OS FÓSSEIS, OS CASARÕES, O RIO CALUMBI E AS BELEZAS NATURAIS DO LESTE DE BOM CONSELHO

Em mais uma trilha ecológica, dessa vez pela região leste de Bom Conselho, chegamos a uma das cachoeiras que fica no leito do rio Calumbi, importante rio da Bacia do Paraíba do Meio (Praibinha). 

Em 2013, foi esse blogueiro que primeiro propagou a notícia de uma achado de fósseis na zona rural de Bom Conselho. Passado esse tempo todo, resolvemos ir até o sítio Lagoa da Pedra, região sul, distante 04 km do distrito de Rainha Isabel, para saber mais informações.

Numa propriedade do senhor Zé de dona Mocinha, encontramos restos de fósseis de algum animal pré-histórico que habitou há milhões de anos. Por nossa iniciativa, um estudo começou a ser feito para chegar a identificação do tipo de animal pré-histórico. Sabemos que o sítio Lagoa da Pedra tem potencial para tornar-se num sítio arqueológico, mas isso só poderá tornar-se real quando Bom Conselho tiver um prefeito que tenha visão futurista... A nossa parte vem sendo feita.

Nesse tour pela região leste de Bom Conselho, chegamos a um lindo casarão centenário de propriedade de Tide Tenório. Esse patrimônio fica com vista para o rio Calumbi. O blogueiro e documentarista, Cláudio André O Poeta, fez uma mapeamento para uma rota de 12km para se fazer uma trilha ecológica e aventurar-se pelos grotões que margeiam  o rio Calumbi.

Ai tu acha que nos contentamos apenas com a região de Caldeirões? Não moço, fomos parar no povoado de Queimadas, linha limítrofe com o estado de Alagoas. Estivemos na Barragem do Bálsamo, filmando e fotografando o local que terá em breve um hotel fazenda modelo com toda infraestrutura que o turista merece.

O que será que esses camaradas estavam procurando?

Do piso superior do casarão da fazenda de Tide Tenório, tivemos essa vista maravilhosa. Todo esse trecho, que começa nas Frexeiras, passando por Sabiá, Caldeirões, Lagoa da Pedra, Rainha Isabel e povoado de Queimadas, tem rico potencial turístico.

Estaremos através do nosso portal de Turismo https://poetaviagenseaventura.com/ mostrando e contando muito mais sobre a região leste de Bom Conselho. Acima está uma das quedas d'água que fica no leito do rio Calumbi, afluente do rio Paraiba do Meio (Praibinha), como o pessoal conhece. 

É bom lembrar que a maior dificuldade para chegar a esse lugar foi a condição precária da estrada do sítio Sabiá, uma vergonha para a gestão pública de Bom Conselho.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, (distrito de Caldeirões), foi edificada em 1916 sobre a liderança de Monsenhor Marques e Domingos Pacheco. Antes dela já existia uma capela localizada dentro de um cemitério, que ficava situado em frente desta igreja, e que desde o séc. XIX era festejada a festa da NSª do Carmo, por uma idosa de origem africana, que fazia a festa como pagamento do livramento da comunidade da peste.
A capela foi edificada como obra principal da organização da localidade, como já foi dito, pelos Pachecos e Mons. Marques em 1916, sendo o antigo cemitério desativado, com a edificação de outro afastado da atual igreja.

Texto: professor Vitor Gomes
Foto: Claudio André O Poeta

Veja mais no nosso portal de Turismo.


Queremos aqui agradecer o apoio dos amigos que prestigiam nosso trabalho.















Postar um comentário

0 Comentários