Bottom Article Ad

O LAJEIRO DO RIACHO DA LUIZA E OS MISTÉRIOS QUE A GENTE DESCOBRIU

Os afloramentos rochosos são expressões superficiais das dinâmicas internas da Terra muito úteis para os estudos geomorfológicos.  O lajeiro do riacho da Luíza em Venturosa tem essa característica.
 
As causas para o surgimento dos afloramentos rochosos podem estar relacionadas com diversos fatores. O mais comum é o desgaste e a erosão dos solos e das estratificações ao longo do tempo.

O xique-xique se adapta a solo raso e nos lajeiros graças a ação dos pássaros. O lajeiro do riacho da Luíza é rodeado de vegetação de Caatinga.

Arte rupestre é o termo empregado para denominar o tipo de arte mais antigo da história, com início no período Paleolítico Superior. Encontrada em todos os continentes, a arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre (composições feitas com pigmentos) e a gravura rupestre (imagens gravadas em incisões na própria rocha).

Os matacões tem dos mais variados em cima do grande lajeiro do riacho da Luíza, ao sul do município de Venturosa, agreste meridional de Pernambuco.

O estudo desta arte permite que os pesquisadores conheçam mais e melhor os hábitos e a cultura dos povos da antiguidade, fornecendo informações preciosas acerca da Pré-História. No ano de 1902, os especialistas aceitaram a ideia de que a arte rupestre é obra dos homens da Pré-História.

A vida de pesquisador é assim. Um dia ali, outro, acolá e aos poucos vai remontando a história.

Postar um comentário

0 Comentários