VALE DO SALGADINHO E REGIÃO CIRCUNVIZINHA SOFREM COM A ESTIAGEM EM BOM CONSELHO

Somente quem anda pelo território de Bom Conselho vai conhecer de verdade sua geolocalização. Ai está o vale do Salgadinho visto da serra dos Siqueira no lado oeste do referido município. No período de inverno temos uma vista diferente, pois o verde toma de conta da paisagem...

Nesse período é comum vermos sucupiras e ipês floridos na região serrana de Bom Conselho, deixando ainda mais belo o cenário.

Da propriedade do senhor Antônio Siqueira temos uma vista panorâmica da serra Grande. Nesse espaço aberto havia um plantio de milho que foi retirado para ser moído e colocada no silo para alimentação do gado.

Galhos secos, o cinza tomando de conta e um calor acima dos 30 graus, são situações que encontramos quando andamos pela região serrana de Bom Conselho no período de estiagem.

Cheiro de mato seco, estalos de vegetação seca, humildade baixa e temperatura escaldante, são experiências vividas por quem se aventura pela caatinga. Como Bom Conselho tem os três climas, agreste, mata e sertão, é possível termos essa vivência in loco.

Há uma altitude de 595 metros, nesse local do município de Bom Conselho. No inverno, tem como atrativo a cachoeira do Poço Escuro.

Por esse ângulo você visualiza um grotão que no período chuvoso abastece todo o leito do rio Salgado que escorre destino a Alagoas.

Região oeste de Bom Conselho

Uma vista da serra Grande

No período de chuvas toda essa região tem vários grotões que abastecem o rio Salgado. Do outro lado da serra Grande está a nascente do rio Traipu.

No horizonte está o sítio Cancelas e no meio o Vale do Salgadinho

Em todo esse trecho de Bom Conselho temos rotas para fazer trilhas ecológicas, seja no período invernoso ou de verão.

A serra Grande é um dos cartões postais do município de Bom Conselho. Tem uma altitude de 880 metros e uma extensão de pelo menos 05 km, pois ela se emenda com a serra Queimada.

Esse é o tipo de flora que encontramos no lado oeste do município de Bom Conselho.

A região serrana de Bom Conselho é muito rica na produção de tomate-cereja, uma iguaria que custa caro nos grandes centro do Brasil e do Exterior. Bom Conselho tem muito dessa iguaria, mas é desprezada, sem valor de mercado.
Caminhar é uma terapia. A trilha ecológica além de nos proporcionar conhecimentos sobre meio ambiente é ideal para exercitarmos nossos conhecimentos.

Sejamos como o mandacaru, resistente a todas as intempéries do tempo, mesmo quando não te derem nem sombra e nem encosto. Viva. O tempo não espera a gente. Ponto.

Patrocinadores




Postar um comentário

0 Comentários