Bottom Article Ad

O rio Ipanema é um afluente importante do rio São Francisco. Conheça-o

O rio Ipanema na região do povoado Poço do Marco, Belo Monte, AL

Estudando e pesquisando sobre o rio Ipanema, que nasce em Pesqueira, agreste meridional de Pernambuco e tem a foz no povoado Barra do Ipanema, no Baixo São Francisco de Alagoas, encontramos o seguinte: A bacia do rio Ipanema possui uma drenagem pobre e muito ramificada e valores de altitude com contínua elevação desde o rio São Francisco até sua porção mais ao norte.
 
Há poucos metros da foz, o rio Ipanema tem uma característica de cânion, onde oscila na largura e profundidade. A bacia do rio Ipanema, esta localizada no semiárido nordestino, uma região compostas de rios intermitentes. Além disso, esta é uma área onde ainda se tem poucos estudos, dessa maneira muito carente de análises e monitoramentos que viabilizem uma gestão ambiental mais eficiente.

O meandro do rio tem formato de serpentina, onde vai cortando grotas e grotões. No período de cheias há manifestações particulares contadas pelos ribeirinhos.

No decorrer do percurso do rio Ipanema há várias comunidades que são subsistentes ao rio. É por causa do rio que sítios e povoado ganharam nomes e notoriedade, como por exemplo, Barra do Ipanema, Poço do Marco e Dionel, no município de Belo Monte, na bacia leiteira de Alagoas.

A gruta do Urubu é uma cavidade preexistente no lado frontal da serra das Porteiras, local exato onde a serra foi cortada pelo rio Ipanema. Esse local serve de esconderijo para aves de rapina e animais rastejantes de todo o entorno.

Essa camada rochosa compreende uma das parte da serra das Porteiras, com uma elevação superior aos 400 metros de altitude. Toda a vegetação de caatinga complementa o cenário natural dessa parte leste do município de Belo Monte.


Nessa região que fica entre os povoados Poço do Marco e Tapera, o rio Ipanema torna-se num cânion
O rio Ipanema tem sua nascente localizada no município de Pesqueira-PE e percorre os municípios de Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga e Água Bela, no Estado de Pernambuco; e Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Olivença, Major Isidoro, Batalha e Belo Monte, no Estado de Alagoas.

Já na cidade de Belo Monte, que é banhada pelo rio São Francisco, é comum encontrarmos canoas que são utilizadas para a pesca e como transporte de passageiros, especialmente que deseja atravessa a fronteira de Alagoas com Sergipe.

A vida de pescador não anda nada fácil nessa região do rio São Francisco, pois especialmente no Baixo São Francisco é visível o quanto o rio está maltratado. O desmatamento tem provocado o assoreamento e aos poucos o rio vai sendo aterrado. Além da não mais existência de várias espécies de peixes, navegar por essas bandas do rio exige-se muita experiência e convivência diária por essa banda do rio.

Quem está na parte alta da cidade de Belo Monte, como eu estive, visualiza-se o aparecimento de ilhas a partir da baixa do nível do rio São Francisco. 

Por esse ângulo fotografei a comunidade do povoado de Restinga, onde mora-se em torno de 700 pessoas, que vivem da pesca e da agricultura. RESTINGAfaixa de areia ou de pedra que se prende ao litoral e avança pelo mar. terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características.

rio São Francisco atinge cerca de 521 municípios do Brasil e percorre estados como: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.
 
A falta de saneamento ambiental, como melhoria das condições sanitárias locais, conservação dos recursos naturais e eliminação de focos de poluição, deixa o rio São Francisco ainda mais frágil. O assoreamento e a falta de reflorestamento tem deixado o rio em situação difícil, são resultantes de ama ação destruidora da mão humana.

Por fim, conhecer o rio Ipanema por dentro e por fora é uma grande experiência. Esse rio já o conheço de perto pois fizemos trilhas em pelo menos em três trechos até sua foz na Barra do Ipanema, região sul de Belo Monte/Alagoas.

Postar um comentário

0 Comentários