Bottom Article Ad

QUIPÁ - O CACTO QUE DEIXOU LAMPIÃO CEGO DE UM DOS OLHOS NUMA FULGA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Quipá - Ecofazenda Mundo Novo/SE
Pesquisando sobre o Cangaço, descobrimos que a lesão provocada no olho de Virgulino Ferreira - Lampião, foi justamente por essa planta nativa da caatinga identificada pelo nome de QUIPÁ. 

Foi justamente em uma das suas fugas no sertão pernambucano, quando sentiu a presença da força policial da época, Lampião, ao reagir foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que o policial atingiu com uma escopeta.

quipá é um cacto endêmico do domínio fitogeográfico Caatinga, sendo encontrado distribuído por toda a região semiárida do Brasil. 

Suas flores variam do laranja intenso ao vermelho, e seus frutos apresentam-se na cor amarela ou laranja fosco, geralmente com quatro centímetros de diâmetro.

O quipá é conhecido pelo nome de "palminha selvagem". No Rio Grande do Norte, por exemplo, se faz um doce dessa planta e lá chama-se Gogóia.

SAIBA MAIS

A história começa em agosto de 1925 quando em uma de suas muitas invasões pelo sertão de Pernambuco, Lampião e seu grupo foram surpreendidos pela polícia da região.

O tiroteio desse dia marcou toda a vida de Lampião. Seu irmão mais novo chamado Livino foi atingido pelos policiais e morreu. Lampião ao reagir foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que o policial atingiu com uma escopeta.

Lampião foi levado a um médico numa cidade, próxima ao acidente, chamada Triunfo onde retiraram o espinho de seu olho. O médico não conseguiu livrá-lo da cegueira. Bem-humorado, Lampião dizia que precisava apenas de um olho para atirar já que mesmo tendo dois precisava fechar um, e não se importou com o ocorrido.

Postar um comentário

0 Comentários