Bottom Article Ad

IGREJA DO DISTRITO DE LAGOA DE SÃO JOSÉ COMPLETARÁ 98 ANOS DE CONSTRUÇÃO


Há 98 anos, alguns moradores da comunidade da antiga Lagoa da Dominga, resolveram construir uma igreja bem maior para beneficiar não somente os moradores da localidade, mas dos sítios circunvizinhos.


Com efeitos especiais, fizemos essa imagem noturna da igreja de São José, localizada no distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho. Mais do que a foto encontramos o marco da história da construção desse patrimônio religioso que antes não passava de uma pequenina igrejinha, segundo os moradores mais antigos.
Na porta da igreja de São José há um Referencial de Nível colocado pelo Conselho Nacional de Geografia, sob o registro 357 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE. Nesse referencial está marcada a altitude de 690 metros acima do nível do mar, no exato local onde fica a igreja e ao mesmo tempo, marca o ano 1923 quando foi construída a igreja da Lagoa de São José.

Nossa busca pela história não parou por ai. Entrevistamos moradores da Lagoa de São José e os mesmo nos relataram o seguinte:

Conta a história
Tomaram a iniciativa da construção da igreja os irmãos, Nego Anaro e Luiz Anaro, ambos pedreiros. Quando a obra começou, outros pedreiros também puxaram a responsabilidade para si e voluntariamente ajudaram na construção, no caso, os senhores Alcides Lola, Neusvaldo Matias e Zé Bilina. Os serventes de pedreiro foram, Leli Matias e Zé de Neném.

O engenheiro da igreja foi o senhor Tenorinho (que na época tinha uma loja de tecidos e uma bodega na cidade de Bom Conselho. Outro personagem importante na construção da igreja de São José, foi o senhor Antônio Francisco da Silva, mais conhecido por Antônio Matias, que morreu no ano de 2020 aos 91 anos de idade.

Outras informações constam que o referido templo religioso foi construído a base de Caliça (com com areia pra reboco) e os andaimes eram feitos de cipó e madeira tirada da mata que ficava nas redondezas.
A 109ª festa do padroeiro São José, vai acontecer no próximo mês de março com algumas restrições devido a pandemia que assola o município de Bom Conselho e o mundo.

Na próxima reportagem contaremos mais sobre os nomes que a Lagoa de São José recebeu e como foi a chegada do santo que da nome a comunidade.

Patrocínio

Praça João Pessoa, centro, Bom Conselho/PE

Centro de Bom Conselho/PE



Postar um comentário

0 Comentários