Bottom Article Ad


A cachoeira do Amargoso e o poder da natureza quando chove no período de inverno em Bom Conselho

 A cachoeira do Amargoso é aquele lugar que você não quer sair... O trecho para chegar até ela é bastante acidentado, porém a adrenalina de chegar lá compensa todo e qualquer esforço. Essa livre queda d'água está num vale que serve de canal de abastecimento para o rio Salgado que está a oeste dessa cachoeira.


Por várias vezes visitamos o vale do Amargoso que tem um relevo acidentado e cheio de beleza natural. Se de um lado tem a serra do Fidélis, do outro tem a serra do Zé Preto (1.020 m de altitude), a frente você visualiza toda a cordilheira do serrote do Vento em Estrela de Alagoas.

Não tem coisa melhor do que você, apenas você, em plena sintonia com a natureza. Nesse período de pandemia, o lugar mais saudável é a caatinga, é a trilha ecológica. Para chegar a cachoeira do Amargoso é preciso preparo físico e muita força de vontade, pois você sai de 789 metros de altitude e chega a 340. O solo é escorregadio no período chuvoso, porém, ouvir a som da natureza não tem coisa melhor.

O vale do Salgadinho é ideal para a prática de trilhas ecológicas. Por essa região há vários riachos e todos alimentam abastecem a barragem do Amargoso, que após sangrar provoca numa linda correnteza pelo vale, resultando em várias quedas d'água em todo o trecho.

Para chegar a esse lugar é importante ir com um guia, pois há uns percalços a conhecer no trecho. Como está chuvoso, a trilha que outrora poderia se ver ao longe, como o mato cresceu, há necessidade de conhecimento em orientação geográfica para não se perder no meio da vegetação arbustiva. 

O vale do Amargoso começa no distrito de Lagoa de São José e se estende até o vale do Salgadinho onde está uma planície que estende pelo agreste de Alagoas.

Há quatro anos pratico caminhada sistematicamente e de maneira ininterrupta e conseguimos nos adaptarmos a esse estilo de vida. Estamos andando por vales, cachoeiras, serras, cavernas, rios, riachos e descobrindo um outro lado do município de Bom Conselho e vemos como o poder público está cada vez mais ausente desse setor turístico. 

Quando estamos no mato buscamos nos concentrar em coisas boas e positivas. A gente se rejuvenesce, pois recebemos da natureza muita energia positiva, Longe de pessoas negativas e sem futuro é uma grande terapia. Tudo isso nos faz bem.

Voltar ao vale do Amargoso sempre é um prazer. Uma região rica em fruticultura, mas abandonada pelo poder municipal quando não da assistência verdadeira ao homem do campo. Para quem conhece essa região como conhecemos sabemos das necessidades dos moradores desse sítio importante para o município de Bom Conselho.

A natureza tem seu capricho. O município de Bom Conselho tem esse lado privilegiado. Vamos continuar nessa saga mostrando uma outra realidade da terra de Papacaça. Siga nossas redes sociais. Se inscreva no nosso canal no Youtube, siga nosso Instagram e nosso Facebook.

Veja um vídeo rápido de como está a correnteza na cachoeira do Amargoso.

Postar um comentário

0 Comentários