TURISMO: VALE DO SALGADINHO UMAS DAS MARAVILHAS ECOLÓGICAS DE BOM CONSELHO/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 3 de abril de 2020

TURISMO: VALE DO SALGADINHO UMAS DAS MARAVILHAS ECOLÓGICAS DE BOM CONSELHO/PE

Nas minhas andanças pela região de Bom Conselho, vamos localizando e mapeando os atrativos turísticos. Esse é o início do Vale do Salgadinho.

As nuvens formam-se a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera. A condensação inicia-se quando mais moléculas de vapor de água são adicionadas ao ar já saturado ou quando a sua temperatura diminui. Quando isso acontece, podemos ver esse fenômeno da natureza ao alcance de nossos olhos.

Numa altitude acima dos 700 metros, pudemos visualizar a camada mais úmida da nuvem que ficou parada sobre as serras que fazem o Vale do Salgadinho.

Parar, olhar, respirar, ficar olhando a beleza natural que nenhum homem da terra consegue fazer, é uma grande terapia para a alma.

Os quase 800 metros de altitude da serra das Cancelas, zona rural de Bom Conselho é um dos pontos mais altos da região do Vale do Salgadinho.

Só as nuvens conhecidas como cúmulos têm a parte de baixo reta. Elas são formadas pela sobreposição de várias camadas de gotículas de água. Aliás, a palavra cúmulo significa mesmo a reunião de coisas sobrepostas

Esse paredão rochoso quando está no período de chuvas provoca uma linda queda d'água. São mais de 30 metros altura, ideal para a prática de esportes de aventura, como por exemplo, a prática de rappel.

A formação das nuvens identificadas como cúmulos, ocorre da seguinte maneira. Em dias de sol forte, alguns tipos de superfície da Terra absorvem radiação solar melhor que outras e, portanto, se aquecem mais rapidamente.

É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno. No entanto, os vales podem ser formados por outros processos geológicos.

Por esse vale, caminhando, se chega ao Serrote do Vento, na zona rural do município de Estrela de Alagoas.

Essa região acidentada que se mistura com vegetação rasteira de caatinga e rochas graníticas espalhadas em todo o vale.

Nos vales costumam circular rios ou glaciares, que são seus formadores. Assim como há muitos formatos de montanhas, há vários tipos de vale

Entre as serras de Maria Bié (lado esquerdo) e Grande (lado direito), tem muito roçado. Antigamente essa região era muito populosa, mas ultimamente é fácil localizar muitas moradias vazias.

Até parece que as nuvens vão se chocar com as serras. A temperatura nessa região de Bom Conselho é bema amena. É comum encontrar em qualquer mês do ano temperaturas que variam de 16 a 28 graus.

Do latim vallis, um vale é uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. ... Existe uma grande quantidade de vales de grande relevo à esfera mundial.

Vejam que ainda existe uma mata densa, protegida e que serve para a morada de vários tipos de animais, pássaros, anfíbios e répteis. Para quem deseja aventurar-se, não esqueça que ao sair da PE-218, próximo ao povoado de Igreja Nova, anda-se quase 02 Km pelo sítio Cancelas até chegar a última residência, fora 1,5 Km de descida até o leito do riacho do Salgadinho.
Vale apena chegar lá!

Nenhum comentário: