Bottom Article Ad

AFINAL, AONDE NASCE O RIO IPANEMA, AFLUENTE DO RIO SÃO FRANCISCO

Esse é o rio Ipanema no município de Belo Monte, baixo São Francisco, Alagoas.




A pergunta da manchete desse post tem explicação. O rio nasceu em Pesqueira ou Arcoverde? O que você responder vai estar certo pelos seguintes motivos:

1. Quando você pesquisa no Google, vai encontrar que o rio Ipanema tem sua nascente em Arcoverde, mas na maioria das respostas pela plataforma, Pesqueira aparece mais vezes. Sabe o porquê? 

2. Uma outra pergunta que podemos fazer em busca da explicação onde nasceu o rio é a seguinte: Quem é mais velho? Pesqueira ou Arcoverde?

3. A cidade de Pesqueira tornou-se cidade no dia 13 de maio de 1836 (185 anos), enquanto que Arcoverde, 11 de setembro de 192 (92 anos).

4. Em síntese está a explicação exata, por que o rio está ligado aos dois municípios como um cordão umbilical, ou seja, quando o rio foi descoberto esteve dentro do perímetro municipal de Pesqueira.

5. Hoje, quando você pesquisa, aparece no GPS que a localização das nascentes do rio Ipanema estão próximas ao perímetro urbano da cidade de Arcoverde.

Nos próximos dias estaremos compondo uma expedição para fazermos a "Travessia da Colonização - Rio Ipanema" (da nascente a foz), pois segundo relatos históricos, o rio Ipanema, no passado teve muito ouro e  foi explorado por holandeses e portugueses.

O rio serviu de porta de entrada para se chegar ao município de Pesqueira, partindo do povoado Barra do Ipanema, Belo Monte/AL, que fica em frente a Ilha do Ouro/SE, com destino ao estado de Pernambuco.

O percurso será de aproximados 220 km por dentro do rio a pé, uma caminhada (trekking) de 10 a 12 dias. Já estamos montando toda a logística. Em breve vamos detalhar toda a rota a seguir.

Postar um comentário

0 Comentários