas quentes e geladas. O atendimento é do jeito que você merece.
Como Chegar: Seguir pela rodovia PE-218, entrar a direita (sentido Bom Conselho -Terezinha), após a casa do vereador Reginaldo, no Pacheco, seguir sentido ao sítio Santo Antônio,  passar por dois mata-burros, após a igrejinha, 50 metros para frente logo se chega ao restaurante Sabores do Nordeste.

RELATÓRIO APONTA QUE EM PERNAMBUCO NO ANO 2017 FORAM REGISTRADOS 63 MIL HOMICÍDIOS , 221 MIL ESTUPROS E 543 MIL ROUBOS E FURTOS

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD), presidente da Comissão Especial de Segurança Pública, instalada na Assembleia Legislativa, apresentou na última segunda (17), com o relator Júlio Cavalcanti (PTB), o relatório final produzido pelo comitê que traz propostas relativas ao combate da violência. 

Segundo o documento, após a escuta de diferentes profissionais e estudiosos da área, as ações devem ser voltadas para a repressão qualificada, prevenção à violência, política de drogas, sistema prisional e o financiamento da segurança pública. 

Como resultado, dois Projetos de Lei também estão sendo apresentados. O documento será encaminhado o Governo Federal, para o Senado, Câmara e Governo de Pernambuco. Também poderá ser encontrado no site da Alepe. 

O relatório traz números alarmantes sobre a violência no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, só no ano passado, 63.880 pessoas foram assassinadas, 60.018 foi o total de estupros, 221.238 casos de violência doméstica e 543.991 roubos e furtos praticados no país. Ganham destaque também o poderio das organizações criminosas que, de maneira cada vez mais sofisticada, controlam o tráfico de drogas; e as 726.712 pessoas que cumprem pena, a maioria de forma subumanas, sem condições necessárias à ressocialização nas penitenciárias brasileiras.
Foi consenso entre os especialistas consultados o impacto positivo das políticas de prevenção à violência sobre a redução da criminalidade. Para eles, também é importante destacar a visão de que os municípios são os atores mais adequados para desenvolver ações de prevenção, em razão da sua proximidade com o território e com o público-alvo das ações. Fica proposta a alteração da legislação estadual para incentivar os municípios a adotarem políticas de segurança e de prevenção à violência. 
Para isso, o documento traz dois Projetos de Lei, um deles modificando os percentuais do ICMS a serem distribuídos aos municípios de acordo com o critério de segurança pública, saindo de 1% para 2%, a parte relativa ao Selo Pacto pela Vida (SPPV). O outro cria novos critérios para a concessão do SPPV e Redução da Criminalidade nos Municípios.

APENAS 07 SENADORES E 03 DEPUTADOS FEDERAIS ABRIRAM MÃO DO AUXÍLIO-MUDANÇA

Só sete dos 81 senadores abdicaram de receber, até o momento, os R$ 33,7 mil de auxílio-mudança pagos no início e no término do mandato. Para bancar o benefício, a Casa reservou R$ 3,6 milhões, dos quais metade vai para os que estão de saída.
Os senadores Ana Amélia (PP), Eduardo Braga (MDB), Randolfe Rodrigues (Rede) e Paulo Paim (PT) abriram mão da ajuda de custo do fim do período. Já Major Olímpio (PSL), Mara Gabrilli (PSDB), Oriovisto Guimarães (Pode) e novamente Eduardo Braga recusaram o montante para o começo dos trabalhos.
Éramos três. Major Olímpio e Mara Gabrilli também renunciaram à ajuda de custo pelo término do mandato de deputado federal. Na Câmara, além deles, apenas Elvino Bohn Gass (PT-RS) abdicou da verba. A Casa tem 513 parlamentares.
É festa! O auxílio-mudança é pago a senadores e deputados que têm casa em Brasília e não pretendem se mudar. Os que se reelegeram recebem o valor duplicado. O “penduricalho” está previsto desde 2014.

CARNE CRUA E O ENTEADO ACUSADOS DA MORTE DE TRAVESTI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS VÃO A JÚRI POPULAR

Acusado de matar travesti em Palmeira dos Índios vai a júri nesta quarta (19).


A 4ª Vara de Palmeira dos Índios leva a júri popular, nesta quarta-feira (19), o réu Cícero Pereira dos Santos, acusado de matar, a facadas, uma travesti, em agosto de 2017. 
A sessão terá início às 9h, no auditório da Faculdade Cesmac do Sertão, e será presidida pela juíza Carolina Sampaio Valões da Rocha.
O réu e a vítima, Mary Montylla, de 26 anos, teriam se desentendido em um bar. De acordo com os autos, ela deu um tapa em Cícero após ele supostamente tê-la assediado.

Depois do ocorrido, a vítima foi perseguida pelo réu e pelo enteado dele, Leandro Batista de Souza. Mary Montylla recebeu diversos golpes de faca e não resistiu aos ferimentos.

O Ministério Público pede a condenação de Cícero Pereira dos Santos por homicídio duplamente qualificado,com as qualificadoras de motivo fútil e uso de tortura na prática do crime. Já a defesa do acusado sustentou, nas alegações finais, que ele cometeu o ato “sob efeito de violenta emoção, perdendo o controle de suas faculdades emocionais e psicológicas em decorrência das agressões sofridas anteriormente pelas desavenças com a vítima”.

O enteado Leandro Batista de Souza, que teria segurado a vítima durante a agressão, também foi denunciado, mas não será julgado nesta quarta porque o seu processo foi desmembrado (separado) do de Cícero Pereira dos Santos.


Matéria referente ao processo nº 0701141-48.2017.8.02.0046
Diego Silveira – Dicom TJAL