5 de junho de 2021

Cuidar das plantas pode ser tão benéfico quanto praticar esportes



Um estudo da Royal Horticultural Society (RHS) da Inglaterra revelou existe uma associação significativa entre jardinagem frequente e melhorias no bem-estar, estresse percebido e atividade física.

“Esta é a primeira vez que a ‘dose-resposta’ à jardinagem foi testada e as evidências sugerem que quanto mais frequentemente você cultiva, maiores são os benefícios para a saúde”, afirma a Dra. Lauriane Chalmin-Pui, responsável pela pesquisa.

O estudo, conduzido pelo RHS em colaboração com a University of Sheffield e a University of Virginia, e publicado na revista Cities , descobriu que a jardinagem mais frequente também estava ligada a uma maior atividade física, apoiando a noção de que a jardinagem é boa tanto para o corpo quanto para a mente.

“Quando fazemos jardinagem, nossos cérebros ficam agradavelmente distraídos pela natureza ao nosso redor. Isso muda nosso foco de nós mesmos e de nosso estresse, restaurando assim nossas mentes e reduzindo os sentimentos negativos”, explica Lauriane.

Os participantes que jardinam todos os dias tiveram pontuações relativas ao bem-estar 6,6% mais altas e níveis de estresse 4,2% mais baixos do que as pessoas que não jardinam. Entre o grupo que cuidava das plantas de 2 a 3 vezes por semana, a pontuação de bem-estar foi 4,1% maior e os níveis de estresse 2,4% mais baixos em comparação com pessoas que não faziam jardinagem. No entanto, jardinar menos de 3 vezes por mês tem menos impacto positivo.

A pesquisadora afirma que apesar da jardinagem e de outros exercícios, como ir à academia, apresentarem diferentes graus de esforço, é possível gastar a mesma quantidade de energias realizando as duas atividades. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que as calorias queimadas em 30 minutos de jardinagem são comparáveis ​​a jogar badminton, vôlei ou praticar ioga.

Outro ponto positivo da jardinagem é que cuidar das plantas e mexer na terra estão associados a momentos de prazer e não obrigação, o que muitas vezes acontece com outras atividades físicas. 

Com 93% das UTIs para Covid-19 ocupados em Alagoas, Saúde faz alerta à população



O aumento da ocupação de leitos exclusivos para tratamento de pessoas com Covid-19 continua preocupante. Novamente, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, faz um alerta à população alagoana para evitar aglomerações e sobre a importância do uso de máscaras. As medidas protetivas são importantes para que as pessoas também contribuam no enfrentamento à pandemia.


"Conseguimos estruturar 390 leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI] e já estamos com 364 pacientes internados e uma ocupação de 93% [dados do boletim de 16h de quinta-feira, 03]. Não vamos desistir de lutar pela vida dos alagoanos, mas, precisamos de ajuda porque a responsabilidade para combater o vírus é de todos nós", publicou o secretário em sua rede social, em tom de alerta.

Alagoas conta, atualmente, com 1.428 leitos públicos exclusivos para Covid-19. São 390 leitos de UTI, que estão com ocupação de 93%; 57 leitos intermediários, com 25% de ocupação; e 981 leitos clínicos, que estão com ocupação em 59%. O Estado tem um total de 447 leitos com respiradores, somados os de UTI e os leitos intermediários, e 85% deles estão em uso.

O boletim de leitos é disponibilizado todos os dias pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a partir das 17h e publicado no site www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br.

Semana do Meio Ambiente é vivenciada na prática diária de crianças e adolescentes da LBV



Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e, para celebrar essa data, nada melhor do que refletirmos sobre a nossa ação em prol da Mãe Natureza e de tudo que ela nos oferece. Sempre preocupada com a valorização da Vida e com o futuro das gerações, a Legião da Boa Vontade (LBV), desde seus primórdios, em 1950, promove ações e campanhas socioeducativas e de conscientização pela preservação da Natureza.

Dezenas de atividades lúdicas são preparadas com muito carinho pelos educadores da Instituição, em vídeo e em apostilas impressas, devido as atividades presenciais estarem suspensas para o não contágio da Covid-19, com isso, é apresentado temáticas como os cuidados pessoais, higienização das mãos com água e sabão; uso de álcool em gel 70% e de máscara; distanciamento social; uso consciente da água e separar material que for reciclável, como o óleo usado na cozinha colocar em garrafas e entregar tudo nos pontos de coleta ou nas cooperativas de reciclagem.


Dentro das ações desenvolvidas à distância, o Meio Ambiente, tem sido uma temática bastante refletida pelos pequenos da LBV, que concedem aquela mãozinha para o planeta, transformando garrafas, latinhas e caixas de papelão — materiais que iriam para o lixo — em brinquedos e utensílios de decoração. A iniciativa visa sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente na prática diária.

Em vídeo, a educadora Andréa Santana, da Unidade da LBV no Recife, ensina a reutilizar as caixas de leite, que cada família recebe da Instituição, no fortalecimento alimentar dos pequeninos. A educadora dá passo a passo, na construção de um fantoche para que cada criança construa as suas histórias, apresentando os materiais necessários como uma caixa de leite higienizada e seca, um tubo de cola, folhas coloridas da preferência da criança e uma tesoura sem ponta. (Veja o vídeo).

Confira o trabalho da Legião da Boa Vontade nos seguintes canais:

Instagram: https://www.instagram.com/lbvbrasil/?hl=pt-br

Facebook: https://pt-br.facebook.com/LBVBrasil/

YouTube: https://www.youtube.com/lbvbrasil

Para que todo esse trabalho continue, a LBV, conta com a sua doação no enfrentamento a pandemia, por que a Solidariedade não pode parar.

Colabore com a LBV! Para doar qualquer valor, acesse o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária via Pix oficial da LBV — e-mail: pix@lbv.org.br.