Bottom Article Ad

O FUXICO ME TIROU DA DEPRESSÃO, AFIRMA ARTESÃ ROSEANE SANTOS DE BELO MONTE

A vida de contador de histórias é cheia de surpresas e aprendizagem. A convite do vereador Sérgio de Zé Preto, da cidade de Belo Monte, baixo são Francisco alagoano, fomos parar mais uma vez no sítio Aymoré, comunidade que fica no lado leste do município.
No povoado Aymoré, está a artesã Roseane Santos, uma das 07 filhas do casal Zé Milton e Maria José. Essa jovem, numa entrevista que fizemos e que será publicado no nosso canal no Youtube, relata como superou a depressão que a afligiu tempos atrás.

A arte em fuxico foi o ápice de superação da jovem Roseane Santos. Ela conseguiu superar a depressão quando começou a confeccionar suas peças de artesanato em fuxico. O que está faltando é apoio do poder público local para ela e tantos outros artesão espalhados pelo município de Belo Monte.

Atravessar o rio Ipanema mais uma vez é muito bom. Saber sua história, sua origem ainda nos fascina. O carro de boi, símbolo do transporte de tração animal que tanto ajudou na história das caravanas sertanejas.

Quando passa o período de chuvas, o rio Ipanema fica assim... Por esse ângulo você perceber a largura e imaginar quando ele bota umas cheias pesadas, levando o que tiver pela frente. O rio Ipanema nasce no município de Pesqueira, agreste meridional de Pernambuco e sua foz, após 139 km percorridos, fica no povoado de Barra do Ipanema, município de Belo Monte.

O rio e o carro de boi. O que há em comum entre eles? Qual seria o motivo de deixa o carro de boi nesse local, no meandro do rio?

O rio Ipanema tem rico teor histórico e por isso estão acontecendo pesquisas sobre todo seu trajeto e surgimento.


O rio Ipanema que é temporário está literalmente seco. Mas duas vezes no ano ele é abastecido pelos seus afluentes e provoca grandes cheias. Após sua nascente, o rio Ipanema passar pelos municípios pernambucanos de Alagoinha, Venturosa, Pedra, Águas Belas, Tupanatinga e Itaíba. Em Alagoas, ele corta os municípios de Poço das Trincheiras, Maravilha, Santana do Ipanema, Olivença, Major Izidoro, Batalha e Belo Monte.

O Zé Milton, morador da comunidade de Aymoré, leste de Belo Monte, é um grande contador de histórias populares. No meu canal no Youtube ele está participando com novas histórias, inclusive, como venceu o corona vírus.

Será no meu canal no Youtube que você saberá a história de luta da artesã Roseana Santos. Ela superou a depressão através do artesanato.
Patrocinador

Postar um comentário

0 Comentários