22 de maio de 2017

WEB, EDUCAÇÃO E PODER por Paiva Netto


Web, educação e poder
Paiva Netto

Não é novidade que a internet se tornou ferramenta indispensável em nossa rotina. Ao acessá-la, vêm abaixo fronteiras antes intransponíveis para a maioria dos cidadãos. Contudo, jamais nos esqueçamos — também para o bom uso do meio cibernético — de que educação é poder. Sem o devido ensino, aliado à Espiritualidade Ecumênica, o manuseio desse influente recurso pode ser desastroso.
A dra. Lilian Castelani, especialista em Direito Eletrônico e Processo do Trabalho, de São Paulo/SP, fez um comentário de recorrente interesse das famílias:
“O principal perigo no mundo virtual é a exposição exacerbada. As pessoas não estão preparadas para usar a internet. Elas têm que ter maior responsabilidade pelo que vão publicar, principalmente nas redes sociais, nas quais a gente expõe as ideias, os nossos familiares, a nossa imagem. É importante adequar aquilo que deve, de fato, ser passado para a frente, porque, colocado na internet, está para o mundo. Dissemina-se muito rápido a informação, e ela hoje é muito valiosa”.
Recomenda a dra. Lilian: “Seja nas redes sociais ou quando você vai comprar um serviço qualquer na internet, é preciso avaliar se o site é idôneo, se os termos de uso estão de acordo com aquilo que você acha certo. Tomar esses pequenos cuidados é primordial para uma boa segurança da sua privacidade. Senão você será vítima de ilícito por culpa própria”.
O respeito ao próximo foi também ressaltado pela advogada: “É muito importante saber se o que você está colocando na internet vai magoar um terceiro, se será realmente útil para alguém ou até para si mesmo”.
Muita atenção agora ao que disse a dra. Lilian: “Às vezes, as pessoas postam fotos íntimas e não sabem a repercussão que isso vai dar na internet. Com um clique, isso se dissemina para milhões de pessoas, é imensurável para quantas outras daí em diante. E para tirar da internet é muito difícil! A gente consegue a retirada do ar de ilícitos, mas de coisas que você mesmo coloca é complicado, e daí você está exposto ao cyberbullying, a humilhações. É preciso cautela ainda ao expor opiniões muito polêmicas. Então, tem que tomar esses cuidados na hora de colocar a cara na internet”.
O sociólogo Daniel Guimarães, do programa Sociedade Solidária, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canal 196), expôs à dra. Lilian este quadro: “As crianças e os adolescentes são usuários ávidos dessas tecnologias. É comum as dominarem mais do que os próprios pais e, em geral, não têm tanta maturidade para compreender a questão dos limites”.
A orientação da especialista em Direito Eletrônico é que “os pais devem estar atentos à rotina da criança. Por exemplo, não deixar computador de maior uso em ambientes fechados, deixar em locais de maior circulação. Tudo bem que é difícil; hoje há os smartphones, os tablets. Mas a atenção do pai tem que ser sempre maior, observar o comportamento da criança, conversar com ela. Acho que proibir é tirá-la da sociedade hoje, porque ela está inclusa nesse meio social do virtual. Então, pelo bate-papo, deixar mais próximos pais e filhos. Entender que, às vezes, um ato do filho pode responsabilizar o pai de um crime, porque ele é responsável pelo filho. O pai não pode chegar em casa cansado e dormir. Não! Vamos saber como foi o dia e ver se o filho está mais chateado ou não. Acho que essa conversa em família é que dá maior responsabilidade”.
Para a dra. Lilian, “a palavra de ordem é educação”. Esse é o caminho para se prevenir dos crimes, que, segundo ela, “estão aí, são os mesmos, os meios é que são alterados. E hoje a gente está com uma ferramenta digital que dá uma disseminação para os crimes muito maior. Educar-se para mexer com internet é a grande segurança. Dar-se privacidade, tomar cuidado com o que expõe são as medidas mais coerentes para trafegar nesse mundo”.
Grato, dra. Lilian Castelani, pelos esclarecimentos de grande utilidade social.

AS CHUVAS CAÍDAS EM BOM CONSELHO NAS ÚLTIMAS HORAS

                                COLUNA ENSAIO GERAL

CHUVAS EM BOM CONSELHO
AS CHUVAS QUE CAEM NO NOSSO MUNICÍPIO DESDE ONTEM ATÉ ÀS 7 HORAS DE HOJE FORAM DE 25 mm. DEVEMOS SALIENTAR QUE ESTA CHUVA É UMA CHUVA QUE PENETRA NO SOLO, PORTANTO - MUITO BOA PARA LAVOURA - PORÉM ACUMULA POUCA ÁGUA NAS BARRAGENS. O TOTAL ACUMULADO DO ANO É 108 mm.
por Alexandre Tenório

VEÍCULO É ENCONTRADO CARBONIZADO NA ESTRADA DE RAINHA ISABEL

Um veículo Gol foi encontrado totalmente carbonizado na estrada que da acesso ao Distrito de Rainha Isabel. O local que o carro foi queimado fica a poucos metros da PE-218. A Polícia Civil de Bom Conselho deverá investigar o ocorrido.

FINAL DE SEMANA VIOLENTO EM BOM CONSELHO. ROUBOS, BRIGAS, ASSALTOS E CARRO QUEIMADO

SAIU DE SALOÁ PARA ROUBA EM EM BOM CONSELHO
Na sexta-feira, 19/05, perto do meio-dia, um senhor de 54 anos foi levou uma foiçada dentro da casa em que mora, na Travessa Boa Esperança, Bairro da Boa Vista, em Bom Conselho. A lesão corporal foi praticada por uma jovem de 24 anos, provavelmente da mesma família. Foi mais uma desavença familiar. O Corpo de Bombeiros fez o socorro da vítima que foi levada para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Também na sexta-feira à noite, um menor de idade, foi pego por populares cometendo roubo de celular no centro de Bom Conselho, onde vitimou umas cinco pessoas. O garoto de 17 anos,  V. E. L. P., residente na Rua José Cândido Vilela, em Saloá, tinha a companhia de um outro que conseguiu fugir. Os dois estavam em uma moto de cor vermelha.