Bottom Article Ad

ILHA DO BELMONTE/SE: A HISTÓRIA IMORTALIZADA DO MAIOR NAUFRÁGIO DENTRO DO VELHO CHICO

Nos últimos dias vivemos grandes emoções. Estivemos documentando um atrativo turístico pedagógico e histórico dentro do Velho Chico. A travessia de canoa foi a grande aventura, mas conhecer a fundo a história tem seu preço. No nosso canal no youtube produzimos documentários sobre o naufrágio da canoa Moxotó  em 1917, que vitimou 15 pessoas. A história está imortalizada como o maior acidente de barco dentro do Velho Chico.

Olha a minha preocupação com quem fala ou não gosta de mim. A ilha do Belmonte, no município de Poço Redondo, Sergipe, transmite muita paz, puro sossego para o corpo e alma. É nesse local que você faz uma terapia maravilhosa... Quem não anda, não aprende. 

Esse cruzeiro fica no cume do morro da ilha de Belmonte, no meio do rio São Francisco.

A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha.  A instalação do município ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a sede do Município, desmembrando-se do território de Porto da Folha.

povoado Curralinho surgiu em 1877, onde possua uma escola e ficava às margens do Rio São Francisco. Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Poço de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância.

Ilha do Belmonte, Poço Redondo, Sergipe
Outros habitantes foram atrás dos para a região, que passou a ser chamada de Poço Redondo, pois o local era sem circulado pelo riacho Jacaré, este que por sua vez continha diversas cacimbas em seus entornos em formato redondo, utilizadas para armazenamento de água devido as grandes secas, logo pode se ver a origem do nome da cidade. 

Num sol escaldante de 32 graus valeu chegar a esse atrativo turístico religioso na ilha de Belmonte. A aventura começa do outro lado do rio até chegar a esse marco religioso construído por volta do ano de 1917, quando ocorreu o naufrágio da canoa Moxotó, há 104 anos.

Eis a importância de uma árvore. Se há 50 metros a temperatura estava acima dos 30 graus, debaixo desse pereiro, na ilha de Belmonte, a temperatura estava mais de 10 graus abaixo. Ficar ai, sentindo o fresco vindo do rio, foi uma sensação maravilhosa.

Quando o nível das águas do Velho Chico está baixo, é possível encontrarmos vários bancos de areia no meio do rio. Na foto acima está o exato lugar do naufrágio da lancha Moxotó, que seguia viagem para Piranhas sob o comando do piloto Rolinha.


No município de Poço Redondo encontra-se a nascente do Rio Sergipe. Também é banhado pelas águas do Rio São Francisco, tendo como povoados ribeirinhos, Curralinho, Jacaré, Cajueiro e Bonsucesso, este último tendo como atrativo a Ilha Belmonte ao sul, no meio ao Rio São Francisco, lá se encontra uma capelinha de oração e também um pequeno cemitério antigo, além disso uma embarcação antiga do tipo Chata pode ser vista naufragada do topo da ilhota onde localiza-se a capela. 

Postar um comentário

0 Comentários