O SERTÃO DENTRO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO E AS ESTRADAS SEM CONSERVAÇÃO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O SERTÃO DENTRO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO E AS ESTRADAS SEM CONSERVAÇÃO


Essa é a região do sítio Flores, norte do município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. Para andar por esses lados, o motorista deve ter no mínimo, paciência, por que a falta de conservação das estradas é uma realidade, um total abandono pela atuação gestão de Bom Conselho.

A caminho da serra Grande você encontra esse tipo de vegetação. Alguns poucos açudes ainda tem água acumulada que serve para o gado beber.

É comum encontrar na região serrana de Bom Conselho encontrar esse tipo planta chamada de Palmeirinha, que faz parte do jardim das suculentas.

Aos poucos estamos formando o mapa do turismo de Bom Conselho. Na região de Rainha Isabel e Queimadas há vários atrativos turísticos.

A palmeirinha é uma planta que se adapta fácil a regiões serranas. Ela guarda muita água no seu caule. As folhas tem um protetor natural que aguenta altas temperaturas. Nas laterais das folhas há espinhos afiados que servem de defesa da própria planta.

No pé da serra Grande a vegetação supera altas estiagens devido a água que se acumula no solo, justamente por não ter erosão.

As plantas nativas da caatinga se dão muito bem onde tem serras. A qualidade do clima acima dos 600 metros de altitude proporciona as plantas uma melhor adaptação para superar as altas e baixas temperaturas.

Por Dentro Da Vegetação Arbustiva. Tanto as árvores quanto os arbustos são plantas que são muito semelhantes na aparência. Os arbustos diferem das árvores, pois não possuem um único tronco, claro, mas vários pequenos troncos, que surgem perto do nível do solo.

As serras que você ver no horizonte dessa imagem fica no sentido a Alagoas, já na reta final do Planalto da Borborema. No cume dessas serras segue a rodovia PE-218 que faz divisa com o estado alagoano.

Por esse ângulo, de cima da serra Grande, podemos vislumbrar a região do povoado de Igreja Nova, distante da sede de Bom Conselho uns 06 km.

A vegetação de mata de caatinga foi substituída por roçados e plantio de capim para a engorda do gado. Esse lado do município de Bom Conselho faz parte do sertão.

Os moradores do sítio Flores vivem numa altitude de 790 metros. Por todos os lados há roças. O cultivo da agricultura serve para o autossustento das várias famílias serranas.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE