Nossas andanças pelo agreste meridional de Pernambuco

 

O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema.
O lado oposto da Pedra do Hipopótamo, localizada no leste de Venturosa.

vegetação no agreste meridional de Pernambuco é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos. Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos, são característicos do local.

É muito comum encontrar matacões graníticos nessa cordilheira que interliga os municípios de Venturosa/Alagoinha/Pesqueira.

O município está inserido no Planalto da Borborema - rochas de embasamento cristalino que englobam o sub-domínio de rochas metamórficas -, com domínio hidrogeológico totalmente do tipo Fissural, ideal para a confecção de poços tubulares para captação de água subterrânea.

A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor histórico-cientifico, como a pedra do Hipopótamo.

Nessa região foram descobertos um cemitério de índios pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.
No início, Venturosa, era apenas uma fazenda do proprietário José Antunes Bezerra, que ao atravessar um grande período de seca, recebeu de despedida de um amigo um esperançoso “boa sorte” para suportar tamanho castigo provocado pela estiagem.

Um dia é pouco para conhecer as riquezas naturais na zona rural de Venturosa.

Toda essa região é ideal para a prática de esportes de aventura.

Uma vegetação tipicamente de caatinga e rasteira rodeada de formações rochosas, embelezam ainda mais a cordilheira de Venturosa.

No Nordeste brasileiro o piemonte da Borborema corresponde a uma formação geomorfológica caracterizada por um conjunto de serras (esporões) que se estende no sentido norte-sul entre a Depressão Sublitorânea e a encosta oriental do planalto da Borborema
(CARVALHO, 1982). 

Durante nossa pesquisa nesse local, verificou-se, contudo, que pouco se sabe sobre a flora nas serras que correspondem ao piemonte da Borborema, especialmente em relação aos afloramentos rochosos que ocorrem na mesma.

Em síntese, vale apena aventurar-se por essa cordilheira no agreste meridional de Pernambuco.

Acesse nosso portal de Turismo e saiba mais.

Postar um comentário

0 Comentários