SERRA GRANDE - UM ATRATIVO NATURAL DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 3 de junho de 2020

SERRA GRANDE - UM ATRATIVO NATURAL DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO

Localizada na região oeste do município de Bom Conselho, a serra Grande é uma formação rochosa granítica com mais de 01 km de comprimento. O cume marca uma variação de 850 a 1020 metros de altitude. Comumente, a serra fica encoberta por camadas úmidas das nuvens que transitam a região.

Com novos amigos trilheiros, estivemos fazendo um estudo de toda a região da serra Grande. Interessante, que nesse dia o dia foi muito chuvoso, deixando a trilha ainda mais cheia de aventura.

Aí estar um dos braços da nascente do rio Salgadinho que nasce na zona rural de Bom Conselho, há 04 km do pé da serra Grande e percorre por mais de 40 km até sua foz no rio Traipu. 

Eis a nascente do rio Salgadinho. Com essa descoberta, enfatizamos ainda mais que o referido rio, torna-se num secundário da bacia hidrográfica do rio São Francisco.


Acompanhado do geógrafo, José Fábio, pudemos ter um estudo aprimorado de toda a região oeste da terra de Papacaça. O estudo completa-se com dados importantes sobre o tipo de relevo, clima, vegetação e localização geográfica dos últimos quilômetros da chapada pernambucana.

Aos poucos o projeto Poeta Viagens e Aventuras vai recebendo adesões. O amigo trilheiro Bruno, esteve nos acompanhando nessa trilha da serra Grande. Observamos que são poucos os bonconselhenses que conhecem os atrativos turísticos de sua terra natal.

Se por ventura você tiver a curiosidade, por satélite vai visualizar a camada rochosa que você ver na imagem acima. A serra Grande por natureza já tem escrito no nome toda sua dimensão.

Foram 17 km de caminhada respirando ar puro, sentindo cheiro de mato verde, sentindo um friozinho de 19 graus e tendo a neblina passando na sua frente.

Não importante se andamos quase 20 km, mas estar num cenário como esse, ouvindo o som da queda d'água, em pleno contato com a natureza. Valeu todo o esforço para chegar ao pé da serra Grande.

O município de Bom Conselho já tem um acumulado de 600 mm de chuva, eis o motivo de olharmos para o horizonte e enxergarmos uma natureza cheia de vida, que há meses passados o cenário era bem diferente.

O açude da serra Grande estar acima do seu limite. Esse açude fica no pé da serra, ou seja, toda água que escorre da serra se acumula e se continuar chovendo vai "sangrar" por cima do paredão, pois o sangradouro já não da suporte o tamanho da vazão. Levei sorte para fazer essa imagem, pois uma camada úmida da nuvem desceu encobrindo a serra, me proporcionando essa linda imagem.


Nesse ponto meu GPS marcou 689 metros de altitude e ai pudemos fazer essa imagem panorâmica com a neblina sobrevoando a região. Açudes, tanques, correntezas, quedas d'água, enfim, um cenário indescritível. 

Essa ladeira fica na estrada que da acesso aos sítios Flores e serra Grande. Imagine descer e subir essa ladeira com um terreno escorregadio, onde é visível a existência de argila misturada com cascalho.

Os moradores do sítio Flores e sítio adjacentes, estão sofrendo com a precariedade da principal estrada de acesso. Houve muito tempo para que o poder público deixasse a estrada trafegável, mas nada, absolutamente nada, foi feito no período de estiagem. Também agora é que não tem condições, pois está chovendo constantemente.

Sem estrada não há escoamento da produção, pois essa região está inclusa na bacia leiteira e produtiva do município. 

A atual situação é um desserviço a população, especialmente uma falta de respeito com os moradores do sítio Flores e Serra Queimada.

É bom lembrar que o inverno somente começará no próximo dia 21/06.

NA PRÓXIMA REPORTAGEM CONTAREMOS MAIS...

Nenhum comentário: