31 de março de 2015

DEPUTADOS FEDERAIS APROVAM REDUÇÃO DE MAIORIDADE PENAL

A sessão foi tumultuada e as bancadas de PT, PSOL, PPS, além da liderança do governo na Câmara tentaram sem sucesso tentar obstruir a sessão.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 42 votos a 17 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. PSDB, DEM, PR, PSD votaram a favor da PEC. PT, PCdoB e PSB votaram contra. O PMDB liberou a bancada.
Após a aprovação na CCJ, será criada uma comissão especial que debaterá o tema por até 40 sessões antes que o tema seja apreciado em plenário.
A sessão foi tumultuada e as bancadas de PT, PSOL, PPS, além da liderança do governo na Câmara tentaram sem sucesso tentar obstruir a sessão. A oposição inverteu a ordem do dia para priorizar a pauta.
Na tentativa de evitar a aprovação da PEC, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que o Congresso não pode agir "de forma passional" na discussão do tema. "O parlamento não pode fazer justiça com as próprias mãos". Representando a bancada do PT, Paulo Teixeira (SP) defendeu a criação de uma subcomissão na CCJ para buscar outra alternativa de penas para menores infratores.
FONTE: CÂMARA FEDERAL

CARRO ROUBADO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS É ABANDONADO EM BOM CONSELHO

A Polícia Militar da cidade de Bom Conselho foi informada pela manhã desta terça-feira, 31/03, da existência de um veículo SANDERO, de cor cinza, com placas ORG-4871, ano 2012, modelo 2013, Palmeira dos Índios - AL, abandonado na estrada que da acesso ao Distrito de Rainha Isabel, mais precisamente, no Sítio Brito. O carro ainda está no local, travado, sem o ar-condicionado, bateria, som e outros acessórios. As autoridades policiais ainda não sabem de quem pertence o veículo, mas, sabem que existe queixa de roubo, segundo o SINESP.
A reportagem desse blog esteve na 136ª Delegacia de Bom Conselho, situada na Rua José Amaral, e até o presente momento ninguém apareceu para prestar queixa ou recuperar o carro. Somente um guincho é que conseguirá levar o carro até a delegacia para apurar o abandono desse carro no município de Bom Conselho. Sabe-se até agora que é um veículo produto de roubo.

Menino que nasceu sem pênis e ânus vive uma batalha diária pela sobrevivência

Maria Lígia e José Aureliano,
que é tio avô do menino,
 cuidam dele como um filho
É com uma renda mensal de aproximadamente R$ 350 que o catador de lixo José Aureliano Barbosa, 36 anos, sustenta a família e tenta dar continuidade à missão que tomou para si: cuidar do pequeno Davi Lucas Bezerra, de apenas 1 ano. “Lutamos todos os dias pela sua sobrevivência”, diz emocionado. 
A criança veio ao mundo prematuramente no dia 11 de março do ano passado, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), e desde então já passou por três sessões cirúrgicas para reverter seu quadro clínico. O garoto nasceu sem o órgão sexual masculino e também sem o ânus.
Por conta do problema, precisa de cuidados diários. A urina e as fezes de Davi saem e um buraco abaixo da barriga. Assim como o catador de lixo, a mulher dele, Maria Lígia da Silva, 40 anos, cuida da criança como um filho. Troca fralda e usa gaze e pomada para fazer a limpeza da abertura feita pelas médicas após nascimento, para que o menino pudesse sobreviver.
José Aureliano é tio avô de Davi, que antes vivia com a mãe, que é usuária de crack e ficava impaciente ao cuidar dele. Preocupados com a situação, o catador e a esposa acolheram a criança há oito meses em sua pequena residência de três cômodos, localizada no bairro do Cajá, no município de Carpina, na Mata Norte do Estado. 
“A mãe dele bebia e se drogava muito. Eu não podia ver aquela situação e não fazer nada para ajudá-lo, então resolvi acolhê-lo como meu filho, com o consentimento da mãe”, disse José Aureliano.
O casal contou que já entrou com uma ação para obter a guarda provisória de Davi e, em seguida, pedir a sua adoção. A princípio, Maria Lígia demonstrou receio em acolher o pequeno. Com o passar do tempo e os cuidados, o carinho foi crescendo e tornou-se um afeto maternal. “Já tenho três filhos, todos mais velhos, mas agora crio Davi como meu filho. Não posso deixá-lo”, comenta Maria Lígia, que parou de estudar e trabalhar para poder cuidar do garoto.
É com o dinheiro da venda do que consegue colher na rua e o auxílio do bolsa família que José Aureliano custeia o aluguel da pequena casa em que vive, que custa R$ 150, a alimentação da família, os medicamentos e produtos de higiene para o pequeno. É pouco. Por perceber as dificuldades, amigos e vizinhos, preocupados, tentam ajudar. “Eles se preocupam muito como bem-estar de Davi. Mas, quando o bem não chega, temos que nos se virar com o que temos. As vezes vendemos algumas coisas em casa para comprar as coisas”, lamenta José Aureliano.
Às vezes o dinheiro é tão pouco que falta o que comer. A prioridade para a família são as gases e pomadas para o menino. Com Davi nos braços, sempre sorrindo ou tentando pegar algum objeto, Maria Lígia fez um apelo. “Gastamos muito gaze e pomadas diariamente. E esses materiais são muito importantes. Quem puder doar, ajudará muito”, disse. 

ESTÁ CHEGANDO A HORA

É SÁBADO AGORA! COMPRE JÁ SEU INGRESSO, GARANTA A SUA VAGA E CURTA UMA NOITE DIFERENTE E ESPECIAL.

INFORMES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BOM CONSELHO

A Secretaria Municipal de Educação de Bom Conselho, que tem o comando da secretária Cibele Cavalcante, distribuiu "Kits da Páscoa" para todas as escolas da cidade e zona rural. Segundo, Cibele, neste ano de 2015, o município está com aproximadamente 10 mil alunos, distribuídos nas 52 escolas municipais.
Ainda num contato com a nobre secretária, afirmou que a reforma da Escola São Geraldo está tendo sequência, mas, não tem atrapalhado o andamento das aulas. 
Recentemente, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil, no Bairro da Parmalat, que está funcionando de 0 a 3 anos de maneira integral e de 4 a 5 anos em período normal. Por enquanto, o Centro Infantil da Parmalat está sem diretor, mas, tem a coordenação da professora Isabele. Neste espaço estudantil, são atendidas cerca de 600 crianças.

Na manhã desta terça-feira, 31/03, houve um Encontro de Formação de Alfabetizadores do Programa Paulo Freire - PPF, com coordenadores de turma. A secretária, Cibele Cavalcante, esteve prestigiando também o encontro. O referido programa que tem o apoio da prefeitura municipal, tem a coordenação da professora Ivaneide Oliveira dos Santos (Melica).
Nesta manhã de terça-feira, 31/03, na sede da Secretaria de Educação de Bom Conselho, houve a Festa da Páscoa para a equipe que trabalha no setor administrativo.

Beto Accioly pede empenho da bancada federal para jornada de 30 horas dos profissionais de enfermagem

BETO ACCIOLY
Foto: João Bita/Alepe
O deputado estadual Beto Accioly (SD) aproveitou a sua passagem por Brasília na última semana para solicitar o empenho do deputado federal Augusto Coutinho (SD) no destravamento do Projeto de Lei nº 2295/2000. 
A proposição trata da jornada de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Nesta segunda-feira (30), o parlamentar estendeu o pedido e enviou ofício para os 25 deputados que compõem a bancada federal no Congresso Nacional. “Durante a campanha assumi o compromisso de auxiliar os profissionais de enfermagem na luta pela jornada de 30 horas. Já havia solicitado o empenho do deputado Augusto Coutinho e agora oficializei toda bancada pernambucana para que sensibilize o presidente Eduardo Cunha a fim de que a matéria vá ao Plenário da Câmara dos Deputados e seja aprovada”, comentou Beto Accioly, que espera contar com o apoio de todos nessa pauta.
“São mais de 15 anos de tramitação e até agora nada. Penso que o momento é esse. 
Não dá mais para esperar e penalizar esses profissionais de enfermagem que aguardam ansiosos pela aprovação dessa proposta”, concluiu Accioly.
A matéria já passou pelo Senado Federal. Uma vez aprovada na Câmara dos Deputados sem modificações, seguirá para sanção presidencial.