15 de dezembro de 2021

CONFRATERNIZAÇÃO DO JORNAL A GAZETA

Confraternização no jornal A Gazeta com os amigos: Gustavo, Álvaro Gomes,  Cláudio André e Valdemir Cintra.  sendo recebidos pelo jornalista Luiz Clério.

As autarquias foram recebidos pelo jornalista Luiz Clério,  do jornal A Gazeta, para uma confraternização de fim de ano.
Dell Criações esteve registrando esse momento.

A IMINÊNCIA DE UM ACIDENTE NA PRAÇA DOM PEDRO II DE BOM CONSELHO

Chegou a redação desse blog esta imagem acima enviada por um leitor desse Blog  e cidadão bonconselhense. Um parque de diversão chegou a Bom Conselho, até ai tudo normal, mas o que vemos acima é um perigo iminente de acidente. Custava ter colocado esse equipamento virado para a um lado que não fique na iminência de ocorrer um acidente? Na praça num fica a Guarda Municipal? Por que num viram isso? 
Tudo é uma questão de consciência coletiva. Como esse troço está pode provocar um grave acidente, seja de carro ou moto. E mais, estacionam bem ao lado, estreitando a passagem de veículos e pedestres.
Tomara que após essa postagem algo seja feito. 
Estamos de olho!
Bom Conselho precisa de mentess brilhantes e não de quem não enxerga além do seu umbigo e muito menos que tem pensamento pequeno.


O RETARDO DA FLORAÇÃO DAS CARAIBEIRAS

Nesse fim de ano percebi que houve um retardo na floração das caraibeiras, árvores nativas da caatinga. Elas, servem para a carpintaria, cabos de ferramentas, tacos de bilhar, cangalhas e portas internas. Sua madeira tem aplicação em vigamentos, esquadrias, móveis e serviços diversos.
 
Umas das explicações do retardo da floração, é a mudança climática, segundo especialistas. Espécies frutíferas de clima temperado requerem certa quantidade de frio no inverno para que ocorra um desenvolvimento adequado da planta, propiciando boas produções.

Caraibeiras, ipês e outras espécies estão passando por esse retardo na floração. As queimadas e desmatamentos estão inseridos nos motivos da mudança climática. Nessa última viagem que fiz ao sertão prestei bem atenção nesse tipo de comportamento das árvores.

CRÔNICA DO DIA: NÃO SE DEIXE SER ESCADA PARA OS OUTROS NESSE ANO NOVO

 

O ano novo está próximo de chegar e com ele vem novas promessas, novos propósitos, novas metas, novos sonhos... Mas seja franco com você mesmo. Não deixe que outros te utilize como escada, como ponto de apoio. Seja o mais natural possível. Busque sempre a sua independência em todos os aspectos.
E por ser um ano eleitoral, vai aparecer muita gente lhe fazendo promessas, não acredite. não confie. A pior coisa do ser humano é deixar-se ser iludido através de maneiras obsoletas e que prejulgam o sentido da vida. Seja firme em suas decisões.
Ano Novo, vida nova, assim expressam os que desejam ser livres e persistentes. Vamos viver em paz, com saúde mental, especialmente. O contato com a natureza vai nos fazer um bem danado. Reserve tempo para você.
Pense nisso!

por Claudio André O Poeta

Você sabia que o cérebro humano tem 86 bilhões de neurônios?

 

Os neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os chamados impulsos nervosos. Apesar de não serem as únicas células do nosso tecido nervoso, elas destacam-se como as mais conhecidas.

→ Características gerais dos neurônios

Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio.

  • Corpo celular: O corpo celular é a região onde está localizado o núcleo do neurônio, bem como a maioria de suas organelas. Seu formato é variado e pode ser esférico, estrelado ou piramidal, por exemplo.

  • Dendritos: São extensões muito ramificadas responsáveis por receber os sinais químicos de outro neurônio.

  • Axônio: É uma extensão responsável por transmitir os sinais para outras células, como outro neurônio, glândulas ou músculos. Ele caracteriza-se por ser mais longo que os dendritos, podendo atingir até um metro de comprimento em algumas espécies. Em alguns neurônios, observa-se a bainha de mielina no axônio, a qual é produzida por dois tipos de células da glia: os oligodendrócitos, no sistema nervoso central, e por células de Schwann, no sistema nervoso periférico. As porções do axônio nas quais há falhas na bainha de mielina recebem a denominação de nódulos de Ranvier.