4 de setembro de 2018

CHUVAS MÊS DE AGOSTO DE 2018 por Alexandre Tenório

COLUNA ENSAIO GERAL


Amigo leitor, o mês de agosto deste ano teve uma precipitação muito tímida em relação a média histórica para este mês, foram apenas 23 mm enquanto a precipitação do ano passado foi de 60 mm, com isto a precipitação total do ano de 2018 é de 431 mm, neste mesmo período do ano passado foi de 909 mm, ou seja, a precipitação deste ano até agora é a metade do ano passado, que deus tenha piedade de nós.

AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER DIRETAMENTE DA REDAÇÃO

INFORMAÇÃO O TEMPO TODO

Juiz condena jovem que ostentava na web e que recebia Bolsa Família a 5 anos de prisão por assaltos a bancos
O juiz Marcos Faleiros, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou Lúbia Camilla Pinheiro Gorgete a 5 anos de prisão, no regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica, por organização criminosa ao se envolver com assaltos a agências bancárias em Mato Grosso em 2016. A decisão é do dia 27 de agosto.

Dinheiro usado para lavar carros de deputados bancaria Museu Nacional
O valor desembolsado pelos cofres públicos em um único contrato da Câmara dos Deputados para lavagem de carros oficiais seria suficiente para custear as despesas do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), atingido por um incêndio na noite de domingo (2).

Economista de Bolsonaro chama Aécio de ‘ladrão’ e ‘maconheiro’
O economista Paulo Guedes, cérebro da campanha de Jair Bolsonaro e provável ministro da Fazenda num eventual mandato do capitão reformado, se defendeu das críticas que recebeu por se aliar ao candidato do PSL à Presidência da República.

Ministério quer vacinar mais de 20 milhões de adolescentes contra HPV
O Ministério da Saúde iniciou hoje (4) uma campanha publicitária para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV. A convocação tem como alvo 20,6 milhões de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV.

O CALDEIRÃO DO URUBU E SUAS HISTÓRIAS (ASSISTA O VÍDEO)



Encontrei em Venturosa, agreste de Pernambuco, uma rocha que tem três geoformas, mas, vai depender do seu olhar. Eu diria que seria assim. A pedra da Concha ou a pedra da Rabeca (instrumento de cordas), vista por trás e pela frente, a pedra da Tartaruga.

AS PEDRAS, AS GEOFORMAS E AS HISTÓRIAS DO RIACHO DA LUIZA NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO


Encontrei em Venturosa, agreste de Pernambuco, uma rocha que tem três geoformas, mas, vai depender do seu olhar. Eu diria que seria assim. A pedra da Concha ou a pedra da Rabeca (instrumento de cordas), vista por trás e pela frente, a pedra da Tartaruga.

A Pedra da Tartaruga é uma rocha sedimentar dentro de uma diversidade da morfologia granítica e sua originalidade imprime um cunho muito próprio e único às áreas de montanha granítica, como no caso da Serra Redonda por onde é rodeada por uma rocha com pelo menos 01 km de comprimento.

A Pedra da Andorinha fica em cima do lajeiro do Urubu. Não é por acidente que ocorre essas geoformas nas pedras, geralmente, ocorrem por atividades de erosões vulcânicas.

Podemos identificar na serra Redonda, no sítio Riacho da Luiza, em Venturosa, um diversificado conjunto de paisagens características das áreas graníticas: paisagens de “caos de blocos”, paisagens de relevos residuais e associadas a estas paisagens estão as formas graníticas. 

A gênese e evolução destas formas graníticas foi proporcionada por um conjunto de factores (de ordem climática, litológica e estrutural), interligados entre si, que se conjugaram para o aparecimento de uma enorme variedade de formas.

As geoformas encontradas na trilha do Urubu, no município de Venturosa, podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as formas de pormenor, de dimensão centimétrica a métrica (pias, tafoni, fendas e sulcos lineares) e as formas maiores, de dimensão hectométrica ou quilométrica (tors, castle koppie, domos rochosos e alvéolos).

Esse xique-xique só esta nessa pedra por que há água acumulada e nem precisa ser muita. Um pequeno espaço ou uma simples rachadura já é o suficiente para germinar cacto desse tipo.

A estruturação das rochas encontradas nessa região da zona rural de Venturosa, basicamente, o resultado da deformação varisca (ato ou efeito de deformar; modificação da forma primitiva). Reconhecem-se duas fases principais de deformação, às quais se seguiram outras deformações mais tardias e alguns episódios de fraturação. 

No pé da Serra Redonda, muitas outras geoformas de pedras você pode visualizar, sinal que a erosão vulcânica nesse lugar há milhões de anos, teve grande influência em toda a geografia do lugar.

Você no mínimo quer saber se foi fácil chegar ao cume dessa rocha, não é? Pois bem, também não foi difícil, apenas diferente. Uma sensação de liberdade, ainda bem que o homem não tem asas para voar.

Mas tem que se amostrar mesmo, afinal, estar num ambiente assim não é para todo mundo e qualquer hora. A pedra da Tartaruga fica numa localização privilegiada. Precisa ver a vista panorâmica dessa cordilheira.

Lá na frente está a Serra do Tará, onde o potencial da energia eólica chegou e mudou a vida do homem do campo dessa região. Somente nessa serra são mais de 50 torres de energia eólica o energia renovável produzida pelo vento.

Se você preferir, a Pedra da Concha ou Pedra da Rabeca, mas, por esse ângulo. Quer ir conhecer lá? Pega a BR-424, chegue na Vila do Tará, chegando lá, procure o morador chamado de Gui, filho do senhor Zé Bento. Daí por diante a aventura está garantida. A temperatura nessa região de Venturosa fica na casa dos 28 a 35 graus.
Para mais informações pelo whatsApp (87) 9 8116-2552
Nas próximas horas, publicaremos um vídeo.

PREFEITURA DE TEREZINHA REALIZA O QUINTO ENCONTRO DE BANDAS DE FANFARRA SEXTA-FEIRA DIA 07/09

O evento será em praça pública. Todos estão convidados. É a prefeitura incentivando a cultura e a arte para os terezinhenses.
por Assessoria

FETAPE REALIZA CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2018-2020

Nesta quarta-feira (05), a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) toma posse para a gestão 2018/2022. A cerimônia acontecerá no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, a partir das 16h.

A diretoria, que foi eleita em junho deste ano, durante o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, terá, pela primeira vez, uma mulher em sua presidência. 
Quem assume é a sertaneja Cícera Nunes, que integra a Federação desde 2010, tendo ocupado os cargos de diretora de Jovens e de Finanças e Administração. Esta é também a primeira vez que a federação implementa a paridade de gênero em suas instâncias, com diretoria paritária. 

Participam da cerimônia, que marca mais uma etapa importante na vida da Federação, que existe há 56 anos, representantes dos Polos Sindicais e Sindicatos de todo o estado, além de organizações e movimentos parceiros do Movimento Sindical Rural em Pernambuco.

A FETAPE representa e coordena os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares  de todo o estado. Fundada em 1962, é constituída por 176 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, das três regiões de Pernambuco.

Serviço:
Cerimônia de posse diretoria da FETAPE gestão 2018/2022
A partir das 16 horas.
Centro Social Euclides Nascimento, Av. José Otávio, 940, Carpina-PE.

TEXTO E FOTO: por Assessoria