Bottom Article Ad

SESMARIA QUE PERTENCEU AOS ÍNDIOS FUNI-ÔS E XUCURUS E QUE DEPOIS DEU ORIGEM A TERRA DE PAPACAÇA COMPLETOU 343 ANOS

O território onde se situa o município de Bom Conselho está compreendido na área da antiga sesmaria concedida a Jeronymo de Burgos e Souza e Eça (por alvará de 05 de fevereiro de 1678), e foi primitivamente ocupado pelos índios fulni-ôs e xucurus. 



No dia 26 de julho de 1712 grande parte das terras dessa sesmaria foi adquirida por Manuel da Cruz Vilela (português descendente de judeus), que deu início a uma fazenda de criação. 

O local permaneceu pouco habitado até 1824 quando o então proprietário, Antônio Anselmo da Cruz Vilela, deu início ao povoamento regular, juntamente com Joaquim Antônio da Costa. 

A primitiva capela dessa povoação foi fundada pelo capitão Mathias da Costa Vilela, que a consagrou a Jesus, Maria e José, subsistindo como matriz até a inauguração de um novo templo.

Seguindo os passos de Carlos Vilela, primeiro explorador da Caverna dos Holandeses, fomos colocar placas educativas sinalizando a principal entrada da caverna. A caverna fica distante 06 km do centro da cidade e está localizada na região sul do município.
Por iniciativa de particulares, as três cavidades da caverna estão limpas e acessíveis. Diz relatos históricos que por volta do ano de 1909 houve a primeira exploração da caverna dos Holandeses por Carlos Vilela e dois amigos. As escavações durantes 05 anos, mas com 02 anos de trabalho, os amigos abandonaram Carlos Vilela que continuou a empreitada sozinho, vindo depois a falecer de tuberculose no ano de 1914.

Essa cavidade tem uns 08 metros de altura e uma largura que varia de 30 cm a 3 metros de largura. Outros buracos menores existem, porém estão bloqueados devido a erosão. Nessa parte a solo é muito tem muita umidade. Relatos históricos apontam que no passado foi um reino encantado e que teria ouro enterrado, mas até hoje ninguém nunca encontrou ouro nenhum.

Essa é a principal entrada da caverna dos Holandeses, onde você segue por um corredor de 6 m e sai do outro lado. A cavidade maior que atravessaria a serra está fechada também. É importante lembrar que as pessoas que forem conhecer atrativo turístico, não deixe lixo acumulado. Se você faz isso, já está dizendo quem é.

Postar um comentário

0 Comentários