Bottom Article Ad

VAVÁ CARÉU - O MAIOR LÍDER DE CALDEIRÕES DOS GUEDES (SUA HISTÓRIA, SUA VIDA)

Nesse primeiro documentário do projeto "Eles fizeram Bom Conselho", idealizado por mim, estarei contando um pouco da vida política e familiar do maior líder do distrito de Caldeirões dos Guedes, Renivaldo Cavalcante Tenório Madruga - Vavá Caréu, como ficou conhecido na terra de Papacaça. Mensalmente, um personagem bonconselhense irá aparecer em documentários através de fotos e textos narrativos. Estamos apenas começando...

Quem foi Vavá Caréu

Vavá Caréu quando jovem e experiente com a vida...

Biografia

Renivaldo Cavalcante Tenório Madruga, nasceu no dia 18 de setembro de 1948, filho do casal Paulo Tenório Sobrinho e Erone Cavalcante de Lima, cursou licenciatura em ciências biológicas da Faculdade de Belo Jardim, foi agropecuarista, empresário, político (vereador por 04 mandatos) e grande líder do distrito de Caldeirões dos Guedes. Vavá Caréu, como ficou muito conhecido, casou com Lúcia Maria Brandão Tenório e teve três filhos, Lígia Viviane Brandão Tenório, Lucivalda Brandão Tenório e Renivaldo Brandão Tenório.

 


CARÉU, O ESTUDANTE

Vavá Caréu não concluiu o terceiro grau, mas cursou licenciatura em ciências biológicas da Faculdade de Belo Jardim. Em Caldeirões, estudou da primeira à quarta série no Grupo Escolar Getúlio Vargas tendo como a primeira professora a Sra. Maria do Carmo Silvestre, entre outros colegas estudou com Maria das Graças Silvestre Fidelis da Silva, sobrinha da professora.

Com 10 anos de idade, Renivaldo Caréu, foi para a sede de Bom Conselho para da sequência os estudos.

RECORDAÇÕES

Recordações familiares constam que Caréu foi aluno da Escola São Geraldo, que era particular e muito rígida tendo como diretor o saudoso Waldemar Gomes de Santana. Ainda na juventude, teve passagem por Recife e estudou na Escola Técnica do Comércio, com o amigo Arnaldo Gonçalves de Medeiros, conhecido por Ted Boy Marino.

 


A VOLTA A BOM CONSELHO

No ano de 1970, Caréu voltou para Bom Conselho, porque não logrou êxito no vestibular de Direito e então resolveu se dedicar a pecuária e chegou a casar com a senhora Lúcia Maria Brandão Tenório, filha da Sra. Stela Marques e Waldemar Marques Brandão.


CARÉU O EMPREENDEDOR

Demorado um tempo após o retorno do Recife, Caréu decidiu empreender na cidade, onde abriu a Sapataria Madruga, localizada na Praça Pedro II e depois investiu numa fábrica de Fubá que chegou a funcionar na Rua Agamenon Magalhães (antiga rua do Corredor). Esses investimentos de Caréu, aconteceram na década de 70, quando nessa mesma época começou e ter interesse pela política e passou a apoiar e acompanhar as campanhas eleitorais Manuel Tenório Luna.

 


AS HABILIDADES DE CARÉU

Renivaldo Madruga, sempre gostou de microfone e rádio desde muito novo e fazia questão de dividir as locuções das palestras e comícios de Manuel Luna, com o amigo Wilson Carteiro.


IMPERATIVO

Caréu, não tinha medo de investir e mostrava preparo em outros tipos de atividades, tendo como principal, a pecuária. Como político, Caréu, esteve como vereador do município de Bom Conselho por quatro mandatos, inclusive, quando morreu estava sendo vereador pela terra de Papacaça.

 


OS EMPREENDIMENTOS

Entre as décadas de 70 e 90, Vavá Caréu, foi proprietário da sapataria Madruga, da fábrica de Fuba e da fábrica de vinho Asa Branca.



POR QUE A FÁBRICA DE VINHO

Renivaldo Caréu, resolveu abrir a fábrica de Vinho, quando perdeu a vaga para vereança nas eleições em que Audálio e Zé Amorim ganharam para prefeito e vice prefeito em 1992, sendo ele, amigo do vice, deu expressiva votação a Audálio Ferreira.



O FECHAMENTO

Por falta de incentivos a fábrica de vinho (amargo) Asa Branca não foi adiante, mesmo sendo um empreendimento com recurso próprio.

Naquele período o polo industrial da cidade também não vingou e acabou vendendo o maquinário e ficou com o prédio localizado na Rua Santa Ana por um certo tempo, até decidir vender ao empresário do ramo de Construções Heleno Clécio, conhecido por Clécio da Constrular.



AS VITÓRIAS POLÍTICAS

Renivaldo Madruga, continuou lidando com a pecuária, quando chegou o período das eleições seguintes para prefeito e vereador resolveu disputar sendo eleito com expressiva votação. Vavá Caréu, chegou a ser presidente da câmara de vereadores do município.

 

Vavá Caréu soube muito bem aproveitar a vida, sempre rodeados de familiares e amigos. Confira outra imagens relíquias que nos foi repassada pela filha, Lígia, exclusivamente para esse documentário.








AGRADECIMENTOS

Para finalizar, queremos agradecer aos amigos Lígia e Renivaldo, que compreenderam  e deram toda credibilidade ao nosso projeto de resgatar a história de grandes personagens que no passado contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento da terra de Papacaça. Caréu, o conheci pouco, mas nas vezes que o encontrei, fortaleceu uma grande amizade, eis o motivo de escolhe-lo para ser o primeiro a estrear o projeto "Eles fizeram Bom Conselho".

Em breve publicaremos outro documentário com outro personagem da história política e social de Bom Conselho, cidade a qual sou grato há 12 anos.

Postar um comentário

0 Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO