ESTUDO COMPROVA QUE RIACHO DO SALGADINHO FAZ PARTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 30 de maio de 2020

ESTUDO COMPROVA QUE RIACHO DO SALGADINHO FAZ PARTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Há meses estamos fazendo um estudo geográfico da bacia hidrográfica aonde está situado o riacho do Salgadinho, importante afluente do rio Traipu que percorre aproximados 100 km para se encontrar o rio São Francisco já no estado de Alagoas. Na imagem acima está o vale do Salgadinho que compreende a parte final do planalto da Borborema ou planalto Pernambucano.

O estudo começa na serra Queimada, distante uns 05 km do centro da cidade de Bom Conselho, região noroeste do município, emenda com a serra grande sentido sul. Essa imagem fiz de cima da serra de Santa Terezinha que fica no sentido oposto.

A serra Grande é o ponto de partida para uma das nascentes do riacho do Salgadinho, que sai cortando todo um vale cheio de quedas d'Água e formações rochosas de vários formados e tamanhos. Inicialmente, as adjacências da serra Grande tem pouca vegetação arbustiva de caatinga, sendo trocado por roçados.


No leito do riacho do Salgadinho há vários abrigos rochosos como esse, que num estudo mais profundo pode ter a certeza que serviu de moradas do homem pré-histórico. Até então, não foram encontradas pinturas rupestres, porém o que intriga é como essa caverna foi formada.

Da região norte do município de Bom Conselho você tem uma vista privilegiada de uma cordilheira que segue sentindo a divisa com o estado de Alagoas. Acredita-se que há milhões de anos todo esse relevo passou por uma grande transformação geológica.

Observando atentamente, nas redondezas do município de Bom Conselho existem alguns picos como esse do serrote do Vento. Por trás desse serrote tem cachoeiras, riachos, nascentes, formações rochosas que ainda estão em transformação.

Serra do Fidélis - Região sul de Bom Conselho, onde tem minério de ferro

Enfim, estamos finalizando um estudo muito promissor, tendo em documentos o tipo de clima, vegetação, descobrimento de nascentes e todo o potencial turístico que a região proporciona.

Para enxergar isso, no mínimo tem que ser um bom leitor e estudioso, no mais passa despercebido...

PATROCÍNIO

Nenhum comentário: