28 de julho de 2018

NESSE SÁBADO, 28/07, COMPLETOU 80 ANOS DA MORTE DO REI DO CANGAÇO - LAMPIÃO

Nesse sábado, 28/07, uma missa e apresentações musicais marcaram os 80 anos das mortes de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros que tombaram no dia 28 de julho de 1938 na grota de Angico, no município sergipano de Canindé do São Francisco. 
 
Atraindo 20 mil visitantes por ano, o último esconderijo de Lampião pode ser acessado a partir de Piranhas, Alagoas, após viagem de 12 quilômetros de barco pelo Rio São Francisco. 


A caatinga fechada e a alta temperatura serviram de esconderijo
Depois são mais dois quilômetros a pé, caatinga acima, até chegar ao local precário de defesa em caso de ataque. Tanto que Corisco, que por pouco tempo assumiu a liderança do cangaço no Nordeste após a morte do amigo, chamava o esconderijo de “cova de defunto”. Mas, aos 40 anos, Virgulino Ferreira da Silva acreditava que a polícia não iria lhe importunar.
Nesse local foi onde armaram a última tenda de Lampião
A verdade por trás da morte de Lampião desaparece em uma neblina, a mesma que cobria o acampamento na grota de Angico na madrugada de 28 de julho de 1938. Enquanto cerca de 35 cangaceiros dormiam, sem nenhum sentinela, 48 soldados de volantes alagoanas se aproximavam. O comando da operação ficou por conta do tenente pernambucano João Bezerra, chefe de polícia em Piranhas. Ele dividiu os homens com o também tenente Aniceto Rodrigues e o aspirante Francisco Ferreira de Melo.
A Grota de Angico, onde houve o massacre, é um riacho que quando chove vira um rio.
Cada um dos três grupos tratou de fazer o cerco nos pontos de fuga do esconderijo. As volantes de João Bezerra e de Francisco Ferreira foram conduzidas, respectivamente, pelo coiteiro Pedro de Cândido e o irmão, Durval. Por não ter guia, a volante de Aniceto se perdeu e deixou uma saída para a fuga de parte dos cangaceiros.
Imagine o quanto Lampião desafiou o sertão
O ataque se deu no clarear do dia. O soldado Abdon desobedeceu à ordem de João Bezerra e deu o primeiro tiro no cangaceiro Amoroso, que mesmo baleado conseguiu escapar do massacre que se daria logo a seguir. A metralhadora Hotchkiss, colocada em uma elevação a menos de 15 metros do acampamento, fez a maior parte do serviço. Lampião foi atingido no tórax e baixo ventre, mal teve tempo de esboçar uma reação.
Quem vai conhecer a Grota de Angico houve um pouco da história de Lampião pelas guias de turismo
Ainda baleada, Maria Bonita teria lembrado a Luiz Pedro, que já fugia, a sua promessa de permanecer ao lado do chefe. Depois, teria implorado para não ser morta, mas acabaria, segundo relatos, sendo degolada ainda viva. Um pedaço de madeira foi enfiado na sua vagina.
Entre as volantes foi registrada apenas uma baixa, o soldado Adrião Pedro de Sousa, que pode ter sido vítima de “fogo amigo”. Seu nome não constava nas duas cruzes e nem na placa de metal colocadas depois no local de combate.
Ao todo, 11 cangaceiros morreram em Angico. O restante conseguiu escapar pela brecha deixada por José Aniceto, aproveitando-se da semelhança dos trajes para dizer que também era da polícia.
A casa de taipa que serve como museu, através de fotos e móveis da época, relata toda a história do cangaço até a morte de Virgulino Ferreira. Estive fazendo uma trilha na Rota do Cangaço no mês de fevereiro desse ano.
Para chegar a esse local, precisa ir até a cidade de Piranhas, de lá pega-se um catamarã e desce o rio por 40 minutos e daí chega ao restaurante de Angico. Vale muito apena o passeio.

JOVEM QUE COMETEU SUICÍDIO EM LAGOA DE SÃO JOSÉ DEU SINAIS DE VAZIO INTERIOR

 
No Facebook do Serginho, como era chamado, e que cometeu suicídio na manhã desse sábado, 28/07, na Lagoa de São José, tem o banner com a pergunta, Por que Ninguém Gosta de Mim. Isso foi uma demonstração do quanto estava sendo perseguido pelo seu vazio interno.
Nesse banner ele demonstrou que não estava sendo correspondido por algo ou alguém. Isso já está o corroendo por dentro,  a ponto de cometer o suicídio. Ele sentiu-se vazio por algo que acreditava e não tinha respaldo.
Geralmente quem não estar bem psicologicamente e vem sofrendo de alguma aflição, não consegue dormir cedo, vira a noite. Nas mensagens acima ele demonstrou isso. Infelizmente a família não prestou atenção nesses sinais.
É comum os jovens que tem alguma desolação amorosa ficarem até altas horas usando as redes sociais e desabafando de alguma maneira, até porque esse tipo de comportamento é como um escape.
Com essa frase, o jovem Serginho demonstrou claramente que a solidão, que talvez o amor mal correspondido ou uma paixão de adolescente não correspondida, estava tirando seu sono, mexendo com seu raciocínio.
A Frase "Não Julgue Minha História Quando Você Participou Dela Apenas Como Figurante. 
Fica a Dica".
Com essa frase, o jovem refere-se a alguém que não deu a atenção que ele queria. Uma paixão mal sucedida. Ou seja, era uma bomba relógio que estava no interior do jovem Serginho.
Em seu perfil, está evidente e explicado o que tanto o deixava triste por dentro. 
Mesmo ele tendo "amigos", mesmo sorrindo, participando da vida social, dentro demonstrava um grande vazio, provocado por uma desilusão amorosa.
Qual o motivo do jovem Serginho publicar a imagem desse Narguilé?


O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a que o Narguilé teria sido inventado na Índia no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. 
Quando chegou à china, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. 
Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia.

Como no Brasil não foi muito diferente. O Narguilé de fato foi aceito pelos Brasileiros e não é muito diferente dos árabes. Reuni a galera nos finais de tarde ou finais de semana e se usa como algo agradável para reunir, geralmente é acompanhado de uma boa bebida ou até mesmo o famoso tereré.

Aqui é uma autoanalise da situação e não um julgamento. Fica o alerta para as famílias.

OS PONTOS CULMINANTES QUE FAZEM A INSPIRAÇÃO DO POETA

Cânion dos Apertados - Currais Novos - RN
Serra do Boqueirão - Palmeira dos Índios - Alagoas
Lajedo do Pedrão Velho  
Olho d'Água das Flores - Alagoas
Serra do São Francisco 
Olho d'Água do Casado - Alagoas
Serra das Pias, Palmeira dos Índios - Alagoas
Serra do Papacacinha - Bom Conselho - Pernambuco


JOVEM DA LAGOA DE SÃO JOSÉ COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO. É O SEGUNDO CASO NO MÊS DE JULHO

Chegou na redação desse blog que mais uma pessoa cometeu suicídio no município de Bom Conselho. Dessa vez, um jovem de aproximadamente 25 anos de idade. Moradores do Distrito de Lagoa de São José, identificaram o suicida pelo primeiro nome de Sérgio ou Serginho como era conhecido. O corpo ainda está pendurado por uma corda numa árvore próximo ao campo de futebol da comunidade, por trás da rua da Palha. É o segundo caso de suicídio no mês.