10 de setembro de 2015

BOM CONSELHO GANHARÁ DUAS MIL CISTERNAS

 
Foi realizada hoje, 10/09, em Bom Conselho o primeiro encontro para a implantação das cisternas de Primeira Água que serão construídas pela FETAPE - Federação Trabalhadores Agricultura do Estado de PE, com recursos dos governos Federal e Estadual, no Programa Águas Para Todos.
No encontro estavam presentes os representantes das 20 (vinte) associações de agricultores familiares da região, o ProRural-Garanhuns e a FETAPE. 
Em consenso, foi decidido que as primeiras localidades a receberem as cisternas serão: Angico, Angico de Cima, Lagoa Comprida, Queimada Grande, Lagoa Primeira, Barrocão, Igreja Nova Lagoa do Jerimum e Serra Verde.
No total serão 2.000 (duas mil) famílias atendida pelo programa com o objetivo de implantar equipamentos destinados à captação e armazenamento de água para consumo humano. 
A tecnologia é simples e de baixo custo: a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada nas cisternas construídas com placas de cimento, permitindo que uma família de até cinco pessoas possa ter água para beber e comer por até oito meses.
TEXTO E FOTOS: DARIO FERRAZ

PORTAL O NORDESTE REALIZARÁ II ALEPE DIGITAL DIA 30/09

O Portal O Nordeste, que tem como editor o jornalista e blogueiro, Ivan Maurício, estará organizando o II Alepe Digital que será realizado dia 30 de setembro (quarta-feira), das 9h às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde terá importantes palestras, entre elas, a de Geneton Moraes Neto.
 O evento será apenas para convidados
A programação do evento é a seguinte:
8h - Credenciamento
8h30 - Abertura: pronunciamentos do presidente e do primeiro-secretário
9h - Apresentação da Comunicação Institucional da Alepe
10h - Coffee break
10h30 - Palestra com o professor de comunicação da UFPE, Rodrigo Stefani Correa
12h - Almoço
13h30 - Visita ao Museu Palácio Joaquim Nabuco e acompanhamento do início da Reunião Plenária
15h - Palestra com o jornalista Geneton Moraes Neto, da Globo News
16h30 - Debate

17h30 - Coquetel de encerramento
NOTA DO BLOG
Quero agradecer aos amigos, Ivan Maurício e Tiago, pela lembrança e pelo convite. Esse blogueiro participou da Primeira Edição do Alepe Digital, onde pude fazer um grande intercâmbio. Sendo o único blogueiro convidado de Bom Conselho, farei questão de prestigiar esses nobres amigos.
Cláudio André Santos
Editor do Blog do Poeta

CÂMARA REJEITA CONTAS NA CIDADE DE TEREZINHA E PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA FICA INELEGÍVEL

A CÂMARA MUNICIPAL DE TEREZINHA, na tarde desta quinta-feira, 10/09, manteve a rejeição das contas relativas ao exercício financeiro de 2007 do Município de Terezinha e julgou IRREGULARES a prestação de contas do processo TC 0890070-0 que tinha como responsáveis financeiros, Ezaú Gomes, Nadir Ferro e Mariana Reinaux.
O resultado foi de 07 votos pela rejeição das contas (votaram assim os Vereadores Heleno, Walter, Reginaldo, Ailson, Tinoco e Messias) e 02 pela aprovação das contas (votaram assim os Vereadores Dudé e Adriano).
Durante a sessão foi permitido o exercício da ampla defesa e, sem Advogados, fizeram uso da palavra Ezaú e Nadir que tentaram justificar as irregularidades cometidas, mas não conseguiram convencer os Vereadores que já tinham condenado os mesmos , no mesmo processo, em outra oportunidade. 
Com esse resultado, a pré-candidata a prefeita de Terezinha Nadir Ferro Fica INELEGÍVEL por 8 anos, e Ezaú Gomes que já estava INELEGÍVEL por conta de outros julgamentos, terá aumentado seu tempo sem poder ser candidato a cargo eletivo. A sessão contou com presença de muitos populares e autoridades. 
A decisão que torna Nadir Ferro INELEGÍVEL agora só poderá ser anulada por ordem judicial, mas diante do cenário de combate à corrupção que domina o país, será muito difícil a Justiça absolver alguém.
por Assessoria

COMUNICADO DO SAMU DE BOM CONSELHO

Enquanto a Unidade Móvel não é concertada, a população ficará sem o atendimento pelo 192. Segundo o coordenador do Samu da cidade de Bom Conselho, Kleitson Albuquerque, quando a ambulância completa 03 anos de funcionamento, o município solicita uma nova unidade móvel e a outra fica como reserva, ou seja, no próximo ano isso ocorrerá com a ambulância que serve o povo da terra de Papacaça.

PREFEITOS ALAGOANOS FECHARÃO PREFEITURAS

O presidente da Associação dos Municípios de Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, disse, durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que as cidades alagoanas caminham para um processo de falência diante da crise financeira e da redução dos repasses do governo federal. Segundo Beltrão, com a queda de 38% no primeiro depósito do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em relação ao depósito de setembro do ano passado, além das perspectivas negativas para os próximos meses, a gestão das cidades alagoanas tornam-se inviáveis.
“Hoje, por exemplo, 100% do Fundeb vai para a folha de pessoal porque o repasse é insuficiente para investimentos. O Programa Saúde da Família recebe R$ 10 mil do governo federal enquanto o custo total é de R$ 30 mil. 
Para a merenda escolar, o repasse é de R$ 0,30 por aluno, para o transporte escolar R$ 13,00 e assim vai. Isso inviabiliza as prefeituras”, disse Beltrão, ao criticar o repasse de apenas 15% do bolo tributário para os mais de 5.500 municípios brasileiros. 
"O Brasil é uma federação apenas no nome, porque concentra todos os recursos e está causando toda a instabilidade política e econômica que estamos vivendo”, disse.
O presidente da AMA aproveitou para convocar os prefeitos alagoanos para uma assembleia geral nesta sexta-feira, dia 11, às 14h, para deliberar todas as propostas que estão sendo apresentadas pelos prefeitos,entre elas a de fechamento das prefeituras como forma de protesto.
A ideia da reunião é também traçar estratégias para mostrar à população qual a responsabilidade de cada poder. Na prática, eles não querem ser vistos como culpados pela atual situação onde a queda da receita, a correção de pisos que estão sendo aprovados pelo Congresso e o subfinanciamento dos 397 programas federais têm dificultado os investimentos prioritários.
A AMA também vai entregar um documento aos órgãos fiscalizadores mostrando a realidade dos municípios brasileiros que estão carregando nas costas uma crise que não foi provocada por nenhum prefeito.
“Hoje, por exemplo, 100% do Fundeb vai para a folha de pessoal porque o repasse é insuficiente para investimentos. O Programa Saúde da Família recebe R$ 10 mil do governo federal enquanto o custo total é de R$ 30 mil. 
Para a merenda o repasse é de R$ 0,30/aluno, para o transporte escolar R$ 13,00 e assim vai”, desabafa o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, que complementa “é importante que esses números e os problemas que eles acarretam cheguem ao conhecimento da população que mora nos municípios.
O Brasil é uma federação apenas no nome, porque concentra todos os recursos e está causando toda a instabilidade política e econômica que estamos vivendo”.

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VOTAÇÃO DE CONTAS

Nesse momento está acontecendo Sessão  Ordinária na  Câmara de Vereadores  da cidade de Terezinha.  É a Segunda votação das contas do ex-prefeito EZAÚ, NADIR Ferro e MARIANA com relação ao Exercício de 2007.  Daqui a pouco o resultado. Aguardem!

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9 de setembro de 2015

VEREADOR VAL BASILIO AMEAÇA JORNALISTA GRAZZIANE DUARTE

por Bernardino Souto
O vereador palmeirense Denisval Basilio, "Val Basílio" - sem partido - não satisfeito com as críticas dirigida a ele e redigida pela jornalista Grazianne Duarte no portal "Estadão Alagoas" fez abordagem a ela, coagindo moralmente.
De acordo com Grazianne Duarte, o vereador Val Basílio não gostou da maneira como o assunto foi abordado e já tinha inclusive, mencionado dentro da própria rádio, procurar a profissional de comunicação. A  matéria foi publicada no dia 23 de julho, sobre o esquema de censura na Radio Farol FM do grupo João Caldas.
O vereador interpelou a mesma sobre o que teria sido publicado a seu respeito,e ela, com mais de dez anos de jornalismo e experiência, apenas mandou que o político  voltasse a tentar “ser um homem de bem”, cuja resposta a jornalista não escutou.
A jornalista Grazi Duarte explica ainda, que ela, seu esposo e mais duas pessoas estavam reunidos na calçada da lanchonete Churrasqueto na Avenida Muniz Falcão, quando o vereador Denisval Basílio a chamou em particular e com o dedo em riste tomou satisfação em relação a referida matéria.
“Ele estava alterado, afirmando que se eu escrevesse mais alguma coisa sobre ele, também usaria a rádio contra mim”, destaca.
Os fatos que originaram a matéria sobre a situação da Rádio Farol, ocorreram através de denúncias do radialista Cláudio André, em relação a ”conveniência administrativa” por parte do diretor e Denisval Basílio e o prefeito do município, que decidiram pressionar e acabou retirando do ar o noticioso Programa “Você Faz A Notícia”, comandado pelo referido radialista.
Á época Cláudio André informou ao Estadão Alagoas, que sua saída se devia a três embates, “a blindagem da administração municipal, censura as entrevistas e problemas financeiros”.
A  Gazi Duarte já está movendo ação, junto ao Ministério Público, em relação ao que cometeu o empresário e vereador, Denisval Basílio, principalmente às condutas morais da jornalista.
A denúncia já está a caminho, e o promotor Rogério Paranhos será comunicado.
As entidades jornalísticas também já foram comunicadas do acontecimento.
Ao final da entrevista, Grazi Duarte enfatizou: “Sou igual ao meu pai, o radialista Josmário Silva já falecido, e tenho a certeza de que as entidades competentes não concordam com esse tipo de atitude, seja ela política ou social. Não abro nem para um trem, mesmo que ele venha carregado de bomba. Temos, sim, o dever de informar, principalmente com responsabilidade, pelo que esta empresa tem lutado e primado a cada dia”, fortaleceu a jornalista.
Rejeição
Sem partido definido ou que o aceite, o vereador Denisval Basílio tenta se aliar a algum grupo político-partidário. A sua destinação em meio ás eleições do ano que vem, segundo grande parte da opinião pública ainda são muito incertas.
O próprio PRTB, agremiação a que o vereador se filiou em 2011, não quer sequer falar sobre uma possível conversação com o parlamentar palmeirense.

COMUNICADO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO


A Secretaria de Administração de Bom Conselho e o Fundo de Previdência do Município de Bom Conselho CONVOCAM todos os Servidores Públicos Municipais APOSENTADOS E PENSIONISTAS para realizarem o RECADASTRAMENTO no Fundo de Previdência entre os dias 01de setembro de 2015 a 30 de outubro de 2015 das 08h00min às 13h00min, para maiores informações sobre a tabela de convocação compareça a Sede do Fundo de Previdência do Município de Bom Conselho.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DO RECADASTRAMENTO.

A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO, representada pelo Senhor Expedito Alves dos Santos, portador do RG nº 271.748 SSP/AL, CPF nº 934.265.268-91, através do FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO, pessoa jurídica de direito público, com sede na Rua Vidal de Negreiros, nº 10, Centro – CEP 55.330-000 - Bom Conselho – Pernambuco, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 05.624.075/0001-67, por intermédio da Gerente de Previdência, Senhora Rivelina Maria Cavalcante de Almeida Godoi, CONVOCA através do presente Edital, todos os Servidores Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Bom Conselho para realizarem o recadastramento junto a este órgão, que será realizado de 01de setembro de 2015 a 30 de outubro de 2015, nos horários compreendidos entre as 8h e 13h, na Sede da Previdência O recadastramento dos servidores de que trata o presente edital, será organizado pela letra inicial dos nomes dos beneficiários ficando estabelecido da seguinte.

Letras iniciais A, B, C e D 01 a 07/09/2015.
Letras iniciais E, F, G, H e I  08 a 11/09/2015
Letra inicial  J 14 a 18/09/2015
Letra inicial L 21 a 25/09/2015
Letra inicial M 28/09 a 06/10/2015
Letras iniciais N, O, P e Q 07/10/2015 a 09/10/2015.
Letras Iniciais R, S, T, U, V, X, e Z 12/10/2015 a 16/10/2015.
Letras iniciais A a I 19 a 21/10/2015
Letras iniciais J a Z 22, 23,26 e 27/10/2015.
RETARDATÁRIOS  - Dias 28, 29 e 30/10/2015.

Os dias 28,29 e 30/10/2015 serão destinados aos beneficiários residentes no município que não podem se locomover até o Fundo de Previdência para realizar seu recadastramento. Estes devem comunicar com antecedência aos responsáveis pelo recadastramento o motivo da impossibilidade de sua locomoção, deixando endereço e telefone para que a pessoa responsável pelo recadastramento se dirija até à residência desse beneficiário.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

No ato do recadastramento o servidor deverá apresentar a documentação original para conferência e, cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; 01 foto atualizada 3x4; CPF; Título Eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de Casamento e/ou averbação separação judicial (Divórcio), Registro de nascimento e Cartão de vacina (filhos entre 0 e 06 anos); Registro de nascimento e Declaração da escola (filhos entre 7 e 21 anos); Carteira de habilitação (se motorista); Carteira de Reservista; Comprovante com o n° do PIS/PASEP (que não seja contra cheque); Comprovante de endereço; Carteira de registro profissional; Carteira de Identidade e CPF do cônjuge e dependentes. 
Em caso de recadastramento por procuração, deverá ser apresentada a procuração original e específica com firma devidamente reconhecida do beneficiário, bem como, cópias de RG e CPF do procurador.

O servidor público municipal que deixar de se recadastrar no prazo estabelecido no referido edital, terá suspenso o pagamento de seus proventos até que seja Bom Conselho, 27 de julho de 2015.


                                          Rivelina Maria Cavalcante de Almeida Godoi
                                                            Gerente de Previdência

                                                          Expedito Alves dos Santos

                                                          Secretário de Administração

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DA CIDADE DE TEREZINHA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através da Comissão Eleitoral, resolve tornar pública, a lista de pedidos deferidos e  para participar do  Processo de Escolha Unificado do Conselho Tutelar do Município de Terezinha-PE. 
A relação segue com o nome do candidato, alcunha (apelido) e o número da candidatura (esse escolhido através de sorteio  como consta no artigo 4.1 do edital 001/2015)
NOME DO CANDIDATO                  ALCUNHA (APELIDO)         Nº DO CANDIDATO
Taize Quitéria Galvão de Siqueira       Taize Galvão                                           01
José Cícero Cordeiro da Costa       Zé Cícero do Conselho Tutelar                  02
Paloma Jéssica de Melo                Paloma da Lojinha                                   03
Ana Lúcia Fernando da Silva             Lulu do Bolsa Família                           04
Ana Paula de Freitas                                     Paula                                                   05
Gerlane Pereira da Silva                        Gerlane                                                   06
Lucineide Alves da Silva          Lucineide do Conselho Tutelar                  07
Maria Aparecida Sena de Carvalho          Michelly                                          08
Marcos André de Almeida                   André Zumba                                           09
Oscalina Duarte Oliveira                      Oscalina                                                   10
Maria Janileide Nunes de Melo      Janileide Nunes                                   11
Aline Melo de Carvalho Costa                     Aline Melo                                   12
Silvia Ferreira dos Santos                       Silvinha                                                   13
Gilvaneide Vieira da Costa                 Gilvaneide Costa                                   14
Joselma Teixeira de Oliveira                        Joselma                                           15
Andreia Cavalcante dos Santos     Andreia da Lotérica                           16
Makena Elain Cavalcante de Melo        Makena Bizunga                                   17
Elaine Tenório de Oliveira Santos              Elaine                                          18
Ana Rita Dantas Rolim                     Ana da Saúde                                           19
Maria Sandra Lopes Marques                   Sandra Marques                           20
Luci Cleide de Melo Costa                        Cleide                                                   21
Nivalda dos Santos Silva                         Teca                                                   22
Angeluzia Alexandre da Silva             Angeluzia do Mãe Coruja                  23
Carla Patrícia Cavalcante                       Patrícia                                                   24

Terezinha, 09 de setembro de 2015.
Patrícia Gonçalves Miranda
Presidente do CONDCA

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE TEREZINHA GANHAM NOVO FARDAMENTO

Na manhã dessa quarta-feira, 09/09, hoje houve uma importante reunião na Câmara de Vereadores organizada pela coordenação dos PSFs da cidade de Terezinha. Na oportunidade, houve  a entrega do fardamento e materiais necessários para uso diário. 
A secretária de saúde do município de Terezinha providenciou a entrega de materiais e fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde. A coordenação dos ACS agradece a iniciativa do prefeito Alexandre Martins.