AS FLAMBOYANT QUE EMBELEZAM A RODOVIA FREI CAETANO DE MESSINA EM BOM CONSELHO

 

Quem está chegando ou passando pela rodovia frei Caetano de Messina/PE-218, em Bom Conselho, vai poder visualizar de perto a floração dessas plantas leguminosas que foram descobertas na Ilha de Madagascar em 1824. As flamboyant tem esse nome francês, mas por sua vez está oriundo do latim flammare, quer dizer, incendiar. 

Devido a sua cor vermelha forte, as flamboyant também são chamadas de "chamas de fogo". Por sua beleza, é uma das plantas mais usadas com fins ornamentais em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. Essa planta se adapta a solos úmidos e quem um pouco de salinização.

Não sei quem as plantou, mas não deixa de ter sido uma ideia louvável. As flamboyant tem nas cores, vermelha e alaranjada.

Os nomes em português flamboiã e flamboaiã derivam do nome francês flamboyant. Antes de receber a atual nomenclatura científica de Delonix regia, havia sido classificada como Poinciana regia

Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental. Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe. No Brasil, é usada na arborização de ruas e praças.

Tomara que os pés de flamboyant existentes em Bom Conselho, não arranquem e nem toquem fogo, já que por aqui existe uma cultura de desproteção ao meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários