7 de maio de 2018

RADIALISTA E BLOGUEIRO CLÁUDIO ANDRÉ É CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍILIA

Por uma indicação da Ong Artigo 19 de São Paulo e a convite do CNDH - Conselho Nacional dos Direitos Humanos, já estou em Brasilia para participar da Audiência Pública sobre Violência Contra Comunicadores do Brasil.
Num ambiente muito receptivo e aconchegante, estou concentrado para participar na tarde dessa terça-feira, 08/05, da mesa temática da Audiência Pública do CNDH sobre Violações Contra Comunicadores de todo o País.
O Conselho Nacional de Direitos Humanos, enviou no último dia 19 de abril, ofício-convite para esse comunicador para que pudéssemos compor a mesa com o Panorama das Violações contra Comunicadores.
Viajar é preciso. Fazer intercâmbio enriquece o conhecimento. Dessa vez, rumo a região do Centro-Oeste do País, foi minha próxima parada. As discussões juntamente com outros profissionais da comunicação brasileira, alavancará mecanismos de proteção e ao mesmo tempo, defender o jornalismo independente.
Depois de longa viagem, uma pausa num lugar decente, faz bem a alma. A audiência pública terá participação de vários movimentos que defendem a liberdade de expressão.
Conhecer a capital federativa do Brasil - Brasilia, também está sendo uma experiência diferenciada. Quero aqui agradecer ao Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, também, ao STR de Bom Conselho, pelo apoio na logística desse intercâmbio.
Aproveitando a noite em Brasilia, fui conhecer o Shopping Pátio Brasil, um dos mais bonitos do eixo sul da capital federal.

QUADRILHA BALÃO DOURADO DA CIDADE DE TEREZINHA PREPARA UM GRANDE ESPETÁCULO

"Quadrilha Balão Dourado de terezinha, Pernambuco, divulga tema 2018"
"Viajando o Nordeste o Amor 
Encontrará o Melhor Lugar".

Faltando apenas um mês para a grande estreia do espetáculo 2018 da Quadrilha Junina Balão Dourado.
Após tanta expectativa sobre o tema que seria trabalhado pela Balão Dourado, esse ano o presidente e tesoureiro da quadrilha, Danilo Silva, resolveu divulgar antecipadamente.
A Balão Dourado vai apresentar uma história de amor proibido, um casamento não aceitável pela família da noiva, onde então o casal resolve fugir e sai viajando pelo Nordeste em busca do melhor lugar para oficializar a união. 
Qual será o estado escolhido para oficializar esse amor?
Esse é o mistério. 
Aguardem mais detalhes do espetáculo na grande estreia dia 08 de junho próximo.
A Balão Dourado é a primeira quadrilha estilizada do município de Terezinha.
Já é o seu quarto ano  que faz apresentações em várias cidades do estado de Pernambuco, levando e representado o nome da cidade de Terezinha.
Todos que compõem a Quadrilha Junina Balão Dourado, tem total apoio do prefeito Matheus Martins.

CACHOEIRA DO COEMA - UM LUGAR PARA VOLTAR MAIS VEZES

CNDH PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA COMUNICADORES NO BRASIL

Nessa terça-feira, dia 8 de maio, às 14h, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realiza a audiência pública “Estratégias de enfrentamento à violência contra comunicadores/as no Brasil”

A atividade foi idealizada pela Comissão Permanente de Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão do colegiado em alusão ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrado mundialmente em 3 de maio. A audiência é aberta ao público e acontece em Brasília, na sede do Conselho.
Dentre os participantes, estão representantes de organizações da sociedade civil ligadas ao tema, além de instituições públicas, como Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério da Justiça (MJ). Participam também representante da Relatoria para a Liberdade de Expressão da CIDH/OEA e comunicadores que já foram vítimas de violência.

A proposta da audiência é fortalecer ações de proteção a jornalistas e comunicadores e de prevenção às diversas formas de violência. O tema foi extensivamente trabalhado pelo Grupo de Trabalho “Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil”, criado em outubro de 2012 pelo então Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e integrado por representantes de diversos órgãos do Estado e por organizações da sociedade civil. 

Os trabalhos do GT resultaram em relatório com recomendações ao poder público. Segundo avalia a comissão, de 2014 pra cá, data da edição do documento, poucas coisas avançaram o que resultou num cenário de pouco avanço nas medidas de prevenção e morosidades nas investigações dos crimes contra este grupo.

Solicitação de informações sobre assassinatos de jornalistas
No dia 22 de fevereiro, o CNDH encaminhou ofícios a diversas instituições públicas solicitando informações sobre as ações adotadas quanto à morte dos jornalistas Ueliton Bayer Brizon (Rondônia) e Jefferson Pureza Lopes (Goiás), assassinados brutalmente em janeiro deste ano. 

O documento também questiona as instituições sobre medidas para o enfrentamento da violência contra comunicadores de uma maneira geral.

O CNDH relata no documento que os assassinatos dos dois jornalistas foram amplamente denunciados nacional e internacionalmente por instituições ligadas à temática, e que todas elas afirmaram que os crimes, além de atentar contra a integridade física dos jornalistas, representam uma grave violação do direito à liberdade de expressão.

A coordenadora da Comissão Permanente Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão do CNDH, Iara Moura, destaca que os dois assassinatos não são casos isolados e que o Brasil é um pais extremamente perigoso para a atuação de comunicadores e jornalistas. 
“Essa situação é muito preocupante porque sabemos que cada atentado desse é, além de um atentado à vida, um crime contra a liberdade de imprensa e contra a democracia”, declara a conselheira.
FONTE: ARTIGO19