11 de dezembro de 2021

Somente 22% dos Municípios atendem à regra de municipalização do Trânsito no Brasil



Apesar de ser uma obrigação, a municipalização do Trânsito só foi feita, até o momento, por 22% dos 5.568 Municípios brasileiros. Mas, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os que atendem a lei possuem 83% da frota total do país, com 68,5 milhões de veículos.

Dos Municípios de pequeno porte, com 20 a 50 mil habitantes, 874 municipalizaram o setor e 4.053 não o fizeram. Entre os considerados de médio porte, com 50 a 500 mil habitantes, 500 atendem à regra e 99 (ou 16,5%) não. 

No quadro dos de grande porte, com mais de 500 mil habitantes, 39 (a totalidade) gerenciam o trânsito das vias sob a jurisdição conforme determina a legislação.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as vias municipais representam 78,8% da malha viária brasileira. 

Mais de 90% dessa malha não são pavimentadas. Portanto, os Municípios de pequeno porte que não gerenciam o Trânsito podem representar aproximadamente 55% da malha viária do País.

Legislação vigente
Estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito é obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 1997. O artigo 33 da Constituição Federal e o CTB dizem que os governos municipais devem tomar para si as responsabilidades legais, financeiras, administrativas e técnicas relacionadas ao Trânsito.

As obrigações financeiras consistem na arrecadação de multas e a aplicação delas. As administrativas consistem no procedimento para integração ao SNT, a criação dos órgãos de gestão do Trânsito e a criação de convênios. 

As obrigações técnicas estão ligadas à formação do quadro de técnicos e da implementação de instrumentos voltados à melhoria dos espaços de deslocamentos a partir da atuação de atores das mais diversas áreas do conhecimento.

Bahia tem 17 cidades em situação de emergência devido as fortes chuvas


O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.


De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Também na noite desta sexta (10), o governo da Bahia divulgou que serão publicados na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias.

De acordo com os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.

Além das três, estão em situação semelhente: Alcobaça, Belomonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Jovem morre após pular em piscina com pouca água



Neste sábado dia (11), a cidade de São José do Belmonte, no Sertão pernambucano, amanheceu recebendo a triste notícia da morte do jovem Gabriel. 

O jovem morreu, após pular em uma piscina com pouca água e ter batido a cabeça, quebrado o pescoço. Segundo informações do Portal Geo Belmonte, Gabriel estava com amigos em uma chácara, localizada nas proximidades do Bairro Cacimba Nova no momento do acidente. 

O corpo de Gabriel se encontra no necrotério da unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes, aguardando o carro do IML, levar o corpo para a perícia. Gabriel é filho de João de Padre da Mariola com Galega de Tonho do mercado.

CRÔNICA DO DIA


Eu sou assim, feito homem, feito criança.

Sou grande sou pequeno, sonhador, as vezes pensativo outras cansado.
Sou o que sempre quis ser, não tenho riquezas, não tenho nobreza, sou simples não arte de viver e sorrir. As vezes choro, as vezes canto outras eu me calo.

Eu também amo, mas sei que sou ferido ao amar, ainda assim amo porque sei que sem amor não há vida em um corpo.

Eu faço versos digo frases que as vezes nem eu entendo, mas ainda assim eu digo, eu posso, eu consigo, eu tento, as vezes falho como tudo e todos falham...

Não quero ser o mais correto nem o mais errado quero ser apenas eu o único que me entende..

Não te peço eternidade porque sei que a eternidade termina dias após dias e novamente vem novos planos, novos caminhos, nenhum desejo é o mesmo de ontem ,a não ser o desejo de viver eternamente ao lado de quem amamos e mesmo assim sabemos que este desejo é nosso, é único e as vezes pode findar assim como depois de cada dia que termina, começa a noite...

Não deixe o dia passar para dizer a alguém que você a(o) ama, pois a noite tanto você quanto ela(e) dormem e haverá um novo dia...

Amanhã muitas vezes pode ser tarde.um minuto pode ser tarde, pois ao iniciar uma frase termine-a não deixe nada incompleto em sua vida...

Porque nada na vida é incompleto, nada na vida precisa de um talvez para se concretizar...

TODO BABÃO TEM SINTOMAS DE TER INGERIDO COMIDA AZEDA A VIDA TODA

 

A cada dia mais a safra de babãos aumenta em Bom Conselho. É de vomitar o comportamento de certos e determinados. O que mais impressiona é que essas pessoas que tem esse comportamento de bajulação, são pessoas estudadas, formadas, que não precisam de estar na sombra de político ou de prefeitura nenhuma, mas pelo que vemos, ser babão em Bom Conselho virou meio de vida e flatulência comportamental
Basta acessar as redes sociais desses "mirins-bonconselhenses" para ver o quanto é nojento o comportamento imoral dessas pessoas. Ah, você quer saber se estou inconformado ou com inveja, né? 
Vou responder. Primeiro, quem tem caráter não se rebaixa a "macho nenhum", a político nenhum. Aprendi desde cedo que o ser humano deve buscar sempre sua independência. 
Sempre aconselho meus filhos a estudarem para serem alguém na vida e com independência. O estudo liberta. Quem estuda tem chances maiores para ser bem sucedido na vida sem pedir arrego a ninguém.

O babão é aquele cidadão que nem estuda, nem se qualifica, nem quer nada com a vida e vive atrás de facilidades e de ser sempre o menor a pensar. O babão é mesquinho, covarde, invejoso e mal sucedido na vida.

Mas, já dizia um professor meu: "A pessoa quando é infeliz a começar de dentro de casa, é um pretenso babão do cotidiano".
Quer ver uma "chuva de babãos" em Bom Conselho? 
Deixa chegar as eleições de 2022.

Pense bem!
Quando publiquei o post acima, o geógrafo José Fábio Bezerra, acrescentou:

"O babão é o pior elemento que pode existir dentro de uma sociedade, é aquele sujeito que não agrega nada para o bem comum e geralmente, está associado a político ruim! 

É como um parasita egoísta que "chalera" (do verbo chalerar) para tirar algum proveito pessoal, em tese.  Babão é como se fosse uma "mula" que carrega representantes que não são dignos do poder que tem. 

Se o senso crítico prevalecesse, não haveria nem babões e nem políticos ruins, pois a sociedade saberia escolher sem ser comprada ou enganada por retóricas e sofismas típicos".