TURISMO: BLOG DO POETA VIAJA A CURRAIS NOVOS E CONHECE O PROJETO GEOPARQUE DO SERIDÓ - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 28 de outubro de 2017

TURISMO: BLOG DO POETA VIAJA A CURRAIS NOVOS E CONHECE O PROJETO GEOPARQUE DO SERIDÓ

O Blog do Poeta, durante esse final de semana, reservou tempo para conhecer de perto a Pedra do Sino dentro do Geoparque do Seridó, em Currais Novos. Esse projeto contempla seis municípios, Cerro Corá, Lagoa Nova, Acari, Carnaúbas dos Dantas, Parelhas e Currais Novos.

Dentro do Sítio Lagoa do Santo, zona rural de Currais Novos-RN, há várias geoformas de pedras que deixam ainda mais um embelezamento natural.

Uma viagem pelo Pico do Totoró, é ver de perto registros do homem pré-histórico e sua arte rupestre. Conhecer esse lugar é ter uma aula de geologia ar livre.

De cima de uma pedra com mais de 30 metros de altura, pode se ver suas geoformas e entender melhor que nossos antepassados, moradores dos sertões, deixaram ensinamentos de como o homem deve viver em sintonia com o meio ambiente.
A Pedra do Caju em Currais Novos-RN, dentro do Geoparque do Seridó, tem a sua exuberância e histórias que marcam como a natureza se manifesta. Por esse lugar, há milênios de anos, deduz que um dia foi mar e com seu desaparecimento, as pedras surgiram com suas particularidades.
Viajar por esse Nordeste Brasileiro é um desafio muito prazeroso. Conhecer novas culturas, vivenciar novas manifestações culturais, conhecer de perto histórias daqueles que viveram a pré-história, nos faz entender que o homem ainda tem muito a evoluir.

Fui recepcionado pelo turismólogo e guia de turismo, Dilson Gonçalves, que nos acompanhou por vários pontos turísticos e culturais da cidade de Currais Novos-RN. O cara é uma figura ímpar, inteligente, bem humorado e muito inteligente.

Na terra das minas e dos geossítios, conhecemos, Janaina Medeiros (assessora operacional do Geoparque do Seridó) e Dilson Gonçalves (turismólogo e guia de turismo), nos deram uma grande lição de como se deve preservar a cultura e o turismo na cidade de Currais Novos-RN, distante de Bom Conselho-PE, 480 quilômetros de distância.

Olhe essa foto acima direito. Olhou? Cada pedra tem uma geoforma, como a Pedra do Cachorro (formato de cara de cachorro), para enxergar isso, precisa-se de sensibilidade intelectual.
Ainda no Pico do Totoró encontramos as pedras com geoformas de navio, tartaruga e uma vegetação de caatinga.

A beleza das caraibeiras, todas floridas, mesmo com a estação do verão, dão todo um colorido ao sertão do seridó em Currais Novos-RN

Um tour pelo centro de Currais Novos-RN, conhecemos uma feira que se parece com a de Caruaru, pois, há na região fabriquetas de confecções que fazem a sua própria produção e vende no próprio município.

Uma parada na estrada, para vislumbrar a beleza das montanhas rochosas no sertão do Rio Grande do Norte, nos enche de inspiração e sabedoria para superar os percalços que a vida nos apresenta.
O Morro do Cruzeiro num formato de navio, segundo a história, apareceu há mais de meio milhão de anos passados. Tornou-se o marco da religiosidade do povo de Currais Novos-RN e região.
Para cada lugar visitado em Currais Novos-RN, tive a sensação que o povo dessa cidade tem grandes entusiastas com a história de seus antepassados. Nesse município, o poder público tem dado sua parcela de contribuição para que esses patrimônios não pereçam.

Na cidade de Currais Novos-RN às margens da rodovia que da acesso a capital, Natal, há uma praça com os monumentos que demonstram os três ciclos econômicos vivenciados pelo município, o gado, a mina e a produção do algodão.

Nas próximas horas estarei publicando um vídeo do bate-papo que tive com os amigos Janaina Medeiros e Dilson Gonçalves, sobre a história da Pedra do Sino, dentro do Geoparque do Seridó em Currais Novos-RN.

ESSA VIAGEM TEVE OS SEGUINTES PATROCINAODRES

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE