O SUL DE BOM CONSELHO E SEUS ATRATIVOS TURÍSTICOS

 Você conhece a região sul de Bom Conselho?

Região sudeste de Bom Conselho é diferenciada. Entre serras e vales você vai encontrar um clima diferente e que repentinamente se transforma.

Mesmo a vegetação trocada pela pastagem deixa um cenário natural que chama atenção.

Por esse ângulo vemos a serra do Bulandim e o caminho que interliga com o acesso a caverna dos Holandeses.

A serra dos Flamingos tem uma altitude de 920 metros e visualmente da para perceber que ficamos acima da serra de santa Terezinha que tem uma altitude de aproximados 860 metros.

A região sul e sudeste de Bom Conselho tem uma vegetação tipicamente de zona da mata.

Ainda existem áreas de reservas de mata no lado sul de Bom Conselho.

Basta uma nuvem rápida jogar água que logo o clima se modifica. Uma tarde ensolarada pode nessa região virar repentinamente para período chuvoso.

Essa é a região do Bulandim, sul de Bom Conselho.

As terras do atual município de Bom Conselho se tornaram uma uma sesmaria concedida a Jerónimo de Burgos de Sousa e Eça e, em 23 de julho de 1712, foi vendida para o português de origem judia e convertido ao cristianismo Manuel da Cruz Vilela, que deu início à organização da fazenda Papa-Caça

O município está inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Ao sul, parte da área insere-se na Depressão Sertaneja. A vegetação nativa é composta por caatinga hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Vista de cima da serra dos Flamingos
Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade um quilombo, conhecido como Quilombo de Pedro Papa-Caça que atualmente chama-se Quilombo de Angico. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura.

Postar um comentário

0 Comentários