CONHEÇA A CACHOEIRA DE ANTÔNIO VITÓRIO NA DIVISA DE BOM CONSELHO/PE COM PALMEIRA/AL - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

CONHEÇA A CACHOEIRA DE ANTÔNIO VITÓRIO NA DIVISA DE BOM CONSELHO/PE COM PALMEIRA/AL

Para quem não conhece esse lugar não sabe o que está perdendo... Essa é a cachoeira que fica no leito do rio Bálsamo, na divisa de Bom Conselho/PE com Palmeira dos Índios/AL.

A cachoeira de Antônio Vitório é uma das únicas permanentes do município de Bom Conselho/PE. A água fria, limpa, serve para você relaxar. Até o som da queda d'água é uma terapia para sua alma.

A água que escorre pelas rochas graníticas são oriundas da Barragem do Bálsamo. O rio Bálsamo tem várias nascentes permanentes que joga água no rio e posteriormente se acumula boa parte na barragem construída no início dos ano 2000. 


O rio Bálsamo faz a divisa dos estados de PE/AL, ou seja, por vários quilômetros as belezas naturais são partidas ao meio pertencendo cada pedaço aos referidos estados.

Para quem deseja sair da mesmice, ter um contato com a natureza, preservando-a e vivenciando o clima da região, basta pegar a estrada. Esse lugar fica há 25 km do centro de Bom Conselho e há 20 da cidade de Palmeira dos Índios/AL.

Com uma temperatura que varia dos 22 aos 35 graus, no período do verão, a cachoeira de Antônio Vitório ou a cachoeira das Queimadas, é lugar ideal para ir com a família ou grupo de amigos.

A água que desce pelas rochas graníticas e segue seu curso vai parar no rio Paraíba do Meio já no município de Quebrangulo no estado de Alagoas. Antes, tem um outro ponto turístico que é o Poço da Nega, há 200 metros do povoado de Caldeirão de Cima.

Sombra, água fresca e uma vegetação de transição, parte de caatinga, parte de mata atlântica, é onde está a cachoeira do Tamanduá, terceiro nome que identifica a cachoeira das Queimadas.

Os acessos para a cachoeira são por rodovias e estradas vicinais. Quem está em Bom Conselho por exemplo, percorre uma parte pela PE-218 e AL-115. O acesso pode ser pela estrada vicinal de Rainha Isabel ou pela fazenda Boa Sorte, há 50 metros da serra das Pias. O melhor acesso está por Alagoas, enquanto que por Bom Conselho as estradas estão em péssimas condições de tráfego.

O ano todo a cachoeira fica assim, mas há alternância no corpo d'água, ou seja, há momentos que escorre pouca água, quando fecham praticamente as comportas da barragem do Bálsamo.

A água nunca deixa de escorrer pelas rochas por que elas ficam no leito do rio Bálsamo, ou seja, não podem interromper a correnteza. 
No lugar há um simples bar/restaurante que serve um delicioso peixe acompanhado de pirão, além de caldinhos, outros tira-gostos e bebidas quentes e geladas, que tem o comando de Wanderley e família.

No nosso portal de turismo estaremos com uma série de reportagens sobre a comunidade centenária de Queimadas, na zona rural de Bom Conselho. Estaremos falando sobre sua fundação, personagens históricos e todo o potencia turístico que existe no lugar.

Estive visitando um dos principais moradores do povoado de Queimada, o ex-bancário aposentado, Eliezer Colatino, e nessa parada que fizemos pela comunidade, ouvimos muitas histórias sobre o lugar. O senhor Eliezer é uma enciclopédia de histórias e causos desse logradouro de Bom Conselho.


QUER SABER MAIS

ACESSE NOSSO PORTAL DE TURISMO


PATROCÍNIO






Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE