Bottom Article Ad

RIO IPANEMA TEM VARIAÇÃO EM SUA SINUOSIDADE DA NASCENTE A FOZ

O rio Ipanema tem sua nascente localizada no município de Pesqueira-PE e percorre os municípios de Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga e Água Bela, no Estado de Pernambuco; e Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Olivença, Major Isidoro, Batalha e Belo Monte, no Estado de Alagoas. 

A bacia do rio Ipanema possui uma forma alongada, enquanto que o fator de forma bem próximo a zero indica que a bacia é pouco susceptível a enchentes, com condições normais de precipitação, ou seja, sem grandes precipitações por longos período de tempo.

É comum a gente se deparar com paisagens assim logo cedo da manhã no município de Belo Monte. A neblina tomando de conta das estradas e baixios. A temperatura nesse período da manhã fica na casa dos 15 graus

A declividade da bacia do Ipanema se comporta de maneira suave no percorrer do seu rio principal e mostrasse de maneira pouco acentuada em quase toda a totalidade da bacia em estudo. A sinuosidade do curso de água é de 1,01, o que mostra que quase não se tem sinuosidade no rio Ipanema, a sinuosidade esta vinculada a forma do rio, o Ipanema é um rio com poucos meandros.


A variação do relevo da bacia do rio Ipanema é relativamente alta. As altitudes, em algumas regiões isoladas, se comportam de maneira bem elevada, com média de 561 m, podendo atingir 11 valores superiores a 1118 m no parte mais ao norte da bacia do rio Ipanema.


Padrão de drenagem em que as confluências lembram galhos (dendron) de uma planta quando vista em mapa, comum em terrenos sem estruturas importantes que condicionem a erosão dos vales como, por exemplo, terrenos graníticos maciços, areníticos, derrames basálticos...


A palavra "Ipanema", que tem origem no idioma tupi-guarani, significa "lago fedorento", "rio imprestável" ou "água imprópria para nadar e para pescar"


Em breve estaremos numa travessia histórica. 
Aguardem!

Postar um comentário

0 Comentários